Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Caruaru e a tradicional Festa Junina

 Marisa Fonseca Diniz


Localizada no Estado de Pernambuco, a cidade de Caruaru é famosa pelas comemorações das Festas Juninas, que acontecem no mês de junho. Segundo o site do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade começou a se formar em 1681, quando o então governador Aires de Souza de Castro concedeu à família Rodrigues de Sá uma concessão de terras, que tinham como intuito desenvolver a agricultura e a criação de gado em aproximadamente 12 hectares, que ficou conhecida como Fazenda Caruaru.

A partir de 1776, a fazenda ganhou a capela Nossa Senhora da Conceição e um pequeno povoado se formou ao seu redor, porém no dia 18 de maio de 1857, a assinatura da Lei Provincial 416 aprovou a fundação da cidade de Caruaru. A cidade de Caruaru é considerada a capital regional do Agreste, sendo um polo médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico.

Segundo historiadores as Festas Juninas podem ter tido sua origem nas festividades pagãs da Europa, que se realizavam na passagem da Primavera para o Verão conhecido como solstício de verão no hemisfério norte que acontece no mês de junho. As festas eram realizadas como uma maneira de espantar os maus espíritos e as pragas para terem uma boa colheita.
As festas pagãs com o tempo foram cristianizadas e incorporadas pela Igreja Católica ao calendário festivo. A partir do século XVI, a família real portuguesa trouxe ao Brasil estas festas incorporando as festividades dos santos, Santo Antonio, São João e São Pedro, que acontecem nos dias 13, 24 e 29 de junho respectivamente.


 A cidade de Caruaru é considerada a Maior e o Melhor São João do Mundo com sua tradicional Festa Junina que abriga a maior feira de artesanato aberta com suas peças feitas em barro pelos artesãos locais. A festa ocorre desde o final do século XIX com suas bandeirolas coloridas enfeitando a estação ferroviária e a cidade, além de balões coloridos, chapéus de palha e palhoça fazem com que a decoração dê um toque a mais a festa caipira.


A festa não se restringe apenas a decoração, há também comidas típicas juninas gigantes. Conheça abaixo as comidas típicas da festa, basta clicar sobre os links para ver as receitas:

ü Mungunzá

ü Pamonha

ü Bolo de milho salgado

ü Sandwiche caipira

ü Maçã do amor

ü Curau

ü Suco de milho

ü Cocada

ü Pastel de milho

ü Bolo de milho cremoso

ü Vinho quente

ü Bolo de fubá cremoso

ü Bolo de milho com cobertura de curau

ü Arroz doce

ü Bolo de milho com iogurte

ü Docinho de milho verde e coco

ü Bolo de paçoca

ü Pé de moleque

ü Brigadeiro de milho verde

ü Milho na brasa

ü Arroz doce de leite ninho

ü Torta caipira

ü Queijadinha

ü Torta de milho verde

ü Quindim de maracujá

O São João do Caruaru é muito famoso pelos eventos musicais como o forró e a música sertaneja, as danças e as roupas típicas. Abaixo apresentamos alguns links com roupas típicas e outras que podem ser adaptadas à festa:

ü Adaptando roupas comuns para a Festa Junina

ü Qual a melhor roupa para a Festa Junina


São João de Caruaru também tem várias outras atividades tradicionais, tais como:


Vale a pena visitar Caruaru e se divertir na maior Festa Junina do Brasil!

#caruaru #festajunina #brazilianparty
#cafesonhosepensamentos 
#mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Caruaru e a tradicional Festa Junina de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2022/06/caruaru-e-tradicional-festa-junina.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba