Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

A mistura da música clássica com o eletrônico

Marisa Fonseca Diniz



Os amantes da música clássica, na sua grande maioria, reconhecem a composição As Quatro Estações de Antonio Lucio Vivaldi como um clássico do final da época barroca, que vem passando de geração em geração. Antonio Vivaldi nasceu em Veneza em 1.678, filho de um dos violinistas da famosa Basílica de São Marcos aperfeiçoou seus conhecimentos musicais na Capela Ducal de São Marcos, a maneira encontrada pelo pai para driblar as dificuldades financeiras da época.

A partir dos 15 anos de idade Vivaldi iniciou seus estudos religiosos e musicais, e aos 25 anos foi ordenado sacerdote. No entanto, devido a asma crônica, que o acompanhava, acabou abandonado as atividades como sacerdote. A partir de 1.703 seus extraordinários dotes musicais o consagraram à composição e aos ensinamentos da música. 


Em 1.705, a primeira coleção dos trabalhos de Vivaldi foi publicada, em 1.712 compôs uma coleção de 12 concertos, Estro Armonico, que repercutiu por toda a Europa. No ano de 1.713, Vivaldi publicou a Opus 8, que contém As Quatro Estações, sua obra mais conhecida em todo o mundo, e está entre as peças mais populares da música barroca.

Vivaldi compôs mais 500 concertos, 46 óperas, 44 motetos, 2 serenatas, 73 sonatas, sinfonias, 100 árias, 30 cantatas, música de câmara, música sacra, entre outras, sendo considerado um gênio da música clássica, e apesar de toda genialidade musical morreu pobre em 1.741.

Em 1.756 nasceu em Salzburgo na Áustria, Johannes Chrysotomus Wolfgangus Teophilus Mozart, sendo considerado aos cinco anos de idade um gênio da música clássica, uma vez que dominava perfeitamente o cravo e o violino.


A partir dos seis anos de idade Mozart já mostrava ao público europeu seus dotes musicais, sendo considerado um menino prodígio. Múltiplas composições foram feitas na época, na adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo pelo então arcebispo da época. Em 1.781 desentendeu-se com o arcebispo e se demitiu do cargo optando por ficar na capital, onde conquistou fama.

Compôs mais de 600 obras, entre elas referenciadas na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística servindo como referência a diversos outros compositores ao longo do século XIX e início do século XX. Apesar de toda a sua inteligência musical, assim como Vivaldi, Mozart morreu pobre em 1.787 deixando várias sinfonias e óperas, a última obra e mais conhecida é Requiem.

Agora imagine tocar todas as músicas clássicas com instrumentos eletrônicos? Esta é a proposta do estilo musical techno-acústico (ou electro instrumental), que mistura composições clássicas de Beethoven, Mozart, Vivaldi à música contemporânea, onde violinos clássicos são transformados em violinos eletrônicos e juntamente com  guitarras, saxofone, o teclado, bateria, sintetizadores e outros instrumentos manipulados eletronicamente dão uma nova forma as composições clássicas e aos arranjos musicais. A música eletrônica surgiu na década de 1950 e foi a responsável pela geração de novos sons valorizando a inovação e a criatividade.  


Dentre os diversos músicos que tocam este estilo de música estão Vanessa-Mae Vanakorn Nicholson, que mistura música clássica com pop, jazz e outros ritmos modernos. Nascida em Singapura, aos 13 anos de idade entrou para o Guinness Book como sendo a pessoa mais jovem a gravar concertos de violino de Beethoven e Tchaikovsky. Há também o Tempus Quartet de Tampico, Mexico, Asturia Quartet da Ucrânia, Mozart Heroes da Suíça, entre outros.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

#musica #classica #eletronica

#music #classical #electronic

#clasica

#cafesonhosepensamentos

#mdnetworkingpublications 

Licença Creative Commons
O trabalho A mistura da música clássica com o eletrônico de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2022/12/a-mistura-da-musica-classica-com-o.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba