Postagem em destaque

Seja um ajudador da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios responsável pe

As maiores passarelas e curiosidades das pontes no mundo

 Marisa Fonseca Diniz


Passarelas são estruturas que podem ser temporárias ou permanentes, construídas como via de acesso a travessia de pedestres sobvias de trânsito motorizado, obstáculos naturais ou cursos de água.


Algumas passarelas construídas ao redor do mundo são realmente inusitadas, não apenas por serem extremamente úteis, mas também pelo fato de que muitos pedestres serem corajosos para atravessá-las.


Pessoas que sofrem de vertigem ou possuem pânico de altura jamais podem atravessar a Ponte de Vidro do Grand Cânion de Zhangjajie. A passarela é suspensa e está a 300 metros de altura em relação ao solo, possui 430 metros de comprimento e 6 metros de largura, o detalhe mais interessante é que a base da passarela é feita de vidro.


A ponte fica no Parque Florestal Nacional de Tianmenshan, localizada em uma região montanhosa no Sul da China. A ponte foi projetada pelo arquiteto israelense Haim Dotan e custou em torno de 3,4 bilhões de dólares. A passarela é feita com 99 painéis, sendo três camadas de vidro, a resistência da ponte foi testada pelos construtores da seguinte maneira: com um caminhão de 2 toneladas e várias pessoas batendo no chão da ponte com martelos, bem inusitado o experimento.


Ponte Royal George é a maior passarela dos Estados Unidos, e está localizada dentro do Royal George Bridge & Park no Colorado. Construída em 1929 com 384 metros de comprimento e 291 metros acima do rio Arkansas, possui 1292 pranchas de madeira que cobrem toda a estrutura feita com base de aço. É uma ponte pênsil com âncoras de gravidade e duas torres gêmeas de vigas de aço que saem delas 300 toneladas de aço que suportam o peso da passarela.


Para quem gosta de altas emoções com certeza irá gostar de atravessá-la, a paisagem apesar de bucólica tem uma vista maravilhosa, há uma linha de trem que passa ao lado do rio Arkansas deixando o passeio mais emocionante de se ver. 


Raiffeisen-Skywalk, é a maior ponte suspensa da Europa e possui 374 metros de comprimento, foi inaugurada em 2010 em Sattel um pequeno vilarejo nos Alpes Suíços. A obra ficou pronta em três meses, e atravessa um vale com profundidade de até 57 metros fazendo à ligação a outra trilha que fica em uma colina vizinha. A ponte é sustentada por quatro cabos de aço de cinco centímetros de espessura e tem capacidade de suportar 85 toneladas. Sua construção foi orçada em 1,5 milhões de francos.

Para chegar até a ponte é necessário subir de teleférico até uma pequena aglomeração chamada Mostelberg, que fica a 1.191 metros acima do nível do mar. A estação é muito freqüentada por esquiadores durante o inverno, e nas demais estações pelos apaixonados por aventuras, caminhadas e pelos cenários alpinos, a ponte fica ao lado da estação. Apesar de a ponte ser segura, em épocas de ventos fortes, a sensação que se tem é que a ponte seja frágil e leve sentindo a ponte balançar.

As estradas que os homens usam muitas vezes possuem obstáculos, como rios, vales, abismos, mares que precisam ser vencidos por construções especiais como as pontes. As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos de árvores sobre os rios. Desde a antiguidade, os povos civilizados construíram pontes de madeira, cordas, vigas, vigas escoradas ou armadas simples.


Os antigos romanos foram os primeiros a construir pontes de arco. A estrutura dessa ponte tem a forma de um arco que se fixa ao solo nas extremidades, e o peso da estrutura transmite-se ao solo, em ângulo. O tabuleiro (parte da ponte por onde passa o tráfego) pode ser colocado sobre o arco superior da mesma maneira  como os romanos construíam. Quando a altura da ponte é muito grande, no caso de rios ou abismos profundos, se torna difícil construir pilares, nesse caso utilizam-se pontes de arco ou suspensas.

As pontes de vigas são as mais simples e as mais antigas. Consistem em uma ou mais vigas de madeira, pedra ou metal apoiadas, nas extremidades, em pilares. O comprimento é limitado, pois se a pressão for muito grande a viga pode partir ao meio. A construção de pontes muito grandes de vigas se faz necessário usar pilares intermediários, cuja função é evitar o rompimento da viga e transferir o peso da viga e dos objetos que estarão sobre ela.


Dois tipos de pontes foram derivados das pontes de viga: as pontes de treliça e as de consolo ou cantiléver. A ponte de treliça tem a estrutura de metal trançado, cuja função é distribuir melhor as forças submetidas por elas. A ponte de consolo é apoiada sobre pilares, e sobre encontros artificiais construídos nas margens dividindo assim o peso da estrutura.


A ponte suspensa ou pênsil é usada quando há grandes obstáculos a serem vencidos. Os cabos são pendurados sobre o rio, por exemplo, e a plataforma fica suspensa nesses cabos. As pontes suspensas modernas têm duas torres altas nas quais os cabos são pendurados, a fim de poderem sustentar a maior parte do peso da plataforma. Os cabos são feitos por milhares de fios de aço 

trançados, e seu diâmetro pode chegar a 1 metro.

Golden Gate Bridge


Localizada na Califórnia, Estados Unidos, começou a ser construída em janeiro de 1933 e foi concluída em 1937. É uma ponte pênsil com 2737 metros de comprimento total.

Sidu River Bridge

Localizada na China, é uma ponte pênsil que cruza o vale do Rio Sidu. É considerada a ponte mais alta do mundo com 1.222 m. 

Ponte de Millau


É uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do Rio Tarn, próximo de Millau no sudoeste da França. É a ponte mais alta aberta ao tráfego de veículos no mundo com 343 metros de altura. Foi inaugurada em dezembro de 2004.

Ponte Passagem da Represa Hoover


É a primeira ponte construída em aço e concreto dos Estados Unidos, também considerada a maior ponte em arco do mundo.

Ponte da Baía de Jiaozhou


Localizada na China com 42 quilômetros é considerada a maior ponte sobre o mar. 
Ponte Rio Niterói

Localizada no Rio de Janeiro, Brasil, possui 13,29 quilômetros e foi inaugurada em 1974.

 #mdnetworkingpublications
#cafesonhosepensamentos
#curiosidades #passarelas #pontes #mundo
#curiosities #walkways #bridges #world #puentes


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho As maiores passarelas e curiosidades das pontes no mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2023/08/as-maiores-passarelas-e-curiosidades.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador da MD Networking Publications

Costa Rica, o país dos esportes radicais

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter