Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

A arte vista com olhar crítico

 

Marisa Fonseca Diniz



O que mais pode nos fazer ficarmos admirados com uma obra de arte nem sempre é a criatividade do autor, às vezes pode ser apenas as cores utilizadas para ressaltar determinada tela, por exemplo, no entanto, a interpretação da obra de arte pode ser considerada um trabalho árduo, principalmente quando é necessário captar a mensagem que o artista tenta transmitir às demais pessoas que observam a obra em si.

A análise bem feita de uma obra requer certa sabedoria na interpretação da riqueza dos detalhes, sendo que esta análise pode ser feita de duas maneiras:

Na análise objetiva são descritos os elementos como são vistos, e a subjetiva é aquela que descreve os sentimentos que temos ao ver uma obra de arte.

Segundo o ponto de vista formal ou estético, a análise feita mostra toda a sintaxe visual, a composição, o contexto histórico da obra de arte, bem como o tema e a organização dos elementos e materiais que foram utilizados para executá-la.

É interessante ressaltar que a leitura básica de uma obra de arte leva em consideração o sentimento que o observador teve daquela obra, já que cada um tem um sentimento próprio diferente dos demais ao observar a obra.

A análise de uma obra de arte possui os seguintes critérios, a saber:

No entanto, antes de iniciarmos a leitura de qualquer obra de arte, se faz necessário recorrer à pesquisa:

Na análise final é necessário decodificar os significados reais e simbólicos da obra, a fim de que possamos comentar com segurança e precisão sobre qualquer obra arquitetônica da história da arte.

Abaixo segue a análise das obras de artes mais famosas da humanidade, que vale a pena conhecer um pouco mais:

O PENSADOR


A escultura O Pensador do artista francês Auguste Rodin se encontra no Musée Rodin em Paris.

Em 1880, a obra inicialmente foi feita em gesso com 70 cm e recebeu o nome de O Poeta, sendo uma peça pertencente ao portal monumental que foi baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri. A segunda versão da obra foi feita em bronze medindo 189 cm de altura, 68 cm de largura e 140 cm de profundidade.

O Pensador retrata Dante Alighieri em frente aos Portões do Inferno, o corpo forte e musculoso prediz que o pensamento possa ser o impulso de uma breve atitude. Segundo Rodin, a análise da sua própria obra O Pensador representa o seguinte:

“O que faz o meu pensador pensar é que ele pensa não só com o cérebro, com as sobrancelhas, as narinas distendidas e os lábios comprimidos, mas com cada músculo de seus braços, costas e pernas, com o punho cerrado e o aperto dos dedos do pé.”

MONA LISA


Mona Lisa é uma pintura a óleo de Leonardo da Vinci feita entre os anos de 1503 e 1506, que se encontra em exposição no Musée du Louvre em Paris, França.

A análise da pintura traduz o equilíbrio entre o ser humano e o natural, onde há harmonia entre os elementos da obra que é simbolizado pelo sorriso da Mona Lisa.

A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA


A tela Persistência da Memória foi produzida em 1931 por Salvador Dalí e está exposta no The Museum of Modern Art, na cidade de New York.

A mensagem que a obra nos traz está relacionada à temporalidade e a memória. O método desenvolvido pelo artista explora o inconsciente e a ficção colocando na tela objetos em cenários insólitos incomuns.

OPERÁRIOS


A tela Operários foi pintado no ano de 1933 por Tarsila do Amaral retrata 51 rostos, alguns sobrepostos, todos olham na mesma direção para frente sem estabelecer qualquer contato visual uns com outros. A disposição dos trabalhadores em formato de pirâmide permite ver o fundo da tela, várias chaminés de fábricas, o que representa perfeitamente o desenvolvimento industrial do Brasil.

O GRITO


A tela O Grito foi pintada pela primeira vez em 1893 pelo norueguês Edvard Munch, outras três novas versões foram feitas ao longo dos anos.

A obra é uma arte expressionista que simboliza o sentimento de desespero de uma pessoa, o que reflete o sentimento do pintor, uma vez que, durante a vida enfrentou diversos problemas psicológicos e conflitos familiares.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho A arte vista com olhar crítico de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/01/a-arte-vista-com-olhar-critico.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba