Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Amizade tóxica, fuja dela...


Marisa Fonseca Diniz



Não há nada mais agradável do que ter amigos na vida, muitos são mais do que irmãos, mas há também aqueles que é melhor nem ter por perto. Dizem que quando envelhecemos, a quantidade de amigos caí drasticamente, também não é para menos, muitos morrem e outros evaporam, mas isso só acontece na vida real, é claro. Diferentemente da vida virtual, onde os contatos se multiplicam principalmente nas redes sociais.

A palavra amizade tem um significado expressivo, sendo uma relação afetiva entre pessoas, uma troca de carinho, gentileza, lealdade, proteção, reciprocidade, ajuda mútua, afinidade, empatia, sentimentos que agradam ambos os lados desta relação não importando a distância, o gênero ou a idade. Não podemos negar que não há nada mais agradável do que ter um amigo que possa nos acalentar nos momentos mais incertos da vida, que com palavras positivas nos anima e faz com que continuemos a viver de maneira leve e prazerosa.

No entanto, há pessoas que consideram a amizade apenas uma via de mão única e não dupla, os interesses estão sempre acima de qualquer coisa. O amigo é apenas aquele sujeito capaz de cumprir os desejos mais insanos do interessado. Não raramente encontramos pelo caminho uma pedra de tropeço que se aproxima apenas com o interesse de sugar nossas energias ou nossos contatos.

Quantas vezes não nos deparamos nas redes sociais e profissionais com pessoas que analisam nosso perfil antes de nos adicionar, apenas com a intenção de conseguir algo interessante como um emprego ou um negócio, sem se importar se é ético ou não.

Um dia desses navegando por uma rede profissional me deparei com uma atitude inusitada. Adicionei alguns clientes antigos, a maioria dos contatos profissionais se perdeu ao longo do tempo, um ou outro indivíduo de vez enquando trocava ideias aleatórias, alguns nunca deram atenção alguma a minha pessoa, no entanto quando precisam de um favor urgente entram em contato apenas impondo deveres.

O mais desagradável é como pedem favores, sem nenhum olá, como vai, quanto tempo ou como você está, apenas passando uma mensagem dizendo que precisa urgente de um favor e que você é a pessoa certa para ajudá-lo, oi?! Este caso pode parecer estranho, mas acredite é mais comum do que se imagina.

Há situações em que a amizade se perde no tempo por diversas razões, seja por conflitos, incompatibilidade de ideias, falta de ética, imaturidade, relacionamentos amorosos, no qual não é importante resgatar, então colocamos no baú do esquecimento e seguimos a vida.

No entanto para algumas pessoas é extremamente importante confrontar amizades passadas, apenas com o propósito de querer contar uma vantagem, mesmo sabendo que o lado oposto não irá nem se lembrar do que passou. Ninguém está interessado em saber dos relacionamentos afetivos, se ficou milionário, comprou um jatinho particular ou algo do gênero, pois isso só importa mesmo é para a receita federal, a vida é muito curta para se importar com que não significa nada.

O verdadeiro amigo não é aquele que suga suas energias com a intenção de obter favores ou vantagens, o nome disso na verdade é amizade tóxica. A amizade tóxica é como um câncer que começa devagar, e vai consumindo a pessoa pouco a pouco. Quando se dá conta do mal que esta amizade está fazendo, o melhor antídoto é cortar os laços de maneira que não tenha mais nenhum tipo de resquício para voltar atrás.


Pessoas tóxicas são capazes de tudo, inclusive simular situações em que elas possam de alguma maneira obter vantagem sobre a outra e manter o controle. Pessoas que se dizem ser amigo, mas que em contato com outras pessoas, não pensam duas vezes em denegrir a imagem do amigo são na verdade pessoas tóxicas.

Vamos conhecer 8 tipos de pessoas tóxicas que devemos excluir qualquer tipo de relação seja de amizade ou não para mantermos nossa sanidade mental:









Amizades tóxicas fazem muito mal para a saúde de qualquer pessoa, mantenha-se afastado, porém quando não for possível o diálogo prefira o chá de sumiço bloqueando todos os contatos indesejáveis. Saiba que a amizade tóxica pode destruir a autoestima de qualquer pessoa desavisada.

A amizade deve ser algo saudável, construtivo, não algo que perturba emocionalmente, e faz com que se tenha ranço por determinadas pessoas. É saudável renovar os amigos sempre que possível, a fim de aproveitar as oportunidades que a vida dá para conhecer outras pessoas que possam agregar positivamente. O que não for bom exclua e encerre ali um ciclo de vida deixando no passado tudo que não acrescentou e só trouxe experiências desagradáveis.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Amizade tóxica, fuja dela... de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/10/amizade-toxica-fuja-dela.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba