Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

A vida é um espetáculo!

 Marisa Fonseca Diniz


Respeitável público, por favor, se acomodem todos em suas cadeiras confortáveis, abram a mente e venham conosco navegar no mundo da fantasia, imaginação e sonhos. Deixem seus problemas do lado de fora e venham interagir com o espetáculo da vida, porque o show começa agora.

Nosso espetáculo começará pelo nascimento, pois a vida brota a partir de uma semente, que germina durante longos 9 meses. A expectativa pelo nascimento é enorme, principalmente quando o ser é muito desejado ou pelo menos é o que todos esperam que seja.

Se tudo ocorrer bem, o nascimento será tranquilo sem nenhum problema que possa trazer problemas futuros. Espera se você estiver nascendo em um local com baixas condições sanitárias seus problemas começam agora. Agora se você vier de uma família abastada financeiramente, então relaxe, porque tudo correrá da melhor maneira possível, já que dinheiro compra tudo.

Os primeiros dias de vida podem ser os mais difíceis, uma difícil adaptação, tudo novo, novos ares e novos olhares. Não pense você que será fácil reconhecer quem é sua mãe no meio de tantas pessoas que entram e saem do seu quarto, já que você pode ser o novo “reizinho” da casa. Agora se você não tiver esta sorte pode ser que vá morar em um lugar cheio de restrições dentro de um cubículo apertado e ainda vai ter que dividir o seu espaço com mais 100.

Finalmente a sua vida está caminhando a todo vapor ou aos trancos e barrancos, você superou a fase mais difícil a da adaptação e comemore porque você sobreviveu. Um ano de vida não é para qualquer um, quantas pessoas nasceram no mesmo dia que você e não tiveram a sorte de continuarem vivas? Diversas. Finalmente os dias andam e com eles você dá os primeiros passos e as palavras fluem pela boca. Logo, logo vai para a escola enfrentar a concorrência.

Anos se passam e seus pais decidiram te colocar na escola infantil, aproveite as regalias já que nem todas as crianças tem a mesma sorte. Carro particular, chofer e baba para te entregar nas mãos das professoras que cuidarão de você como um lorde; não para apaga tudo, sua mãe te deixou com sua irmã mais velha de 10 anos para poder ir trabalhar e trazer comida no final do dia. Não é fácil ter tantas regalias, enquanto a maioria se quer sabe o que é viver em berço de ouro.

A vida anda e você já está bem grandinho, a vida é uma beleza para quem tem um quarto só seu cheio de brinquedos modernos e tecnológicos, no entanto, enquanto se vive em um cubículo no meio de uma comunidade, a única coisa que se ouve são os tiros que regurgitam pelo ar durante as madrugadas. Aproveitar o sol a beira da piscina rodeado de amigos, não é para qualquer um, no entanto acordar cedo e ir trabalhar nos semáforos das grandes capitais  vendendo balas não é nada fácil. Enquanto uns tem a oportunidade de fazer planos de viagem para Europa, América do Norte ou Ásia outros tem que garantir a passagem de transporte público de volta para casa.

Estudar na melhor escola da cidade, onde a classe média alta é considerada “pobre”, colégio de rico é uma disputa constante para saber quem é mais rico. Na mansão, o chofer aguarda o filho do “doutor” acabar de tomar o seu café da manhã preparado pela cozinheira que está a mais de 20 anos servindo os patrões, o uniforme limpinho lavado por uma das empregadas negras que há anos cuida dos filhos dos ricaços, mal sabe o que é estar em casa cuidando dos próprios filhos.

O colégio localizado na região mais nobre da cidade todas as manhãs é um desfile de carros importados e potentes, as moças todas pomposas descem dos carros com suas mochilas Louis Vuitton ou Gucci, além de joias reluzentes. Enquanto isso, do outro lado da calçada do colégio, crianças maltrapilhas e sedentas caminham com o olhar cabisbaixo com medo de serem confundidas com trombadinhas.

A vida parece ter um gosto adocicado para aqueles que planejam passar as férias de final de ano em Dubai ou em Bora Bora, malas carregadas de inutilidades fazem toda a diferença na hora de captar a melhor foto e assim repassar aos amigos. Nada de passar as férias em lugares, onde os subalternos insistem em viajar para se divertir.

Depois das férias é hora de voltar para casa, estressado pela longa viagem feita no jatinho da família, cansado e pensando na profissão a seguir, de preferência em uma universidade de primeira linha, médico, engenheiro, advogado ou qualquer outra profissão que dê status, quem sabe trabalhar como vice-presidente na megaempresa da família? A dureza da vida, nem sempre permite pensar em fazer uma faculdade, já que desde muito cedo a única opção é trabalhar para ajudar no sustento da casa, uma vez que todos tem o direito a ter um teto e quem sabe comida no prato.

O presente por ter passado em uma universidade de primeira linha foi a Ferrari toda equipada, sair com os amigos, ir às baladas mais chiques da cidade não tem preço, conquistar a mulher mais linda de uma família tradicional faz toda a diferença na vida de um ricaço.  A maioridade proporcionou a compra de uma bicicleta usada para facilitar a ida ao trabalho, já que o preço da passagem do transporte público está nas nuvens. Imaginar que tudo poderia ser diferente se tivesse nascido em uma família de classe social mais alta, mas sem tempo para pensar nisso, pedala longos trajetos para chegar na casa do bacana e lavar sua máquina possante com medo de riscar ou quebrar alguma coisa e ter seu salário descontado no final do mês para pagar o prejuízo.

Trabalhar 12 horas por dia com uma equipe de funcionários ineficientes que não compreendem que para ser um bilionário bem sucedido é necessário fazer alguns sacrifícios na vida. O descanso merecido no final da vida é ter o melhor plano de saúde, fazer megaviagens, ter vários funcionários disponíveis 24 horas por dia para satisfazer o ego, ter carrões de luxo na garagem para diversos momentos diferentes, além de muito, mais muito conforto no seu palacete. Do outro lado da vida, agradecer por ter saúde e aos 80 anos de idade ainda continuar trabalhado para continuar pagando a casa que ganhou com muito sacrifício do governo, sabe-se lá se conseguirá descansar um dia. Filhos e netos agradecidos por terem a oportunidade de um dia ter feito uma faculdade, já que seus pais e avós não tiverem a mesma sorte.

Continuar escutando do “doutor”, que sucesso é trabalhar a vida toda sem reclamar. E assim continuar a usar o sistema público de saúde, andar de transporte público e agradecer que um dia visitou a praia. Viajar de avião não é para pobre, carro é transporte de rico, jatinho é para quem tem sucesso na vida e que apesar dos pesares a política é feita para bilionários e não para a classe proletária.

A vida é realmente um espetáculo de puro mau gosto para aqueles que não nasceram em famílias ricas e seus ascendentes viveram por anos em uma senzala lutando pela liberdade, que quando a mesma chegou tiverem que se submeter a viver em situações análogas à escravidão e a miséria por falta de oportunidades. Enquanto o ricaço ri à toa por saber que jamais terá que fazer qualquer sacrifício na vida, já que tem ascendência europeia, descendente dos Barões do Café, dos Senhores das Senzalas, que com o tempo se tornaram políticos que mandam e desmandam no país. Jamais saberão o que é passar fome, andar de transporte coletivo lotado ou a pé por falta de dinheiro da passagem, imagina saber o que é viver em um cubículo em uma comunidade qualquer, onde não há banheiro, cozinha ou espaço vago para estudar.

Jamais saberá como é ser atendido por um médico advindo da sua classe social, que não poupa de dar carteirada em seus pacientes pelo prazer de pisar naquele que está abaixo da sua classe, jamais saberá o que é trabalhar o dia todo com fome e ver seus filhos chorando porque não tem o alimento básico na mesa, andar descalço, doente e com frio por não ter a oportunidade de ter um teto.

A vida é realmente desigual quando temos um sistema econômico que visa apenas o dinheiro sem dar condições para que todos tenham a mesma oportunidade. Triste saber que muitos ignoram a miséria ao seu redor simplesmente pelo fato de não fazerem questão de enxergar as desigualdades de classe. A pandemia mostrou a todos nós que as pessoas continuaram cada vez mais egoístas e arrogantes por se considerarem melhor do que as outras como se o dinheiro fosse tudo para elas, o melhor emprego, o melhor carro, a melhor casa, a melhor profissão não são capazes de esconder embaixo do tapete a miséria pelo qual o mundo passa.

Se achar melhor do que os outros por ter recebido uma educação melhor não dá o direito de ninguém pisar em quem quer que seja, faça diferente, deixe um legado de gratidão, faça com que suas atitudes sejam um exemplo a todos aqueles que ignoram a desigualdade social, ofereça metade do seu tempo para ajudar as pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que você, pois se colocar no lugar do outro, mostra compaixão e sabedoria. Agradeça aos seus antepassados pela oportunidade que você tem hoje de ter uma vida mais confortável sem fazer muito esforço para isso.

Dizer que o pobre é pobre porque quer é o mesmo que ignorar as injustiças passadas e colocar a culpa na vítima, faça diferente, compartilhe seus conhecimentos com aqueles que não tiveram a mesma chance que você de estudar nas melhores escolas e faculdades.

A desigualdade social a cada dia que passa fica pior, quando você for fazer uma refeição pense naqueles que dormiram de barriga vazia e choram por não ter condições financeiras para encherem a panela de comida. Entenda que ninguém é melhor do que ninguém, pois hoje você pode ser uma pessoa rica e amanhã do nada perder tudo e ficar pobre. Nunca sabemos o que nos espera no dia de amanhã, por isso faça diferente, mude sua maneira de ver a vida e as pessoas, e quando der vontade de humilhar alguém morda a língua e se coloque no lugar do outro.

E lembre-se, a vida pode ficar muito mais colorida quando entendemos as diferenças e colaboramos para que as injustiças sejam corrigidas!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho A vida é um espetáculo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/05/a-vida-e-um-espetaculo.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba