Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Quem tem medo de fantasma? 39 Lugares Fantasmagóricos para Visitar

 Marisa Fonseca Diniz


Este artigo é para quem não dispensa um bom passeio histórico, cultural, e que adora o inusitado. Há alguns lugares que dispensam qualquer tipo de comentário, principalmente por sua arquitetura invejável e histórica que vem acompanhada de histórias fantasmagóricas. Vamos conhecer alguns destes lugares e aproveitar para incluí-los nos próximos passeios de férias.

A Escócia é um dos países que formam a Grã-Bretanha com  aproximadamente 78.772 km², faz fronteira terrestre com a Inglaterra encontra-se a oeste do Oceano Atlântico e a leste com o Mar do Norte. A capital do país é Edimburgo, porém a cidade mais populosa é Glascow.

O tenebroso passado da Escócia proporciona aos visitantes passeios inesquecíveis principalmente à noite, há diversas histórias que ocorreram em Edimburgo, onde muitos indivíduos foram vítimas de assassinatos, enfermidades, execuções e  torturas. Fenômenos paranormais acontecem pelos becos, castelos e edifícios históricos deixando o ar da cidade mais sinistro.

Começamos o passeio pela Royal Mile que é a sucessão de ruas que formam a via principal de acesso ao centro histórico de Edimburgo. A Castle Esplanade é uma das ruas que compõem a Royal Mile, onde está situado o famoso Castelo de Edimburgo mais conhecido pela série de mortes cruéis ocorridas em seus calabouços, além de ser uma das moradias preferidas dos fantasmas que vagam pela cidade. As demais ruas que compõem a Royal Mile são Castehill, Lawnmarket, High Street, Canongate and Abbey Strand.

Histórias emocionantes de assassinatos que ocorreram na Royal Mile em 1828 são de arrepiar qualquer mortal. Os irlandeses William Burke e William Hare cometeram uma série de assassinatos na região ficando conhecidos como os assassinos do Porto Ocidental.

Mary King’s Close é a cidade velha de Edimburgo, onde lendas urbanas se multiplicam quando o assunto é fantasmas, uma vez que muitos moradores no passado foram vitimados pela Peste Negra e os corpos daqueles que morreram foram usados na construção das paredes da antiga cidade.

Na cidade de Edimburgo existe um tour fantasmagórico que inclui diversos lugares com histórias arrepiantes, tais como: o cemitério de Greyfriars e Canongate, a prisão dos Covenanters, onde ladrões de corpos foram enterrados vivos, queimados por bruxas, além de assassinatos, métodos de tortura e execução, canibalismo, entre tantas outras emoções espirituais. 
O Castelo de Edimburgo está localizado na capital da Escócia, antiga fortaleza militar que fica no topo de um rochedo. Na época de sua construção sofreu diversos ataques surpresas e execuções, sendo apontado como uma construção rica em sinais fantasmagóricos, onde diversas pessoas relataram experiências paranormais no local. O castelo oferece diversos passeios históricos, incluindo as masmorras.

A Escócia é realmente um dos países com mais aparições assombrosas, The White Hart Inn, Grassmarket é o pub mais antigo do centro da cidade de Edimburgo datado de 1516, várias são as histórias fantasmagóricas no local, explosões inexplicáveis e portas quebrando são apenas alguns dos acontecimentos misteriosos. Em 2005, o pub The White Hart Inn foi considerado o mais assombrado da região.
Na cidade de Ayrshire, Escócia, o Castelo Culzean proporciona um passeio inesquecível, pois é uma construção neoclássica no topo das falésias. Contam que é um dos castelos mais assombrosos da Escócia, onde se pode encontrar até sete diferentes fantasmas vagando pelos corredores, tais como o de um músico que toca flauta, o antigo arquiteto, além do espectro de uma garotinha que é avistada em um dos quartos do castelo. 

O Castelo Earlshall, Fif localizado na Escócia foi construído por Sir William Bruce (parente de Robert Bruce, rei da Escócia) em 1546 e restaurado por Sir Robert Lorimer em 1892 e possui 340.000 m.

O castelo possui um prédio principal com três andares, um sótão, dez quartos, oitos salas de recepção, uma floresta, três casas, uma torre maior e uma pequena torre com uma escada que liga no prédio principal. Há também do outro lado uma torre arredondada com degraus que leva ao topo, onde há uma câmara de observação. Os frontões (conjunto arquitetônico de forma triangular que decora normalmente o topo da fachada principal de um edifício) do dormer (estrutura coberta que forma a janela do telhado) são decorados por emblemas heráldicos esculpidos com as iniciais WB e SAC.

O porão é abobadado e a entrada é feita pela torre que possui  escada, no primeiro andar do prédio principal está o salão com paredes entrelaçadas por madeira e uma grande lareira esculpida com quase 3 metros de largura. O teto do segundo andar é decorado em têmpera (técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante) datada de 1620, a decoração inclui também pinturas de avestruz e tatu.

A relíquia centenária possui muitos moradores ilustres, que habitam no local, tais como os fantasmas de Sir William Bruce, Andrew Bruce e seus descendentes. É possível escutar passos pesados na escadaria e ver o espectro de Andrew Bruce no seu antigo quarto de dormir, além de ver o fantasma de uma criada e de um vigia que patrulha as escadas em formato de espiral durante o período da noite.

A cidade de Londres é um local onde há diversas preciosidades fantasmagóricas, tal como a Torre de Londres, monumento histórico situado no centro da cidade às margens norte do rio Tamisa. Abrigou uma antiga prisão política, onde várias pessoas foram executadas, o que tem feito com que os fantasmas famosos de Anne Boleyn e Lady Jane Grey apareçam com frequência por lá.

A fortaleza estratégica construída em Oslo, Noruega, o Castelo Akershus foi usada como prisão pelos nazistas. Diversas execuções foram feitas no local, sendo atualmente um viveiro de espíritos que vagam sem destino pela construção. As aparições mais conhecidas que assombram o castelo é o de uma mulher e de um cão demoníaco.

Considerado o local mais assombrado da Austrália, Monte Christo Homestead localizado na New South Wales foi construído em 1885. A família Crawley morou no local até 1948 presenciando diversas mortes no local, que marcaram a vida da família, tais como de uma criança que foi jogada pela escada, um garoto que supostamente morreu queimado na fazenda, uma empregada que acreditava ter caído da sacada, e o filho de um desconhecido zelador que foi encontrado ao lado do cadáver de sua mãe na casa do caseiro, mantido por quarenta anos preso, onde mais tarde teria sido enviado a um asilo e acabou morrendo pouco tempo depois.

Após da saída da família Crawley do imóvel, um grupo de zeladores assumiu o controle do local, porém um deles foi encontrado morto na casa do antigo zelador. Vários espíritos são encontrados na propriedade, dizem os curiosos do local que são os espíritos das pessoas que morreram na casa, e que eles estão sempre acompanhados pelo espectro da Sra. Crawley, que atormentada pela dor da perda do marido raramente saía da casa. Na casa também é possível escutar barulhos estranhos, sentir presenças e toques, vozes e sussurros, luzes acendendo e apagando, gatos mortos e mutilados na cozinha, além de sentir uma força oculta impedindo que as pessoas subam as escadas da casa ao mesmo tempo em que escutam birras de crianças no local.

Hospitais psiquiátricos sempre foram alvos de histórias assustadoras, principalmente quando há experiências mal sucedidas que ocasionam diversas mortes. O Hospital Psiquiátrico Aradale, Victoria, Australia está em funcionamento há mais de 130 anos, e os piores casos mentais do Império Britânico aconteceram naquele lugar. Experiências e tratamentos psiquiátricos desumanos ocorreram no hospital, onde milhares de indivíduos morreram, e várias aparições de fantasmas são relatadas no lugar. Quem visita o local diz ter a sensação de ser tocado, sentir calafrios e muitas dores ao andar pelos corredores e alas do hospital.

O Castelo de Bran Road mais conhecido como Castelo do Drácula está localizado próximo de Bran Pinto, cidade vizinha de Brasov. É um monumento histórico da Romênia e situa-se na fronteira entre a Transilvânia e Valáquia, encravado na floresta no sopé do Cárpato, o Castelo de Bran é conhecido por ser morada de criaturas noturnas populares da mitologia romena, tais como fantasmas e lobisomens.

Espiritualistas acreditam que o que compõe a personalidade de um ser vivo é o ego e o intelecto e estes não podem morrer, implicando a sua existência em outro plano, a partir deste princípio há aparição dos fantasmas. Pessoas cristãs acreditam que há espíritos maus e bons conforme relatos da Bíblia, porém o que não podemos negar é que há espíritos entre nós.

Várias são as histórias que circulam mundo afora sobre fantasmas, a mais famosa no Brasil é a lenda da loira do banheiro,  povo criativo, na Europa e nos Estados Unidos é conhecida como Bloody Mary. A lenda da Loira do Banheiro é muito conhecida entre os estudantes, pois sempre contam que ela aparece nos banheiros das escolas para aqueles que têm por costume cabularem aula. Na Europa e Estados Unidos a Bloody Mary consiste em um fantasma ou espírito conjurado por revelar o futuro. É dito que aparece no espelho quando seu nome é chamado três vezes.

Nos Estados Unidos o fantasma da mulher do vestido escarlate é conhecida por assombrar o antigo dormitório Pratt Hall no Huntingdon College em Montogomery, Alabama. A história que se conta é que na verdade havia dois fantasmas que assombravam o local. Segundo o historiador Daniel Barefoot um dos fantasmas apareceu pela primeira vez no final do século XIX, enquanto a faculdade ainda era na cidade de Tuskegee, Alabama.

O fantasma era de uma mulher que trajava um vestido escarlate e carregava um guarda-sol da mesma e caminhava pelos corredores dos dormitórios, porém um dia a aparição sumiu ao passar por uma entrada externa. O segundo fantasma seria de uma ex-aluna chamada Martha que vagava pela universidade. As lendas de fantasmas podem assustar qualquer pessoa, mas não há nada pior do que os lugares assombrados por estas criaturas. 

Hotel Banff Springs em Alberta, Canadá é um hotel histórico e o lar preferido de diversos tipos de espíritos, alguns dóceis e outros extremamente malvados. No local, vários hospedes relataram terem vistos espíritos carregando bagagens, uma noiva dançando no salão de baile e os fantasmas de uma família toda assassinada no local.

Túnel Screaming, Warner Road é um pequeno túnel de calcário localizado no canto noroeste do Niagara Falls em Ontário no Canadá. Uma lenda local conta que o túnel é assombrado pelo fantasma de uma jovem que após escapar de um edifício agrícola ardendo em chamas acabou morrendo dentro do túnel.

O Castelo Campbell construído em arquitetura escocesa nos 1886 e 1888 foi propriedade do Coronel Burton Harvey Campbell e de sua esposa Ellen. O imóvel possui aproximadamente 1.400 m² incluindo a casa adjacente Carriage, que possui 16 quartos, 15 banheiros completos, dois lavabos e aproximadamente 8.100 mde jardins com vista para o Little Arkansas River. O imóvel está repleto de antiguidades europeias históricas importadas pelo Coronel Burton Harvey, além de lareiras, vitrais esculpidos a mão, vitrais alemães, uma escadaria de 300 anos no estilo Grand Staircase e a janela da sala de jantar feita em arco importado de Londres. O sexto nível da torre principal é uma cobertura aberta, onde pode-se ver uma bela vista do Little Arkansas River, além do horizonte de Wichita. Apesar de toda beleza da arquitetura, o imóvel possui diversas assombrações.

metrô fantasma existe e fica nos Estados Unidos. No inicio do século passado, quando da expansão da cidade de Cincinnati era necessário um transporte eficiente, e a saída encontrada foi à construção de um metrô. A estimativa de gastos era de aproximadamente US$ 12 milhões, porém os cofres públicos só tinham disponível US$ 6 milhões, o suficiente para iniciar a obra, no entanto, por falta de dinheiro, a obra ficou abandonada servindo de moradia permanente aos morcegos e espíritos perdidos. Um ótimo exemplo de falta de planejamento e desperdício de dinheiro público.


Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia, EUA. Inicialmente foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em prisão de segurança máxima. Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas dos prisioneiros, pois em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou morreram afogados nas águas da Baía de São Francisco. A prisão fechou em 21 de março de 1963. Deixando um rastro fantasmagórico pelo local.

Os faróis marítimos são sempre vistos como locais isolados de tudo e todos, como é o caso do St. Augustine Lighthouse localizado na Flórida, Estados Unidos. O farol foi construído em 1874, e ainda está na ativa, sendo considerado o lar preferido de diversos fantasmas. Conta-se que já foram vistos duas  garotinhas no farol, uma mulher chorando pedindo ajuda e um ex-guarda do farol que morreu há muitos anos atrás, e que vaga pelo porão.

A Ponte Golden Gate na cidade de São Francisco nos Estados Unidos é o principal cartão postal da cidade, e também o local mais assombrado devido os constantes suicídios que acontecem por lá. Dizem que no período noturno se podem ver diversos vultos vagando pela ponte.

O famoso Ossuário de Sedlec na República Tcheca fica em uma antiga capela católica ao lado do Cemitério de Todos os Santos no subúrbio de Kutná Hora a 80 km da cidade de Praga. O local é conhecido por ser um lugar macabro, uma vez que é decorado com mais de 70.000 esqueletos humanos, o que faz com que o lugar seja conhecido como sendo mal assombrado.


Auschwitz-Birkenau é o nome da rede de campos de concentração localizados do sul da Polônia operados pelo Terceiro Reich, nas áreas anexadas pela Alemanha Nazista, sendo considerado o maior símbolo do Holocausto. A região onde se concentrava os campos de concentração é cheia de fantasmas devido a quantidade de mortos nas câmaras de gás, mais de 1,3 milhões de pessoas foram mortas no local, incluído as que morreram de fome e por doenças, por 90% eram judeus, 150 mil poloneses, 23 mil ciganos romenos, 15 mil prisioneiros de guerra soviéticos, cerca de 400 testemunhas de Jeová e dezenas de pessoas de diversas outras nacionalidades.

Usina Nuclear de Chernobyl o acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 na Ucrânia. Considerado o pior acidente nuclear da história produziu uma nuvem de radioatividade que atingiu a antiga União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e o Reino Unido com a liberação de 400 vezes mais contaminação do que a bomba lançada sobre Hiroshima. A cidade de Prypiat onde é localizada a Usina de Chernobyl é hoje uma cidade fantasma. Na época do acidente 56 pessoas morreram, 47 trabalhadores se acidentaram e 9 crianças ficaram com câncer de tireóide, estima-se que mais de 4.000 pessoas morrerão de doenças relacionadas ao acidente, o que faz com que seja um lugar inóspito e assombrado.

Castelo Mossham em Salzburg na Áustria é datado do século XII e foi local de diversas execuções de mulheres envolvidas com feitiçaria na Idade Média. Pessoas que visitam o local relatam ouvir vozes, gritos, ver espectros espirituais de pessoas sem cabeça.


Os turistas de todo mundo adoram visitar castelos, principalmente quando vão à Europa, no entanto, muitos desconhecem que o segredo macabro que circunda pelo Castelo Chateau de Chateaubriant na França. O castelo é do século XI e possui um passado turbulento, que é o resultado de guerras e assassinatos. No início do século XVI, a esposa do proprietário do castelo morreu no local, dia 16 de outubro, e desde então quem visita o local diz que sempre vê um vulto passeando pelos corredores do castelo. O mais incrível é que sempre no dia 16 de outubro, aniversário de sua morte, uma mancha de sangue aparece  em seu antigo quarto de dormir. A história que circula pela cidade é que a esposa foi assassinada pelo marido que descobriu o suposto caso amoroso com o rei da França.

Palácio da Realeza Chinesa foi local de diversos assassinatos durante anos, muitos deles crimes passionais. Quem se arrisca a visitar o complexo imperial relata que já viu diversas aparições de fantasmas de concubinas e da própria realeza por lá.

Resort de Zan Zhi desenhado para ser um resort turístico de luxo no norte  de Taiwan, acabou se tornando um lugar assombrado depois da morte de diversos trabalhadores nas casas cápsulas sem ter um motivo aparente fazendo com que o resort ficasse abandonado.

A cidade de Bélmez, Espanha, abriga uma história paranormal, onde em 1971 começaram a aparecer diversos rostos em uma casa particular da cidade. Os rostos apareciam no piso de concreto da casa durante semanas, a dona da casa tentava apagar com água sanitária as imagens, sem sucesso. Dizem os curiosos que mesmo depois da morte da dona da casa, infinitas imagens de rostos e imagens têm aparecido na Casa dos Rostos em diversos cômodos da casa.

A Argentina que também possui suas histórias de fantasmas, a mais conhecida é a da mulher que aparece vestida de branco passeando pelos corredores da Casa Rosada sede oficial da presidência do país. A Casa Rosada ganhou fama internacional por ter sido palco de importantes manifestações políticas e artísticas. O nome do local se deu pelo motivo de sua construção ter sido iniciada em 1882 e finalizada em 1898, em uma época em que as tintas mais baratas eram feitas a base de sangue de vaca.


No Brasil, o Castelo Tabor foi construído na década de 1970, inspirado nos castelos europeus da Idade Média, a construção tem 460 m e foi erguida pelo padre Antônio Ramalho. O castelo tem seis dormitórios relativamente pequenos, cozinha, escritório, sala de jantar e de visita, que só ela tem uma área de 40 m2, sendo o espaço maior do castelo, curiosamente o castelo possui também quintal, masmorra, cadeia e capela. Há uma estreita escada que leva ao piso superior, e é isolado por uma grade maciça. O último piso é onde ficam as muralhas, onde se podem ver os principais acessos da cidade de Jaboticabal no Estado de São Paulo. 

A porta principal do castelo é de madeira e a maçaneta de aço, há poucas luzes no imóvel, o que dificulta ver os quadros com imagens de santos, papas, os móveis talhados, o sino e as correntes. Lendas da cidade contam que é possível ver coisas voando sobre o castelo, o que faz com que o local tenha fama de mal assombrado.

Localizado na região central da cidade de São Paulo, Brasil, o Palácio das Indústrias é uma edificação histórica de 1924, que durante a ditadura militar serviu como cadeia de prisioneiros políticos. Lendas urbanas dizem que é possível ouvir barulhos estranhos e ver vultos no local.


 Inaugurado no final do século XIX é um dos teatros mais famosos do Brasil, o Teatro Amazonas rodeado por histórias que envolvem assombrações. Relata-se o sumiço de objetos e vozes assustadoras vindo dos camarins, além de aparições de fantasmas. A aparição mais famosa é de um pianista que teria morrido durante seus ensaios, o músico supostamente aparece no palco, ao som da Quinta Sinfonia de Beethoven tocada de forma macabra. As diversas histórias de terror que circundam o belo lugar já fizeram com que, inclusive, inúmeras pessoas desistissem de trabalhar no Teatro.


Localizado na cidade de São Paulo, Brasil foi considerado no passado o primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Martinelli possui em seu histórico diversos crimes que lhe atribuíram a fama de mal assombrado. Os principais são o assassinato de um menino que teria sido jogado no fosso do elevador e o estupro e consequente assassinato de uma garota conhecida como Márcia Tereza. Há relatos de barulhos de portas de armários batendo e a aparição de um vulto feminino que passeia pelos corredores do edifício.

Construída no século XVIII, a Cruz do Patrão fica na cidade de Recife, Brasil, e é dada como o lugar mais mal assombrado da capital pernambucana. Neste local realizavam-se execuções de escravos africanos, além de assassinatos, incluindo penas capitais de fuzilamento. 

Desde então, a Cruz serve de baliza para navios quando alinhada com a capela de Santo Amaro das Salinas. Apesar de sua utilidade, o lugar ainda espanta muitas pessoas que afirmam terem presenciado aparições noturnas de fantasmas, incluindo ataques e perseguições a turistas desavisados. Como as histórias de horror ocorreriam apenas à noite, há um roteiro turístico diurno chamado Recife Mal Assombrado por meio do qual é possível visitar diversos monumentos.

Antes de abrigar a atual Biblioteca Mário Lobo, o prédio localizado no estado do Paraná era a sede da Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá. Moradores da região relatam que todos os dias de madrugada, o fantasma de uma mulher vestida de branco senta nas escadarias do local e volta-se para uma pilastra. O fantasma da Santa Casa seria uma pessoa que morreu ali quando o hospital ainda era ativo. 

Ainda que possua caráter de lenda urbana, há pessoas que afirmam ter registrado a aparição. De qualquer forma, a biblioteca está aberta desde 2013 e, além de histórias contidas em livros, guarda uma bela história de terror ao vivo para quem tem coragem de visitá-la após a meia-noite.

O local na foto acima antigamente abrigava a chamada Casa de Detenção de São Paulo (Brasil), conhecida como Carandiru. O presídio foi inaugurado na década de 20 e chegou a abrigar mais de 8 mil detentos, sendo, na época, o maior presídio da América Latina. Foi palco de diversas rebeliões e histórias macabras até seu maior escândalo, o Massacre do Carandiru, que matou mais de 100 presos em 1992.  

Foi, então, desativado e, em 2002, grande parte da estrutura foi implodida, dando lugar ao atual Parque da Juventude, uma grande área de lazer, no entanto, o parque não é muito frequentado e seu aspecto abandonado contribui para o clima horripilante e assustador dos  fantasmas que habitam por lá, o que causa arrepios. Há também relatos de inúmeros assaltos na região, o que espanta ainda mais possíveis frequentadores.

O edifício Joelma foi inaugurado em 1971, e está situado no centro da cidade de São Paulo no Brasil. O prédio foi construído utilizando estrutura de concreto armado, com vedações externas de tijolos ocos cobertos de reboco e revestido por ladrilhos na parte externa. As janelas eram de vidro plano em esquadrias de alumínio, e o telhado era formado por telhas de amianto sobre estrutura de madeira. Em 1º de fevereiro de 1974 um incêndio no local deixou 191 mortos e 300 feridos. A tragédia acabou ajudando a espalhar entre a população rumores de que o terreno onde o prédio foi construído seria amaldiçoado, pois especulavam que lá teria sido antes um pelourinho, e que fantasmas rondavam o local.

edifício Andraus  localizado no centro da cidade de São Paulo no Brasil com 115 metros e 32 andares foi palco em 24 de fevereiro de 1972 de um incêndio de grandes proporções, deixando 16 mortos e 330 feridos. Apesar do prédio hoje ser considerado um dos locais mais seguros da cidade, conta-se que há diversos barulhos no local desde passos até vozes e gritos fantasmagóricos das pessoas que morreram por no incêndio.

#mdnetworkingpublications
#cafesonhosepensamentos
#fantasma #lugares #mundo
#ghost #places #world


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

 




Licença Creative Commons
O trabalho Quem tem medo de fantasma? 39 Lugares Fantasmagóricos para Visitar de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2023/09/quem-tem-medo-de-fantasma-39-lugares.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba