Postagem em destaque

Seja um ajudador da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios responsável pe

Viajando de trem de NYC a Toronto – Toronto, Canadá

 Pontos Turísticos

Marisa Fonseca Diniz

Finalmente chegamos ao nosso destino final, Toronto Union Station, a estação ferroviária de Toronto foi construída pela Candadian Pacific Railway e pela Grand Trunk Railway, sendo inaugurada em 06 de agosto de 1927.

Toronto é a maior cidade do Canadá, a quarta maior cidade da América do Norte, além de ser o maior centro financeiro do país. Com uma população de cerca de 6,3 milhões de habitantes (2021) dividida numa área total de 641 km2. A cidade está localizada na margem norte do Lago Ontário, limitando-se ao sul com o Lago Ontário, a leste com a Municipalidade Regional de Durham, ao norte com a Municipalidade Regional de York e a oeste com a Municipalidade Regional de Peel.

O Lago Ontário é um dos cinco Grandes Lagos da América do Norte, apesar de ser o menor em extensão 18.960 km2 é também o mais oriental, sendo limitado ao norte com a província canadense de Ontário e ao sul com o estado americano de New York. A cidade de Toronto possui clima temperado com as estações bem definidas. O inverno é frio e seco com temperaturas médias de -5,3ºC e o verão, quente e úmido com temperaturas em torno dos 21,5ºC.

Como toda grande cidade Toronto também tem seus ícones arquitetônicos, a saber:

Toronto City Hall

Toronto City Hall ou New City Hall é a sede da prefeitura local localizada ao lado da Nathan Phillips Square na interseção noroeste da Bay Street e Queen Street. A prefeitura possui dois edifícios que foram desenhados por Viljo Revell e projetados por Hannskarl Bandel.

A base dos edifícios é retangular, porém as duas torres são curvas em seção transversal elevando-se em alturas diferentes, onde a torre leste possui 27 andares com 99,5 metros de altura, e a torre oeste com 20 andares e 79,4 metros de altura. A câmara do conselho fica entre as duas torres e tem o formato semelhante à de um pires, o significado da obra é como se fosse duas mãos segurando a câmara. As superfícies externas das torres são cobertas de concreto padrão com nervuras, o que fornece resistência evitando o colapso da estrutura, caso haja diferenças de pressão do ar entre as duas torres quando da ocorrência de ventos muito fortes, característica típica da região dos Grandes Lagos. A estrutura comporta também vidros que estão voltados para a praça, sendo que cada um deles apresenta painéis côncavos de concreto texturizado com tiras de mármore de Botticino. O complexo da prefeitura foi inaugurado no ano de 1965, e é vizinha da antiga prefeitura (Old City Hall) inaugurada em 1899, projetada pelo arquiteto EJ Lennox em estilo renascentista romântica e ainda hoje é ocupada por escritórios municipais e por tribunais.

Foram feitas algumas mudanças no complexo da prefeitura, a saber:

Em 1990 foi inaugurada a creche Hester How;

Foram feitas algumas atualizações pelo arquiteto Bruce Kuwabara para conectar as duas torres atualizando as câmaras do conselho em 1997 e 1998;

Há uma plataforma de observação no 27º andar, no entanto o acesso é feito por escadas, já que os elevadores só vão até o 25º andar;

Há lojas de souvenires;

Há biblioteca;

Durante o inverno há uma pista de patinação que fica aberta ao público, no entanto, no verão ninguém pode utilizar a piscina que se forma no chafariz da prefeitura;

No final do ano de 2009 foi adicionado um telhado verde que é aberto ao público.

Em 1991, Toronto City Hall foi designada como propriedade de importância histórica e arquitetônica na Ontario Heritage Act.

Toronto Skyline

Toronto Skyline ou CN Tower considerado o principal cartão postal da cidade de Toronto  é uma torre de comunicação turística, que possui 553,33 metros de altura e foi construída pela Canadian National, antiga companhia ferroviária privatizada em 1995. A torre foi projetada pelo arquiteto John Andrews Architects em associação com a WZMH Architects e construída entre 1973 e 1976 e inaugurada em 26 de junho de 1976. Em 1995, a CN Tower foi classificada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A CN Tower além de ser uma torre de telecomunicação também possui restaurantes, exposições, um observatório entre outras atrações como a Edgewalk, onde os participantes circulam o topo da CN Tower a 356 metros de altura por meio de acessórios de segurança.

Gooderham Building

Gooderham Building ou Flatiron Building é um edifício histórico de escritórios localizado na área leste do distrito financeiro de Toronto. O edifício é conhecido tanto pela sua forma de cunha estreita quanto pelo mural na parede posterior, Flaitron Mural, de autoria do canadense Derek Michael Besant.


O edifício foi concluído em 1892, a estrutura é de tijolo vermelho aparente, ferro plano, sobre as janelas há cornija (faixa horizontal que se destaca na parede) e friso romântico nas janelas em arco do quarto andar. A entrada principal é em arcada gótica francesa, a base do prédio é feito em arenito, o telhado íngreme é feito em cobre e tem oito águas-furtadas de empena (rincão em cada uma das duas paredes laterais onde se apoia a cumeeira), sendo quatro na fachada sul e quatro na fachada norte. O padrão linear dos vãos das portas e janelas (fenestração) é distribuído de maneira igual em todos os andares, além da base do edifício estar meio andar acima do solo. Há três entradas no Gooderham Building, a entrada norte é composta águas-furtadas de pináculo e armações em arco no estilo arquitetônico gótico francês.

House on the Hill – Casa Loma

House on The Hill ou Casa Loma é um castelo construído entre os anos de 1911 e 1914 em estilo neo-romântico foi projetado pelo arquiteto E. J. Lennox para ser a residência do financista Sir Henry Mill Pellatt.

Atualmente, Casa Loma (Casa da Colina) é um museu, um ponto turístico de Toronto, com cerca de 20.000 m2 de jardim, além de outros atrativos, a saber:

O piso principal possui o Grande Hall, biblioteca, sala de jantar, sala de serviço, Caminho do Pavão, estufa, estúdio de Sir Henry, sala de fumo, sala de bilhar e a Sala de Carvalho;

No segundo andar há a suíte de Sir Henry, a suíte de Lady Pellat, Exposição Girl Guides, a suíte dos convidados, a Sala Windsor e a sala redonda;

No terceiro andar há o Museu Regimental dos The Queen’s Own Rifles of Canadá, as escadas que levam à torre, Sala Kiwanis, jardim de inverno, sala dos criados, e a Sala Austin;

Na cave há uma loja de souvenires com uma pista de bowling e o campo de tiro, Café do Castelo, o ginásio, a piscina e a adega;

Há um túnel que liga a Casa Loma com o Pavilhão de Caça e com os Estábulos, além da garagem, do barracão de vasos, baias, sala das carruagens e sala de arreios.

Em 2016, a Casa Loma foi eleita o Melhor Local da América do Norte pela BizBash.

Além de ícones arquitetônicos no continente há também na Toronto Islands no Ontario Lake, a saber:

Toronto Islands

Toronto Island Park

 Gibraltar Point Lighthouse

A cidade de Toronto é banhada pelo Lago Ontário local onde se localiza a Toronto Islands, que é um grupo de ilhas, nos quais foram  formadas depois da passagem de um furacão que modificou um grande banco de areia no local. O Billy Bishop Toronto City Airport, um pequeno aeroporto da cidade de Toronto se localiza na Toronto Islands.


Toronto Island Park é um parque com diversas ilhas acessivas, onde é possível chegar de ferry boat. As ilhas possuem trilhas para bicicleta e caminhada, local de piquenique, área de pesca, prainhas e observatório de pássaros, além de diversas outras atividades acessíveis ao público em geral.

A Centre Island, por exemplo, possui um pequeno sítio com animais, um chafariz e o Franklin’s Children’s Garden, um jardim interativo que ensina as crianças como cuidar das plantas. A Olympic Island fica alguns passos da Centre Island e possui um grande parque de diversões, o Centreville. A Ward’s Island possui playground, campo de beisebol, mesa de pingue-pongue e prainha. Algonquin Island é um lugar excelente para quem gosta de ver o por do sol no horizonte, por sua vez o lado oeste da ilha é uma área ambientalmente importante na região. Hanlan’s Point abriga diversos chalés, além de possuir um parque infantil, duas prainhas e uma lagoa.

Localizado em Toronto Islands o lendário farol mal assombrado Gilbratar Point Lighthouse é uma estrutura em pedra hexagonal com varanda, lanterna e 25 metros de altura construída em 1808. O primeiro guardião do farol John Paul Radelmülle foi assassinado no local em 1815, o que faz do local ser um lugar misterioso para os turistas.

De volta para o continente apresentamos mais alguns ícones arquitetônicos, museus e outros locais turísticos importantes que devem ser visitados, entre os quais:

Royal Ontario Museum

O museu de arte, cultura e história natural, Royal Ontario MuseumROM, é um dos maiores museus da América do Norte e o maior do Canadá. Com um acervo de mais 6 milhões de itens e 40 galerias foi fundado em abril de 1912 e inaugurado em março de 1914.

O acervo é composto por diversas coleções de cultura mundial e história natural, entre elas se encontram dinossauros, meteoritos, minerais, artefatos históricos do Canadá e da Europa. Há diversas obras de arte africana, do Oriente e do Leste Asiático. O museu abriga a maior coleção de fósseis do mundo de Burgess Shale com mais de 150 mil espécimes, além de uma ampla coleção de design, roupas, artes e produtos em estilo Art Déco.

O prédio principal (ala oeste) do museu foi projetado pelos arquitetos canadenses Frank Darling e John A. Pearson em estilo neo-romântico com estrutura massificada, janelas em arco arredondadas e segmentadas com bordas e molduras, além de suportes e beirais decorativos. O prédio da ala leste foi projetado por Alfred H. Chapman e James Oxley em estilo Art Déco e foi inaugurado no ano de 1933.

O Centro Curatorial (ala sul) foi projetado pelo arquiteto canadense Gene Kinoshita juntamente com Mathers e Haldenby e teve sua construção concluída em 1984. A arquitetura é moderna e simples feita em concreto vazado, concreto pré-moldado e painéis agregados. Em 2007 foi inaugurado o Crystal (Michael Lee-Chin Crystal) projetado por Daniel Libeskind. A construção é uma forma cristalina desconstrutivista e revestida com 25% em vidro e 75% em alumínio sobre uma grande estrutura de aço.

Ontario Science Centre

Os edifícios foram projetados pelo arquiteto Raymond Moriyama em estilo brutalista, que é caracterizado por construções minimalistas no qual os materiais de construção e a estrutura são deixados nus sobre o design decorativo.

O museu foi aberto em setembro de 1969 e tem apresentado desde então diversas exposições permanentes, interativas e passivas sobre geologia, ciência da natureza, astronomia, música, tecnologia, anatomia humana, comunicação e preconceito, além de alguns artefatos de ciência. O Ontario Science Centre está localizado em Don Valley Parkway a cerca de 11 km de distância a nordeste do centro de Toronto.

Gardiner Museum

The George R. Gardiner Museum of Ceramic Art ou simplesmente Gardiner Museum está localizado no Campus da St. George da University of Toronto's no centro da cidade.

Projetado por Keith Wagland, posteriormente expandido e renovado pela KPMB Architects, o museu ocupa uma área de 4.300 m2. O  edifício principal é em estilo modernista neoclássico e foi construído na parte de trás da propriedade, a fim de fornecer uma área circundante com visão desobstruída ao edifício adjacente ao museu, o Lillian Massey Building. A fachada do edifício é revestida em calcário e granito preto, adornado com janelas afiadas colocadas verticalmente.

Fundado por George e Helen Gardiner em março de 1984 passou em 1987 a ser administrado pelo Royal Ontario Museum – ROM até 1996, e a partir de então se tornou uma instituição independente. O museu possui um acervo de mais de 4 mil peças, sendo constituída por dois tipos de cerâmica, além de faiança e porcelanas.

Museum of Illusions

Segundo o dicionário ilusão é o erro da percepção ou do entendimento, o engano dos sentidos ou da mente, interpretação errônea ou simplesmente efeito artístico produzido pelo ilusionismo. O Museum of Illusions - MOI faz com que o público em geral que visite as exposições tenha a sensação de que tudo não passe de uma interpretação errônea da mente. O acervo possui mais de 80 ilusões, hologramas, instalações e exposições oferecendo experiências únicas, seja visual, sensorial ou proprioceptiva intrigante.

Campbell House Museum

Campbell House Museum é um dos poucos exemplos que sobraram da arquitetura palladiana, em estilo voga georgiana. A casa foi construída em 1822 para o Sir William Campbell (Chefe da Justiça do Upper Canada) e sua esposa Hannah.

Art Gallery of Mississauga

Estabelecida em 1987, a Art Gallery of Mississauga é uma galeria pública aberta a todos sem cobrar taxa de entrada. A galeria possui um acervo de mais de 500 obras de artistas regionais e nacionais e está localizada em Mississauga, Ontário.

Há muitos locais interessantes para serem visitados em Toronto, mas para não nos alongarmos muito neste artigo terminamos com as Scarborough Bluffs.

Scarborough Bluffs

The Scarborough Bluffs ou apenas The Bluffs é uma escarpa (declive muito íngreme em um terreno provocado pela erosão - falésia), onde ao longo dela há nove parques, sendo o Bluffers Park o único com praias. Scarborough Bluffs está localizado acima da costa do Lago Ontário e se eleva a 90 metros acima do nível do mar a e possui 15 quilômetros de extensão.

Bluffer's Park está localizado na parte baixa da Brimley Road e faz divisa ao norte com a Scarborough Bluffs. As praias do Bluffer's Park foi feita de maneira artificial, ou seja, foi levado areia para criar uma longa faixa de praia na parte inferior das falésias de argila fazendo com que o lugar tenha um misto de floresta e praia, o que faz com que o lugar seja uma área apropriada para um banho de sol descontraído em pleno verão canadense.

O Bluffer's Park também possui uma região mais pantanosa, onde as aves gostam de ficar, principalmente nas rochas que interligam as duas praias artificiais existentes no local.  

Cathedral Bluffs Park é o ponto mais alto das Scarborough Bluffs, a altitude é de 90 metros e a vista para as falésias de arenito é um show a parte.

Cudia Park é o local ideal para fazer uma caminhada pela floresta e sentir a natureza mais de perto, o local é rico em trilhas com vegetação fechada e uma bela vista para o lago.

East Point Park se estende a 55 hectares ao longo do lago e é uma área natural, onde é possível fazer caminhada nas trilhas disponíveis e presenciar o voo dos pássaros.

Guild Park and Gardens localizado na Guildwood Parkway na Scarborough Bluffs, o local antes de virar um parque era uma colônia de artistas, onde é possível ver as diversas obras de artes e ruínas espalhadas em seus 20 hectares de área.  

Rosetta McClain Garden no passado foi propriedade de Rosetta McClain, quando de sua morte seu marido ofereceu a propriedade ao governo de Toronto para que se tornasse um parque em às memórias da esposa. O parque possui 9,30 hectares de área com jardins paisagísticos com muitas flores, borboletas e uma linda vista para o lago.

Além destes parques na Scarborough Bluffs há mais quatro que valem a pena a visita: Scarboro Crescent Park, Scaborough Heights Park, South Marine Drive Park e Grey Abbey Park.

Espero que todos os nossos leitores tenham gostado desta nossa viagem e possam desfrutar das dicas aqui apresentadas, até a nossa próxima aventura!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Viajando de trem de NYC a Toronto – Toronto, Canadá de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/09/viajando-de-trem-de-nyc-toronto-toronto.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador da MD Networking Publications

Costa Rica, o país dos esportes radicais

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter