Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Corre, que o tempo está voando...

 Marisa Fonseca Diniz


O artigo de hoje é sobre curiosidade, pois não há nada mais contagiante do que olharmos para trás e percebermos que apesar dos percalços da vida conseguimos caminhar além do imaginável.

Em algum momento da caminhada da vida, com certeza alguém já pensou porque o tempo está passando tão rápido a ponto de perceber que às 24 horas do dia não são suficientes para desenvolver a quantidade de tarefas a serem feitas. Será mesmo que o tempo tem passado rápido demais ou somos nós que estamos envelhecendo?

Algumas pesquisas têm sido feitas no decorrer dos anos para responder uma questão muito importante na vida das pessoas, a saber: “Por que o tempo passa tão rápido à medida que envelhecemos?”

Em 2005, os psicólogos Marc Wittmann e Sandra Lenhoff da Ludwig Maximilian University of Munich fizeram uma pesquisa com 499 pessoas com idades entre 14 e 94 anos sobre o ritmo em que sentiam o tempo passar tendo duas opções a marcar, “muito rápido” ou “muito devagar” para durações curtas como uma semana, um mês e um ano. O resultado da pesquisa foi surpreendente, pois a maioria das pessoas que participou da pesquisa sentia que o tempo passava muito rápido, no entanto para as pessoas mais idosas, o tempo passava mais rápido em períodos mais longos, como uma década, por exemplo. Quando os psicólogos pediam para os participantes refletirem sobre suas vidas, as pessoas com mais de 40 anos de idade tiveram a sensação que o tempo passou mais lentamente em sua infância, mais que depois deste período acelerou, principalmente entre a adolescência e o início da vida adulta.

Do ponto de vista pessoal, eu diria que o tempo passa mais rápido na proporção que envelhecemos, principalmente porque nossa percepção de tempo fica condicionada as atividades nas quais estamos envolvidos. O que pode ser explicado na pesquisa dos psicólogos Marc Wittmann e Sandra Lenhoff, onde há duas perspectivas diferentes, uma é a vantagem prospectiva e a outra é a retrospectiva.

A vantagem prospectiva é a percepção do tempo quando se está executando uma atividade em um determinado período de tempo da vida, e a outra é quando a atividade já passou, ou seja, quando estamos nos divertindo temos a sensação de que o tempo voa, no entanto, quando nos relembramos deste tempo à percepção é de que ela durou mais tempo (Fonte: "Why does time seem to speed up with age?" in SA Mind 27, 4, 73 (July 2016)).

Talvez a física seja a ciência certa para explicar este fenômeno. O professor de engenharia mecânica da Duke University, Adrian Bejan publicou um artigo no Journal European Review, onde explica o que há por trás da mudança dos sentidos do tempo e revela porque os anos parecem passar tão rápido quando envelhecemos.


Bejan revisou vários estudos sobre visão, cognição e processamento mental antes de concluir esta questão do tempo. A conclusão foi que o tempo em que vivemos é aquele que representa as mudanças percebidas nos estímulos mentais, ou seja, a medidaa que envelhecemos, o tamanho da complexidade das redes de neurônios em nosso cérebro aumentam, os sinais elétricos tendem a percorrer distâncias maiores, por isso o processamento do sinal leva mais tempo. Além do quê, quando envelhecemos os nervos acumulam danos fornecendo resistência ao fluxo de sinais elétricos fazendo com que diminua o tempo de processamento.

Na parte visual, Bejan concluiu que tempos de processamento mais lentos resultam em percepção de menos quadros por segundo, ou seja, o tempo real que passa entre a percepção de cada nova imagem mental dão a sensação de que o tempo tende a ser mais rápido. O tempo real quando somos é embalado com muito mais imagens mentais, como se fosse uma câmara lenta que captura diversas imagens por segundo parecendo que o tempo é mais lento.


Interessante ressaltar que quando somos jovens temos muito mais atividades, somos atraídos a ter experiências novas, o nosso cérebro está constantemente trabalhando, o que nos dá a sensação de que o tempo passa mais devagar, por outro lado quando envelhecemos já não temos mais tantas atividades assim para fazer e nem nos tornamos tão curiosos como quando éramos jovens o que faz com que temos a sensação de que o tempo passa muito mais rápido.

É interessante destacarmos aqui, que quanto mais nos mantermos ocupados ao longo da vida, menos teremos a percepção de que o tempo está passando cada dia mais rápido, e menos problemas de cerebrais teremos.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Corre, que o tempo está voando... de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/05/corre-que-o-tempo-esta-voando.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba