Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Ser inteligente é usar o silêncio em favor próprio

Marisa Fonseca Diniz


 As redes sociais e profissionais são excelentes para interação, no entanto, de alguns anos para cá, mais especificamente no período da pandemia, muitas pessoas acabaram perdendo o foco mostrando total desequilíbrio emocional em discussões sem muito fundamento.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede profissional onde os usuários podem interagir entre si, a fim de adquirir novos conhecimentos ou simplesmente ampliar a rede de contatos. No entanto, com a crise econômica, muitas empresas fecharam postos de trabalho e demitirem milhares de profissionais, o que fez com que as empresas ficassem mais exigentes na contratação de novos funcionários, além de pagarem salários bem menores que os pagos antes da pandemia.

O desespero das famílias é eminente, há muitos indivíduos procurando oportunidades fora da área de atuação e com baixa experiência profissional, apenas no intuito de conseguirem um emprego e uma renda. As redes profissionais possuem diversos debates, muitos por sinal calorosos passando do limite aceitável, por outro lado há alguns recrutadores reclamando da falta de objetivos de alguns profissionais que mal lêem o enunciado das vagas e enviam o currículo, que por sinal não se encaixam nas vagas oferecidas, por outro lado diversos candidatos reclamam da falta de empatia dos profissionais de recursos humanos por não enxergam o caos.

É extremamente compreensível o desespero das pessoas em querer uma vaga de emprego a qualquer custo, embora nada justifique a agressividade de certos indivíduos que insistirem na ofença dos profissionais de recrutamento e seleção, uma vez que eles dependem da produtividade para continuar desempenhando a função nas empresas contratantes.

A falta de políticas públicas que obrigam as empresas a criarem vagas de qualidade nas mais variadas áreas da economia tem feito surgir muitos desagrados entre os profisisonais que transformam as redes sociais em verdadeiros ringues de discussão, onde desempregados e recrutadores criam textos se acusando um ao outro. De um lado há os aproveitadores, que sequer estão interessados de fato em retribuir um salário ou ambiente propício à execução das atividades e exigem muito dos candidatos tanto em questão de experiência como qualificação, por outro lado há a falta de tato de profissionais desesperados, que não conseguem respeitar os intermediadores neste processo fazendo aflorar seu lado mais insano de ser.

O mercado virou uma disputa desleal em questões de oportunidades de trabalho, onde pessoas muito qualificadas são descartadas por diversos motivos, seja pela idade avançada, pela cor da pele ou pelo gênero fazendo com que a empresas percam qualidade em seus processos internos, apenas no interesse de terem mais por menos, ou seja, pessoas jovens com qualificação e salários baixíssimos.

A contestação de que há etarismo no mercado de trabalho é outro ponto a ser discutido, pois há milhares de profissionais qualificados e muito experientes em situação de flagelo econômico, que poderiam ser muito bem aproveitados se não houvesse há anos o preconceito em admitir nas empresas profissionais acima dos 50 anos de idade. A experiência de anos é um privilégio para poucos, uma vez que muitos indivíduos não tem a mesma sorte de viver por tantos anos, já que uma grande parcela da população fica pelo meio do caminho.

É sábio ignorar discussões desnecessárias nas redes por 2 fatores:

É importante destacar que, a interação com outros profissionais em uma rede profissional é de suma importância para o desenvolvimento do networking, mas deve-se manter a compostura e não entrar em atrito desnecessário até porque há muitos empresários, profissionais de alta gestão e headhunters de olho no que os profissionais fazem na rede.


As melhores maneiras de se dar bem em uma rede profissional principalmente quando se está em busca de uma nova oportunidade de trabalho são as seguintes:

Ser inteligente é saber a hora de falar e a hora de silenciar. Nem sempre quem muito fala fala algo interessante, na verdade a maioria só está interessada mesmo em ganhar likes nas redes. É necessário saber diferenciar discussões inúteis de debates que agregam conhecimento a todos os envolvidos, mesmo que muitos tenham opiniões diferentes. Saiba que há muitas pessoas nas redes profissionais que por falta do que fazer na vida só querem causar, portanto afaste-se delas, pois ninguém merece ficar próximo daqueles que não acrescentam absolutamente nada de bom na vida.

#comportamento #redessociais
#behavior #socialmedia
#comportamiento #redessociales
#cafesonhosepensamentos
#mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Ser inteligente é usar o silêncio em favor próprio de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2022/02/ser-inteligente-e-usar-o-silencio-em.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba