Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

50 anos de cultura, a lenda!


Marisa Fonseca Diniz



O artigo de hoje é totalmente diferente dos demais, pois falaremos de cultura, particularmente adoro este tema, não menosprezando os demais assuntos nos quais muitas vezes escrevo e que são baseados em experiências de terceiros.

Cultura nada mais é do que um conjunto de conhecimentos, arte, crenças, lei, moral, costumes, hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano ao longo dos tempos por meio da família e sociedade. Sabemos que cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores, tais como literatura, música, arte, danças e crenças de um povo.

Em 1919, a cidade de São Paulo, Brasil, recebeu a exposição Entra que lá vem História sobre os principais programas apresentados pela TV Cultura, que surgiu em setembro de 1960. Reinaugurada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura apresenta programas educativos transmitidos para todo Brasil. 

Entrada da exposição - Entra que lá vem história

A exposição era interativa e interessante, pois nos fez relembrar de todos os programas que marcaram épocas, uma lenda, que homenageava os 50 anos da TV Cultura, o título da exibição era um convite a todas as famílias entrarem e ver a história da televisão que se sucedeu ao longo dos anos.

Pequenos cenários retratavam 40 programas que fizeram sucesso entre as gerações permitindo que os visitantes interagissem com os personagens e com os mais variados estúdios de programas, sejam os esportivos, infantis, séries de adolescentes, musicais, perguntas e respostas, telejornais, meio ambiente, entre outros.
Vila Sésamo e seus personagens

No dia 12 de outubro de 1972 foi ao ar pela TV Cultura a lendária Vila Sésamo, ainda que em preto e branco, Garibaldo, Funga-Funga, Gugu, Juca, Gabriela, Ana Maria, Antonio, seu Almeida, personagens que marcaram minha infância e a de todos aqueles que assistiam a TV Cultura. Na exposição foi possível ficar pertos destes personagens e ainda podemos ver o passado e o presente desta série.

Programas infantis da TV Cultura

Para os mais jovens, a recordação vem através do Castelo Rá-Tim-Bum, onde a Celeste estava na toca dentro do tronco de uma árvore recebendo todos os fãs do programa. Não há como não sentir saudades também do Glub, Glub, Mundo da Lua, X-Tudo, Cocoricó, programas que encantaram crianças por gerações e fizeram com que todos aprendessem um pouco mais sobre a diversidade da vida.


Quem não teve curiosidade de ver de perto e se sentir o entrevistado do programa Roda Viva? Na exposição todos puderam ter esta sensação de ser o próximo entrevistado. A famosa bancada do Jornal da Cultura era um convite para fazer a apresentação do telejornal, não havia sensação melhor para os admiradores da programação da TV Cultura.
Na década de 1980, os apresentadores Cassiano Ricardo e Cornélia Herr apresentavam o programa Enigma que era baseado nos filmes de Indiana Jones e o Templo da Perdição com perguntas e respostas, que além de interagir também despertava nos telespectadores a descoberta dos enigmas. O Programa é Proibido Colar é outra relíquia que se encontra na exposição, recordando os apresentadores Antonio Fagundes e Clarice Abujamra, além dele há curiosidades sobre o Quem sabe, sabe.

A exposição aconteceu no Shopping  Eldorado na cidade de São Paulo, Brasil, onde os jovens de hoje puderam recordar dos bons tempos de infância, além de ajudarem a TV Cultura a se manter no ar criando novos programas para as novas gerações.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho 50 anos de cultura, a lenda! de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/07/50-anos-de-cultura-lenda.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba