Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Acelerando pela U.S. Route 101 - Califórnia



Marisa Fonseca Diniz



A lendária US Route 66 nos deixou saudades e agora partimos em direção à US Route 101, uma autoestrada americana que percorre os estados da California, Oregon e Washington. A US Route 101 conhecida também como El Camino Real foi projetada no ano de 1926 e possui 2.464 km, sendo muito usada no passado como uma ligação entre as regiões norte e sul da costa do Pacífico, porém nos dias atuais é a Highways Interstate 5 a mais utilizada.


A  Route 101 é considerada uma das mais longas e antigas rotas em atividade nos Estados Unidos e a mais longa do estado da Califórnia. A autoestrada possui várias faixas e tráfego intenso principalmente entre o trecho de Los Angeles e San Francisco, a viagem de carro entre estas duas cidades dura em média 6 horas. A US Route 101 passa ao redor das seguintes localidades:

Califórnia

Hollywood - Los Angeles, Universal City, Hollywood, Studio City, Sherman Oaks, Encino, Tarzana, Woodland Hills, Calabasas, Agoura Hills, Thousand Oaks, Newbury Park, Camarillo City, Oxanard, Ventura, Santa Barbara County, Carpinteria, Summerland, Santa Barbara, Goleta, Buellton, Los Alamos, Santa Maria, Nipomo, Arroyo Grande, Pismo Beach, San Luis Obispo, Atascadero, Templeton, Paso Robles, San Miguel, San Lucas, King City, Greenfield, Soledad, Gonzales, Chualar, Salinas, Gilroy, San Martin, Morgan Hill, San Jose, Santa Clara, Sunnyvale, Mountain View, Palo Alto, Menio Park, Redwood City, San Carlos, Belmont, San Mateo, Burlingame, Millbrae, San Bruno, San Francisco, San Rafael, Santa Rosa, Windsor, Willits , Eureka, Arcata, Crescent City.

Oregon

Brookings, Harbor, Pistol River, Gold Beach, Weddwebum, Port Orford, Cape Blanco, Sixes, Dinamarca, Langlois, Bandon, Coos Bay, Hauser, Lakeside, Winchester Bay, Reedsport, Gardiner, Westlake, Dunes City, Glenada, Florença, Yachats, Waldport, Seal Rock, Depoe Bay, Otter Rock, Gleneden Beach/Salishan, Kernville, Lincoln City, Neskowin, Pacif City, Sandlake, Cape Lookout, Netarts, Oceanside, Cape Cloverdale, Hebo, Beaver, Hemlock, Tillamook, Bay City, Garibaldi, Rockaway Beach, Nedonna Beach, Nehalem, Manzanita, Cannon Beach, Seaside, Gearhart, Warrenton, Youngs Bay, Astoria.

Washington

Ilwaco, Seaview, Long Beach, Johnston's Landing, Raymond, Cosmopolis, Aberdeen, Forks, Beaver, Port Angeles, Carlsborg, Sequim, Sequim Bay, Discovery Bay, Quilcene, Dabob Bay, Hood Hood, Shelton, Tumwater.

Nos próximos artigos iremos falar sobre algumas destas cidades e seus principais pontos turísticos, que vale a pena fazer um roteiro específico de visitação, uma vez que, a US Route 101 é uma via expressa e fica difícil desviar da rota. Serão três artigos específicos, a começar pela Califórnia, seguindo pelo Oregon e terminando no estado de Washington.

O ponto sul da Route 101 inicia-se na cidade de Los Angeles, Califórnia, sendo a segunda cidade americana mais populosa (a primeira é Nova York), com mais de 3 milhões de habitantes. A Cidade dos Anjos é a sede do Condado de Los Angeles considerada a mais populosa e a mais multicultural do país. A cidade de Los Angeles foi fundada em 4 de setembro de 1781 em nome da Coroa da Espanha, sendo considerada atualmente o centro mundial dos negócios, comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, ciência, tecnologia e educação. 


Los Angeles é muito conhecida como a Capital Mundial do Entretenimento devido aos estúdios cinematográficos localizados no distrito de Hollywood, onde é possível encontrar famosos circulando na cidade em lugares badalados. Visitantes do mundo inteiro ficam encantados com a diversidade cultural encontrada na cidade, bem como os pontos turísticos.


Ir a Hollywood e não visitar os principais estúdios de cinema é o mesmo que ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. A magia do cinema com suas cidades cinematográficas, museus, calçada da fama, o Hollywood Boulevard, o famoso letreiro, o observatório Griffith estão ali todos a um passo daqueles que vão ao encontro do mundo do entretenimento.

Los Angeles muitas vezes é classificada como a Capital Criativa do Mundo, já que a cidade possui muitos artistas, cineastas, escritores, dançarinos, atores e músicos, e é a partir dela que vamos entrar na US Route 101 rumo ao norte do país. 



Próximo ao Complexo dos Viajantes, East Los Angeles Interchange,  encontramos esta linda árvore debruçada no muro cortada em formato de coração para nos inspirar a ter uma viagem emocionante rumo ao norte.


A US Route 101 faz parte da California Freeway e da Expressway System que é parte integrante do Sistema Nacional de Estradas, uma rede de rodovias consideradas essenciais à economia, defesa e mobilidade do país.

Após a saída de Los Angeles iremos passar pela cidade de Camarillo que possui locais interessantes a serem visitados, sendo uma das principais da US Route 101. A cidade tem uma história bem interessante, Adolfo e Juan Camarillo eram de origem hispânica e para preservar a herança da cidade após a chegada dos colonos anglo-saxões nomearam a cidade com o nome de Camarillo.

A cidade cresceu lentamente antes da Segunda Guerra Mundial, no entanto no período da guerra foram erguidos o Campo Aéreo do Exército de Oxnard (atualmente é o Aeroporto de Camarillo), a Estação Naval de Point Mugu e a base da Seabee em Port Hueneme que atraiu vários trabalhadores e suas respectivas famílias, adotando a comunidade como sua nova moradia, contribuindo dessa maneira para o crescimento da região. 



Em 1936, foi inaugurado o Hospital Estatal de Camarillo no sul da cidade, onde atualmente é o campus da California State University.


A cidade é o lar da Camarillo Premium Outlets, onde os viciados por compras podem se satisfazer comprando produtos de diversas marcas famosas por preços mais acessíveis.


Os apaixonados por aviação irão gostar de visitar o Commemorative Air Force Southern California Wing Museum, que possui alguns dos aviões de combate da Força Aérea, no qual participaram da Segunda Guerra Mundial, além de outros acessórios e uma biblioteca sobre aviação.


The Western Foundation of Vertebrate Zoology é uma organização sem fins lucrativos especializada em aves. A fundação possui um museu com diversas espécies de pássaros, ninhos e ovos e tem como objetivo principal orientar o público visitante a preservar as aves.


O jardim botânico da cidade é outro espaço que vale a pena visitar, pois o Pleasant Valley Historical Society Museum and Botanical Gardens é dedicado a proteger várias espécies vegetais. No museu acoplado ao jardim botânico há diversos artefatos e fragmentos históricos, tais como documentos, fotografias, a coleção de Telefones Bill Doctorman, os maravilhosos Roland Gisler Fire Trucks feitos à mão, entre outros objetos antigos.


A cidade de Camarillo também é um local com diversas vinícolas, cervejarias artesanais e estabelecimentos para comprar vegetais e frutas, portanto não deixe de visitá-la e aproveitar para comprar algumas gostosuras.

Nossa próxima parada é Oxnard no Condado de Ventura, sendo a cidade mais populosa do condado. Oxnard é uma cidade que fica a 100 quilômetros noroeste de Los Angeles com diversas atrações, praias desertas e um clima excepcional. Os principais locais turísticos são os seguintes:

Olivas Adobe Historical Park

O Adobe Olivas é uma estrutura feita em Adobe construída em 1841 por Raymundo Olivas as margens norte do rio Santa Clara, a cerca de 1,5 km do estuário, onde desemboca no canal Santa Bárbara.

Oxnard Historic Farm Park
É um complexo de museus de história local com construções datadas de 1870 e 1890 mantido pela Oxnard Historic Farm Park Foundation, um grupo sem fins lucrativos dedicado à preservação das duas estruturas remanescentes mais antigas da Planície Oxnard.

Mandalay State Beach


Coberta por dunas de areia, arbustos, pântanos e uma diversidade de flora e fauna, esta praia é excelente para quem quer sossego e apreciar a natureza.

Mullin Automotive Museum


Fundado por Peter W. Mullin, o museu exibe carros clássicos e esportivos do início do século XX.

Oxnard State Beach and Park


Uma larga faixa de areia coberta por dunas, palmeiras e flores, um ótimo local para quem quer fazer um piquenique.

The Carnegie Art Museum


Os apaixonados por cultura com certeza irão gostar deste museu que apresenta diversas obras de arte da região da Califórnia, pinturas, fotografias e esculturas.


Seguindo pela US Highway 101 passaremos pela cidade de Santa Bárbara uma cidade litorânea que fica entre as Montanhas de Santa Ynez e o Oceano Pacífico. Conhecida como a Riviera Americana possui clima mediterrâneo e uma população de aproximadamente 92.000 pessoas (2014).


A economia da cidade é composta por um grande setor de serviços, educação, tecnologia, saúde, finanças, agricultura, manufatura e pelo governo local. Só o setor de educação possui na cidade quatro instituições de ensino superior, que são a Universidade da Califórnia Santa Bárbara, Faculdade da Cidade de Santa Bárbara, Faculdade Westmont e Universidade de Antioquia.


Em 1925, Santa Barbara foi acometida por um grande terremoto que destruiu grande parte da cidade e posteriormente foi reconstruída em estilo colonial espanhol Revival fazendo com que seja considerada nos dias atuais um dos locais mais glamourosos para serem visitados na Califórnia.


O marco histórico da cidade é a igreja e o museu Mission Santa Barbara, The Queen of the Missions, localizado a 3 km do interior do porto da cidade e foi construída em dezembro de 1786.


Entre tantos outros locais a serem visitados na cidade de Santa Barbara está The Santa Barbara County Courthouse (Tribunal) localizado no centro da cidade ocupa um quarteirão completo, construído em arquitetura neo-colonial com corredores revestidos de azulejos espanhóis, teto pintado à mão, telhas ornamentadas e candelabros de ferro forjado. O prédio é cercado por um lindo jardim que possui palmeiras e plantas de mais de 25 países diferentes, onde são realizados casamentos e eventos diversos.


De maio a novembro é possível assistir a migração das baleias-jubarte, baleias azuis, baleias-cinzentas que ocorre ao longo da costa de Santa Barbara. Várias espécies de baleias e golfinhos nadam nas águas do Canal de Santa Bárbara tornando-se um dos melhores lugares do país para observar os animais marinhos do Oceano Pacífico.

Santa Bárbara é uma cidade que vale a pena visitar, pois há diversos locais históricos para conhecer, além de museus, parques e praias. Nosso próximo destino seguindo pela US Route 101 é a cidade de San Francisco, roteiro preferido dos turistas internacionais.


San Francisco foi fundada em 29 de junho de 1776, quando colonos da Espanha estabeleceram o Presídio de San Francisco na Golden Gate, e na Mission San Francisco de Assis há alguns quilômetros de distância. É considerada uma cidade multicultural, onde é possível encontrar pelas ruas pessoas de diversas nacionalidades, tais como asiáticos, hispânicos, afro-americanos entre outros. Com um pouco mais de 880.000 habitantes, San Francisco ocupa uma área de 121,4 km2 sendo considerada a cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos. A cidade recebeu o status da maior cidade da Costa Oeste por ter tido um aumento populacional em cerca de 25% da população total da Califórnia entre os anos de 1870 e 1900, no entanto três quartos da cidade foram destruídas em 1906 decorrente do terremoto e incêndio que se seguiu, sendo reconstruída logo em seguida.


A cidade possui mais de 50 colinas dentro do limite, nos quais alguns bairros foram nomeados em referências às colinas das quais estão situados, a exemplo de Nob Hill, Potrero Hill e Russian Hill. A colina mais alta da cidade de San Francisco é o Monte Davidson com 283 m de altura tendo no alto uma cruz de 31 metros construída no ano de 1934. A sudoeste do centro da cidade há uma série de colinas menos povoadas, há também um par de colinas que formam um dos pontos mais altos da cidade conhecidas por Twin Peaks.

O clima da cidade é mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos. Regularmente pode-se sentir pequenos terremotos devido as falhas nas proximidades de San Andreas e Hayward responsáveis por muitas atividades sísmicas na região. A falha de San Andreas causou os terremotos de 1906 e 1989.


San Francisco possui diversos pontos turísticos, o centro histórico fica a nordeste da cidade entre a Market St e a orla marítima, o distrito financeiro por sua vez fica entre a Union Square e o bairro Tenderloin. Os famosos e tradicionais cable car da cidade levam os turistas para rotas diferentes a saber: distrito financeiro, Nob Hill, Chinatown, North Beach, Russian Hill ou Fisherman’s Wharf.


O custo de vida em San Francisco é alto, a renda pessoal per capita é de US$ 119.868, só no ano de 2015 a cidade tinha um PIB de US$ 154,2 bilhões e um PIB per capita de US$ 178.479. Viver em San Francisco é muito mais caro do que morar em qualquer outra cidade dos Estados Unidos, porém é o lar de diversas empresas de tecnologia, marketing digital, instituições bancárias e universidades.


Há pontos turísticos da cidade de San Francisco, que valem a pena serem visitados, o primeiro deles é a Golden Gate Bridge uma ponte suspensa que liga a Baía de San Francisco e o Oceano Pacífico, sua construção é em estilo art déco e foi concluída em 27 de maio de 1937 com 1280 metros de altura.


Apesar da Golden Gate Bridge ser considerada uma das pontes mais bonitas do mundo também leva um título nada agradável, sendo a segunda preferida daqueles que a buscam para ceifar a própria vida. Próximo à ponte Golden Gate está o Golden Gate Park com 4,12 km2 que é 20% maior que o Central Park em New York.


Na Baía de San Francisco encontra-se Alcatraz Island que entre os anos de 1850 e 1930 abrigou uma base militar, porém em 1933 foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos que converteu em uma prisão federal que funcionou de 1934 a 1963 abrigando criminosos perigosos norte-americanos.



As pessoas que veem a cidade sempre passam pelo Ferry Building Marketplace, que é um mercado acoplado a um terminal de balsas que atravessam a Baía de San Francisco. O prédio possui uma torre de 75 metros de altura, onde há na parte superior um relógio. O prédio foi projetado pelo americano A. Page Brown em 1892 em estilo Beaux Arts e concluído em 1898.


Chinatown é outro local turístico a ser visitado na cidade de San Francisco, é o maior e mais antigo bairro dedicado aos chineses do país. Desde a sua criação em 1848, Chinatown tem sido um dos lugares mais importantes e influentes na história da cultura dos imigrantes asiáticos. Chinatown é um dos lugares preferidos dos turistas do mundo inteiro que vão até San Francisco. Localizado no centro da cidade abrange 24 quarteirões, onde pode se encontrar de tudo desde comidas típicas até roupas e adereços decorativos. 

A cidade San Francisco possui diversos parques, cafés e bairros interessantes a serem visitados como é o caso de Mission District, acesse os links em destaque e conheça um pouco mais sobre esta cidade glamourosa.


Seguindo pela US Route 101 vamos em direção ao estado do Oregon, San Francisco vai ficando para trás e a próxima cidade a ser conhecida é San Rafael sede do Condado de Marin.  Localizada na região norte da Baía de San Francisco, San Rafael tem uma grande adversidade de habitats naturais desde florestas nas altitudes mais elevadas até pântanos nos locais mais baixos.


Pântanos que abrigam espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do Salt Marsh Harvest Mouse, além de áreas ribeirinhas como San Rafael Creek e Miller Creek.


Um dos muitos lugares interessantes a serem visitados na cidade está The Museum of International Propaganda, que levou mais de 30 anos para compilar e representar a arte política de mais 25 países, incluindo países como Coréia do Norte, Cuba, Vietnã, Irã, Alemanha nazista e a União Soviética. Os objetos exibidos foram projetados e financiados por vários governos. As exposições retratam sete temas, técnicas e estilos de propaganda.



Um pouco mais a frente encontra-se a cidade de Novato no Condado de Marin com um pouco mais de 51.000 habitantes está localizada a 16 km a noroeste da cidade de San Rafael.  Considerada uma das melhores cidades para se viver nos Estados Unidos possui uma área de 72,4 km2 , sendo 1,3 km2 de faixa litorânea.


A cidade é o local de várias aldeias indígenas Coast Miwok, sendo Chokecherry localizada perto do centro de Novato, Puyuku, perto de Ignacio e Olompali, no atual Olompali State Historic Park.



Mais de 7.000 pessoas visitam o Museum of the American Indian que fica dentro do Parque Miwok, o museu organiza festas anuais no parque e tem apresentação de danças indígenas, artesanato feito pelos índios da região, comidas típicas e muito mais, por ser um museu histórico a visita é compensadora para saber um pouco mais sobre a cultura indígena da região.


Marin Museum of Contemporary Art, MarinMOCA, é um museu que possui diversas galerias, mais de cinquenta estúdios de artistas, salas de aula de artes e uma loja de souveniers de artistas locais. Há diversas exposições de arte contemporânea que incluem gravuras, pinturas, fotografia, obras de multimídia, cerâmica e escultura.



Santa Rosa é outra cidade que está no caminho da Route 101 localizada em uma região vinícola distante 88,5 km da cidade de San Francisco possui alguns lugares interessantes a serem visitados. Por onde se anda nos Estados Unidos sempre é possível encontrar um local que reúne lojas das mais variadas marcas, no qual se pode comprar acessórios e presentes com preços muito mais baratos que nas grandes capitais, e em Santa Rosa isso não é diferente.


Vale a pena conhecer o Railroad Square Histórico Distrito, a arquitetura dos edifícios são em estilo do final do século XIX e início do século XX. A maior atração do local são as lojas de varejo que atraem os turistas aos antiquários e brechós, além das compras aproveite para visitar o depósito de manutenção onde os trens eram consertados e hoje é a área de boas vindas do local.


O Charles M. Schulz Museum and Research Center é outro local que faz qualquer ser humano voltar ao passado e relembrar da sua infância assistindo os desenhos da turma do Snoopy. Inaugurado em 17 de agosto de 2002, este museu é dedicado aos trabalhos de Charles M. Schulz.


Seguindo em direção à divisa do Oregon chegamos à cidade de Eureka no condado de Humboldt fundada em 13 de maio de 1850 e incorporada em abril de 1856. Eureka é a maior cidade costeira entre San Francisco e Portland no Oregon, a área experimenta regularmente grandes terremotos, pois está situada no extremo sul da zona de subducção de Cascadia e perto da falha de San Andreas.


A cidade fica na baia de Humboldt, onde se encontra o Port of Humboldt Bay (ou Porto de Eureka), um porto de águas profundas com instalações de portos industriais em Fairhaven, Samoa e Fields Landing projetados para atender navios de carga, e onde há também diversas marinas localizadas na Grande Eureka com capacidade de servir centenas de barcos pequenos, médios e embarcações de recreio. A partir da década de 1850 foi usada extensivamente para exportar toras e produtos florestais como parte do histórico comércio de madeira da costa oeste, no entanto atualmente estas remessas são pouco frequentes.


Próximo à orla da cidade há um movimentado distrito comercial com casas em estilo vitoriano, muitos dos imóveis foram restaurados, dentre eles se encontra a magnífica Carson Mansion. A construção é considerada a maior casa vitoriana da América, além de ser a mais fotografada e a que mais tem artigos falando do seu estilo arquitetônico. A casa pertenceu no passado a um dos maiores barões de madeira Wiliam Carson, porém desde 1950 é um clube privado.


O Redwood National and State Parks é um complexo com vários parques estaduais e nacionais localizados ao longo da costa norte da Califórnia. Estabelecido em 1968, o parque nacional de Redwood é uma floresta de sequoias com uma rica flora e fauna distribuídos em uma área de 8.100 km2 . A sequoia-vermelha, árvore mais alta do mundo é uma das três espécies de sequoias que se encontra no parque, tendo um 115,55 m de altura.


Crescent City está localizada na costa do Pacífico na parte noroeste da Califórnia, a cerca de 32 quilômetros ao sul da fronteira com o Oregon no Condado de Del Norte.  Devido à geografia offshore da cidade há grandes ocorrências de tsunami.


Há alguns lugares interessantes a serem visitados na cidade, e entre eles está o Ocean World localizado na bacia do pequeno porto de Crescent City. Este aquário foi construído sobre uma barcaça e possui abundância de vida marinha, incluindo tubarões, focas, leões-marinhos e arraias.



As pessoas que preferem trilhas interpretativas com certeza vão gostar do parque Trees of Mistery que se encontra ao longo da Route 101 com suas árvores gigantes com um pouco de sorte os visitantes poderão encontrar o famoso e lendário Pé Grande (Bigfoot).

Saindo da cidade e seguindo pela US Route 101 chega-se ao estado do Oregon, e para continuar esta viagem nos encontraremos no próximo artigo.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Acelerando pela U.S. Route 101 - 1ª Parte – Califórnia de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/07/acelerando-pela-us-route-101-1-parte.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba