Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

O glamour das vilas mais antigas do mundo

 Marisa Fonseca Diniz


As vilas são aglomerados de tamanho intermediários localizados entre as aldeias e as cidades com economias quase que autossuficientes. A história da formação das vilas iniciou por volta de 6.000 anos atrás, quando alguns grupos de pessoas descobriram a técnica da produção de cerâmica através do aquecimento da argila. Subsequentemente aprenderam a converter as fibras naturais em fios, dando inicio ao processo da fabricação de tecidos e aos poucos começaram a trabalhar com metais para a  produção de  instrumentos.

O trabalho árduo da cerâmica, da tecelagem e dos metais fez surgir os trabalhadores artesãos, que deram os primeiros sinais da divisão social do trabalho. A diversidade na produção, a diversificação de trabalho e as novas funções na sociedade contribuíram para que algumas comunidades se transformassem em vilas.


As vilas se desenvolveram em regiões onde o solo era fértil e propício à agricultura, mas em algumas regiões como a América elas estavam associadas aos cultos religiosos e serviam de abrigo para os artesãos para troca de produtos.

O processo de consolidação das vilas está associado ao aumento da organização social, a prática da religião e do comércio, além do aumento populacional com a diversificação das atividades produtivas. As antigas vilas eram compostas por uma sede onde havia um conselho político e um importante centro setorial econômico, social e cultural responsável pelas decisões tomadas para a evolução das vilas.


As vilas mais antigas tombadas pelo UNESCO ficam na Hungria e Romênia, que  são 
Hollôko e Rimetea.

Hollôko localiza-se a 100 quilômetros a nordeste de Budapeste, sendo uma pequena comunidade rural com 126 casas e edifícios agrícolas com pomares, vinhas, prados e bosques. A vila e os arredores têm a proteção de um castelo, que teve papel decisivo nas guerras feudais da Palocz e as guerras hussitas, onde serviu de proteção para a vila.


 No final da ocupação otomana em 1683, o castelo e a vila foram abandonadas. Mas, a partir do século XVIII e XIX a vila tornou a ter vida. A primeira geração de habitantes se estabeleceu em ambos os lados da rua principal, e as gerações seguintes construíram suas casas na parte de trás da rua principal. Os celeiros foram construídos para além da vila nas bordas dos campos.


Os habitantes de Hollôko nunca atenderam o decreto que proibia a construção de casas de madeira, e com isso diversos incêndios devastaram a cidade, o último datado de 1909, desde então, os habitantes decidiram construir casas de pedra com paredes caiadas de branco, reboco grosso, reforçada pelos altos pilares de madeira e varandas.


Atualmente, a Vila de Hollôko é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO que inclui não só a atividade agrícola, mas também as construções. A vila possuía em 2001 apenas 387 habitantes. 


A vila de Rimetea fica localizada em Aba County, na região de Transilvânia, Romênia composta por duas aldeias a Coltesti e Rimetea.

O patrimônio arquitetônico de Rimetea constitui o maior patrimônio vernáculo  da região com 201 edifícios tradicionais, sendo 170 históricos. Os edifícios possuem padrão histórico valioso e estão agrupados em torno de praças em fileiras de casas que formam conjuntos homogêneos cercados de paisagem natural e de beleza excepcional. 


Os edifícios representam cinco diferentes tipos de construção, a saber:



A vila possui valor étnico da mobília tradicional, bordados, trajes tradicionais, bem como elementos de ferro forjado que representam as relíquias da tradição mineira de ferro e a tradição local.


No censo de 2011, aproximadamente 92% da população da vila era de húngaros e 8% de romenos.

Vale a pena visitar estas vilas antigas e conhecer um pouco mais da história desses lugares icônicos.

#vilas #antigas #mundo #villages #oldest #world
#villas #cafesonhosepensamentos #mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho O glamour das vilas mais antigas do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2022/07/o-glamour-das-vilas-mais-antigas-do.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba