Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Luzes fulgentes nas águas

 Marisa Fonseca Diniz

Bioluminescência

Não há nada mais romântico do que fazer um passeio à beira mar no final do dia e perceber fenômenos naturais reluzentes em tom azulado vindos do mar. O fenômeno natural no qual estamos nos referindo é o plâncton que acontece principalmente na costa litorânea da Austrália, e também em outros locais com menor incidência.

A palavra plâncton vem do grego que significa andarilho ou errante, no entanto precisamos entender melhor como funciona este fenômeno já que todos os ecossistemas de plâncton são movidos pela entrada de energia solar, ou seja, a bioluminescência é uma característica que alguns seres vivos possuem de produzir luz fria e visível que é gerada pela enzima luciferase através da reação exotérmica, no qual é capaz de oxidar uma substância conhecida como luciferina que se dá na realização deste processo liberando energia que emite luz.

A luciferina é o nome de qualquer substância capaz de dar origem à bioluminescência, sendo distinta nos diversos tipos de organismos capazes de emitir luz. A maioria dos seres vivos bioluminescentes é de origem marinha, sendo os responsáveis por emitirem luz de cores variáveis, no entanto, o azul é a cor predominante.

Fitoplâncton

O plâncton pode ser dividido em três grupos, a saber:

Entre as espécies marinhas que apresentam bioluminescência, podemos citar o peixe-lanterna, que habita águas profundas. O plâncton não é apenas representado por animais como também por plantas, algas que tendem a depender das correntes marítimas para se locomoverem de um lugar para o outro como vimos nas descrições acima. A emissão de luz está relacionada à proteção contra os predadores, podendo o animal até mesmo se camuflar ou lançar substâncias que despistam o predador. 

É interessante incluir neste tema todas as águas-vivas e os peixes-lua do oceano, já que são nadadores lentos que também são incluídos como plâncton, apesar de que a maioria dos plânctons do oceano serem plantas.

Jervis Bay, Australia

Na Austrália o fenômeno acontece em Jervis Bay, que é melhor visualizado no período da noite quando as águas estão mais agitadas. Vale ressaltar que o fenômeno também ocorre em grandes áreas oceânicas tropicais e subtropicais que tenham luz abundante, pois há uma produção primária relativamente baixa devido a pouca disponibilidade de nutrientes como o nitrato, o fosfato e o silicato na estratificação da coluna de água.

Maldivas

O fenômeno plâncton também pode ser observado na ilha de Vaadloo, Atol de Raa nas Maldivas entre o período de julho e outubro.

A natureza é fenomenal e vale a pena assistir o espetáculo!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Luzes fulgentes no mar de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/06/luzes-fulgentes-nas-aguas.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba