Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Refúgios Ecológicos, a natureza agradece!

 Marisa Fonseca Diniz

Uma equipe de pesquisadores liderada por Brian J. Buma pesquisador e professor de biologia integrada da University of Colorado Denver descobriram que a maior floresta tropical temperada localizada no Alasca está sendo prejudicada pelas mudanças climáticas.

A floresta é um dos ecossistemas mais primitivos e intactos do mundo, o seu ecossistema se estende por mais de 2000 km de norte a sul e armazena mais carbono em suas florestas do que qualquer outra tendo capacidade de mais 1000 toneladas de hectare de carbono armazenada na biomassa e no solo.

Apesar desta floresta estar localizada em um local remoto do planeta, isso não significa que ela esteja imune às agressões das mudanças climáticas, visto que as geleiras estão sumindo rapidamente, a neve no hemisfério norte está se transformando em chuva durante o inverno, a temperatura dos rios está aumentando e prejudicando a sobrevivência dos salmões, e as temperaturas do solo tem aumentado e causado a morte das florestas.

Segundo o pesquisador Brian Buma, as florestas absorvem mais carbono do que liberam devido às alterações climáticas, o que faz com que a floresta cresça mais rápido à medida que o clima esquenta fazendo com que muito deste carbono seja lançado nos rios e riachos da região. O carbono alimenta os ecossistemas marinhos e a maré, que aumentam com o fluxo de energia na terra. O agravante é que esta floresta do Alasca é imensamente importante para os ciclos globais de carbono no mundo, o que faz com que os pesquisadores fiquem sem saber o que poderá acontecer com este estoque de carbono mediante o aquecimento climático no futuro, embora a pesquisa tenha identificado à importância desta área florestal (Fonte: Oxford Academic).

Enquanto uma boa parte dos seres humanos destrói florestas, oceanos e a fauna, outros se preocupam com o aquecimento global e se unem para proteger alguns refúgios ecológicos ao redor do mundo. Os refúgios ecológicos são locais de vida selvagem e protegidas por entidades federais, que tem por objetivo preservar áreas para proteção contra predadores. Alguns refúgios ecológicos podem ser acessíveis e outros completamente inacessíveis.

Nos Estados Unidos estas áreas são administradas pela U.S. Fish and Wildlife Service, que preservam a fauna e a flora, e aqui destacamos alguns destes locais, a saber:

Arctic National Wildlife Range


O Arctic National Wildlife Range fundado em 1960 é um refúgio ecológico criado para preservar a vida selvagem, a natureza e os valores recreativos. No ano de 1980, a Lei de Conservação de Terras de Interesse Nacional do Alasca – ANILCA incluiu a Cordilheira Brooks como parte do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, a fim de conservar animais e plantas em sua diversidade natural garantindo dessa maneira um local para atividades de caça e pesca protegendo a qualidade/quantidade de água e cumprir assim o tratado internacional da vida selvagem.


O refúgio ecológico possui em torno de 8 milhões de quilômetros quadrados de área localizados a nordeste do Estado do Alasca, nos Estados Unidos. É uma área rica em terras e água incluindo 42  espécies de peixes, 37 espécies de mamíferos terrestres, 8 espécies de mamíferos marítimos e mais de 200 espécies de aves migratórias, além das que já vivem neste habitat.


O refúgio ecológico do ártico possui cinco regiões ecológicas, sendo lagoas, praias e sapais (áreas de formações aluvionares periodicamente alagadas por água salobra e ocupada por vegetação halofítica) de áreas marinhas costeiras; tundra da planície costeira; tundra alpina da Cordilheira Brooks; transição da floresta-tundra ao sul das montanhas; pinheiros altos, bétulas e choupos da floresta boreal. (Fonte: National Wildlife Refuge – Alaska)

Pelican Island National Wildlife Refuge


O primeiro refúgio ecológico nacional de vida selvagem criado nos Estados Unidos pelo Presidente Theodore Roosevelt em 1903 foi o Pelican Island. Localizada na Indian River Lagoon, a pequena ilha é um santuário ecológico com quase 22 km2 de águas e terras. Em 1993, o refúgio ecológico da Island Pelican foi reconhecido pela Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas como uma área de importância internacional pelo apoio as espécies ameaçadas e aves migratórias, além do apoio a 10 espécies que se encontram na ilha e estão em estágios críticos de desenvolvimento biológico. No ano de 2000, a Pelican Island foi listada como candidato à Área Marinha Protegida devido à preservação e proteção das águas estuarinas (transição entre a água do rio e o mar).
Mais de 140 espécies de aves usam o refúgio ecológico para fazerem seus ninhos, se alimentarem ou descansarem, além do local ser o preferido para o encontro de pelicanos marrons e brancos. No refúgio podem ser encontradas 782 espécies de peixes do centro-leste da Flórida, entre estas espécies se encontram o esturjão dente-de-serra, o peixe-cachimbo, goby, rivulus e a enguia branca (Fonte: Pelican Island National Wildlife Refuge).

Attwater Prairie Chicken 

National Wildlife Refuge

 Attwater Prairie Chicken está localizado a mais de 96 km a oeste da cidade de Houston no Texas, sendo considerado o lar de uma das últimas populações da galinha da pradaria Attwater que se encontra em perigo de extinção, a perdiz vive no solo do ecossistema das pradarias costeiras.

O declínio das aves se deu devido o período de colonização europeia das pradarias costeiras do Texas convertendo as áreas para uso agrícola no final do século XIX. No entanto, a partir de 1897, o estado ofereceu proteção encurtando a temporada de caça, a fim de evitar a época de reprodução das aves, que foram encerradas em 1937, e consequentemente o número de aves caiu drasticamente.

Na década de 1960, conservacionistas e agências de conservação foram despertados para o problema. No ano de 1967, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem constatou que das 8.700 aves existentes em 1937 haviam sobrado apenas 1.070 unidades da espécie, o que pode se constatar a gradativa extinção desse tipo de ave. A criação de um refúgio para este tipo de ave foi proposta em 16 de julho de 1968.

Atualmente são mais de 42 km2 de área de pradaria reservado para a sobrevivência deste tipo de ave, além de preservar outras espécies de vida selvagem como 250 espécies de pássaros, 50 espécies de mamíferos, além de répteis, anfíbios e peixes (Fonte: Attwater Prairie Chicken National Wildlife Refuge).

Clear Lake

O refúgio do Clear Lake foi fundado em 1911, a área possui 188 km2, sendo quase 81 km2 de água com pequenas ilhas rochosas, que servem de habitat para o pelicano branco americano, o cornorão de crista dupla entre outras espécies de aves. A parte do planalto é o habitat preferido de antílopes pronghorn, veados-mula e tetrazes, sendo importante destacar que o refúgio não é aberto ao público e é a principal fonte de água para o programa agrícola da metade oriental da Bacia de Klamath tendo seus níveis de água regulados pela US Bureau of Reclamation.

O refúgio da bacia de Klamath possui mais de 490 espécies de vida selvagem, incluindo 353 espécies de pássaros durante o outono e a primavera são mais de três milhões de patos, gansos e cisnes que utilizam os pântanos do refúgio ecológico para migrarem (Fonte: Clear Lake).

Iroquois National Wildlife Refuge

O refúgio ecológico é a parada de diversas aves aquáticas migratórias, que aproveitam a área para descansar, se alimentar e para fazer seus ninhos. O habitat tem mais de 266 espécies de pássaros, 42 espécies de mamíferos, além de répteis, anfíbios e insetos.

Desde 1986 as águias americanas mantêm um ninho ativo no local, além de ser o local de outras espécies, tais como patos-negros, andorinha-do-mar, águia-pesqueira, galinhola americana e falcões peregrinos. Iroquois é o habitat ideal para os ratos almiscarados devido os pântanos existentes no refúgio, a espécie se alimenta de raízes e caules de plantas (Fonte: Iroquois).

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Refúgios Ecológicos, a natureza agradece! de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/04/refugios-ecologicos-natureza-agradece.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba