Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

O Natal ao redor do mundo


Marisa Fonseca Diniz



O Natal é uma data muito especial para os cristãos, pois celebra o nascimento de Jesus Cristo, que é comemorado anualmente no dia 25 de dezembro. Nos países eslavos e ortodoxos, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro.

O interessante é que na antiguidade o Natal era comemorado em várias datas diferentes, já que não se sabia com exatidão a data de nascimento de Jesus Cristo, apenas no século IV é que foi estabelecida a data de comemoração.

A decoração de Natal é tradicionalmente composta pelos seguintes símbolos:

Ø  Árvore de Natal;

Ø  Guirlanda;

Ø   Presépio;

Ø  Estrela;

Ø  Coroa de advento;

Ø  Sinos;

Ø  Ceia;

Ø  Papai Noel;

Ø   Anjo;

Ø  Bolas coloridas;

Ø  Velas;

Ø  Peru;

Ø  Panetone.

O Natal na Croácia é uma data única, 85% da população são católicos, sendo considerados os croatas famosos por saberem preparar uma boa festa.
Badnja Večer e Badnji Dan, respectivamente a noite da véspera e o dia da véspera do Natal são muito importantes para este povo, que tem a tradição de levar para dentro de casa um toco de madeira que é colocado no fogo mantendo a chama acessa durante todo o dia de Natal. Durante a véspera de Natal, os croatas fazem jejum e à noite fazem uma pequena refeição.



É tradicional os croatas terem uma coroa de advento feita de palha ou galhos verdes composto por quatros velas, três roxas, uma que representa esperança/criação, a segunda encarnação/paz, a terceira final/amor e por último a vela rosa que significa redenção/alegria.


A ceia na Croácia é compota por peru, cordeiro, porco assado ou sarma (carne picada envolvida em repolho), pimentão recheado com carne picada, saladas, pão fresco, fritule (semelhante ao donuts), torta, nozes e bolo de semente de papoula.


As árvores de Natal são muito populares na Croácia e normalmente são decoradas com frutas na véspera da festividade. Nas áreas rurais do país é costume trazer palha para dentro de casa, na véspera do Natal, como um símbolo de boas colheitas futuras.

Quase 55% da população da Hungria são considerados cristãos, e a véspera do Natal Szent-este é muito importante, pois significa noite santa. As pessoas reúnem-se com suas famílias e compartilham das tradições natalinas consideradas de suma importância a todos.

Há uma tradição no país que é bem interessante referente à decoração da árvore de Natal. Os adultos decoram a árvore e as crianças, no entanto, não tem permissão dos pais para ver a árvore antes que o sino seja tocado. 
Quando as crianças chegam para ver a árvore decorada, os pais dizem às crianças, que foram os anjos que levaram a árvore para eles poderem comemorar o Natal.



As árvores são decoradas desde o século XIX com szaloncukor, que é um doce de fondant coberto com chocolate e embrulhado em papel colorido, além de outros ornamentos.


No jantar de véspera, o halászlé sopa picante de peixe é servido a todos os participantes. Esta sopa é preparada por pescadores ao longo do rio Danúbio e Tisza, e os principais ingredientes são carpa e páprica. Outro prato típico servido na véspera está o töltött káposzta folhas de couve ou repolho recheado com arroz, carne de porco picada, ervas e páprica servido com uma generosa porção de creme de leite e pão.


No dia de Natal é comum comer pão de gengibre e beigli, uma sobremesa popular feito de papoula.


Em Budapeste é tradicional o mercado de Natal que acontece na Praça Vörösmarty considerado um dos melhores de toda a Europa, que reúne mais de cem barracas de madeira que vendem artesanato húngaro e comidas típicas do país, tais como os bolinhos de nokedli, lángos e bolos.

No México, o Natal é comemorado no período de 12 de dezembro a 06 de janeiro, o ornamento mais importante é o Presépio, que pode ser de diversos tamanhos, porém o mais tradicional é aquele em tamanho natural e montado em um ambiente da casa.


As festas se iniciam com as celebrações à Virgem de Guadalupe, que é a padroeira do México, seguida pelas tradicionais Las Posadas e Las Pastorelas. As Las Posadas são nove dias de comemoração religiosa do nascimento de Jesus, e Las Pastorelas são encenações criadas sobre a história do nascimento de Jesus Cristo.

Na véspera de Natal é feita uma missa e um banquete que anuncia a chegada dos Três Reis Magos e termina com uma procissão com pessoas segurando velas acesas e a apresentação da imagem do menino Jesus nas igrejas. Neste período de festas há a montagem de mercados de Natal nas ruas, onde é possível se encontrar de tudo desde presentes a ornamentos de decoração.



Os pratos populares e tradicionais do Natal incluem a famosa Pozole, que é uma sopa feita de canjica, frango ou carne de porco e pimentões cobertos com verduras; peru ou porco assado, bacalao ou bacalhau, tamales, Ensalada Nochebuena servida na véspera e os romeritos, vegetal verde cozido em molho com batatas e camarões.



Ponche, rompope e bunuelos são servidos no Natal. O ponche é uma bebida quente feita de frutas, rompope é uma bebida feita com gema de ovo e rum e a sobremesa fica por conta dos populares bolos fritos polvilhados com açúcar e canela, os famosos bunuelos.

O Natal na Suíça é uma mistura das tradições natalinas da Áustria e Alemanha. Os mercados de Natal são populares em vilas e cidades, e pode-se comprar de tudo por lá desde ornamentos decorativos até comida.


A chegada do Papai Noel se dá em 06 de dezembro, mais conhecido como Samichlaus Abend ou Samichlaus (São Nicolau) marcando o início das celebrações do Natal. Samichlaus vem de uma floresta próxima, e as crianças rapidamente se reúnem quando ele chega ao lado de um burro e do Schmutzli responsável por punir as crianças desobedientes.


As árvores de Natal são decoradas com maçãs, sinos, biscoitos e flocos de neve. Na véspera de Natal, velas são acesas nas árvores para trazer sorte.


Adventskranz, coroa de advento, em formato de quatro velas e decorada com ramos, pinhas e biscoitos doces fazem parte da decoração natalina.


Na ceia de Natal é servido o Filet im Teig, Fondue Chinoise ou Schinkli im Teig.

Como é a ceia de Natal em seu país? Conte-nos, siga o blog e compartilhe conosco aqui nos comentários as tradições natalinas do seu país.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho O Natal ao redor do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/12/o-natal-ao-redor-do-mundo.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba