Marisa
Fonseca Diniz
Vamos começar o ano visitando alguns dos mais famosos
piers ao redor do mundo, antes vamos entender melhor o que são e qual a função
destas passarelas. Pier, pontão ou ponte-cais é uma construção feita em madeira
podendo também ser de aço ou concreto construído à beira d’água, suportado por
largas estacas ou pilares, que avançam na água perpendicularmente a terra para
ancoragem de embarcações e a circulação de pessoas.
Os piers oferecem o suporte necessário ao embarque e
desembarque de passageiros e cargas. Além dos piers fixos existem os flutuantes
que são construídos em regiões que necessitam ancoragem de veículos náuticos em
regiões litorâneas, rios, lagos e lagoas. Estas estruturas flutuantes facilitam
o acesso de passageiros a pequenas embarcações, tais como barcos, lanchas e jet-ski
oferecendo aos mesmos, segurança e praticidade.
Originalmente, os piers foram construídos com o intuito principal
de oferecer aos passageiros e as cargas o direito de não se molharem quando
embarcarem ou desembarcarem de transportes náuticos. Os primeiros piers foram
construídos na Grã Bretanha no início do século XIX devido à expansão das
ferrovias, que levavam os turistas aos resorts costeiros.
No início do período vitoriano, os piers se tornaram uma
atração a parte na Grã Bretanha e na América do Norte, onde as pessoas se
reuniam e passeavam pelas estruturas visitando o mar. Atualmente, as
construções possuem designes modernos muito diferente dos antigos piers.
Vamos ancorar em alguns destes piers em alguns lugares ao
redor do mundo, sejam eles antigos, históricos, modernos ou simplesmente divertidos.
Ryde Pier
É o cais mais antigo do mundo, localizado na Ilha de
Wight na costa sul da Inglaterra, projetado por John Kent em 1813 e inaugurado
em 1814, a estrutura original é de madeira e media aproximadamente 527 metros,
porém em 1833 o píer foi ampliando e passou a ter 681 metros de comprimento.
A estrutura pré-vitoriana transporta desde então pedestres
e veículos. Em agosto de 1864, um segundo píer foi construído ao lado do
primeiro, onde bondes levavam os passageiros da cabeceira do píer até Ryde
Splanade. Em julho de 1880, um terceiro píer foi inaugurado para que o trem
pudesse trafegar.
Em 1895, as estacas originais de maneira foram
substituídas por ferro fundido, e na década de 1930 a cabeceira do píer foi
reformada e substituída por concreto. Mais recentemente, em 2010 foi construído
um estacionamento ao lado dos piers.
Diversas modificações foram feitas ao longo dos anos, mas
o píer ainda continua sendo a porta de entrada do tráfego de passageiros para a
Ilha Wight tendo o trem da Island Line partindo da estação ferroviária Ryde
Pier Head via Ryde Splanade que fica no lado leste da ilha. A vista do píer ainda
continua maravilhosa como no início da sua inauguração.
Southend Pier
Localizado no
estuário do Rio Tâmisa, Inglaterra, é considerado o maior píer de lazer do
mundo. Projetado por James Brunless em 1887 tendo a construção concluída em
1889, o píer possui 2,14 km. Em novembro de 1897 foi concluída uma nova
extensão do píer que foi inaugurada em janeiro do ano seguinte.
Em 1907, um convés superior foi adicionado ao píer. Já no
ano de 1927, o pier foi ampliado pra acomodar embarcações maiores, sendo
inaugurado em julho de 1929. Essa nova extensão ficava no lado leste da
construção e possuía 99 m de comprimento, e em 1931 foi agregado uma ferrovia
elétrica.
Em 2000 foi construído um novo deck e uma estação de
salva vidas com um designe mais moderno. A nova estação foi construída em vidro
em estilo moderno, o local abriga também o Southend Pier Museum, uma loja de
presentes e botes salva-vidas. O museu possui exposições sobre a história do píer,
que inclui um farol de sinalização restaurado, vagões de bonde e trem, fotos,
roupas de época e uma coleção de máquinas caça-níqueis antigas.
No ano de 2003, a extremidade do píer em direção a praia
foi redesenhada em estilo semelhante ao da nova estação que fica na cabeça do píer.
A ponte foi construída para permitir a passagem de veículos mais altos, tais
como os ônibus de dois andares, além de um centro de informações ao turista. No
ano seguinte foi substituído o elevador por um novo Cliff Lift e redesenvolvido
o Pier Hill.
No entanto, em outubro de 2005, um incêndio danificou
severamente a parte antiga do pier, incluindo a estação ferroviária, pub, loja
de shell, lanchonete e sorveteria. Grande parte das tábuas de madeira foi
destruída salvando-se apenas a estrutura de ferro que não sofreu danos, porém o
calor do fogo fez com que uma parte dos trilhos do Pier Railway fosse
danificados, onde os trens só podiam percorrer 15 metros da estação antiga. O píer
foi reaberto em dezembro de 2005 e em 2007 foi eleito o Pier do Ano.
A ferrovia do píer percorre toda a extensão do píer de
Southend e opera todos os dias em que o cais está aberto. O cais original de
madeira construído em 1830 possuía um trem que transportava mercadorias e
visitantes até a cabeça do píer, em 1890 com a construção do píer de ferro foi
instalado um bonde elétrico. Em 1891, a linha de trem percorria o comprimento
total do cais, o sistema ferroviário expandiu-se, e em 1930 trafegavam quatro
trens com sete composições em via dupla.
Em 1978, a ferrovia elétrica foi fechada para reparos
devido a deterioração da via, sendo reaberta em maio de 1986 com novos trens a
diesel em uma única via com um loop de passagem. Após, o incêndio a estação
Pier Head foi reestruturada e abriu em setembro de 2009 com um designe mais
moderno.
Busselton Jetty
É o segundo maior píer de madeira do mundo com 1841
metros de comprimento localizado na Austrália Ocidental. A construção do píer começou
em 1853 e inaugurado em 1865, porém durante vários anos até 1960 várias vezes o
píer foi estendido até chegar o comprimento atual.
A última embarcação que atracou no píer foi em 1971,
quando no ano seguinte não houve qualquer tipo de embarcação aportando no
local. A partir de 1972 o píer tem sido constantemente restaurado e melhorado
devido aos diversos ciclones e incêndios ocorridos no local.
O píer apresenta uma linha férrea ao longo de sua
extensão, uma relíquia da linha férrea que liga Bunbury a Busselton. Atualmente,
a linha férrea transporta turistas ao longo do píer para o observatório
submarino, um dos seis únicos aquários naturais do mundo, que foi aberto ao
público em 2003.
Até o ano de 2011 era possível aproveitar o toboágua que
existia no píer e que fora construído em torno da estrutura de um farol
localizado ao lado da extremidade terrestre do píer em 1981.
Scheveningen Pier
O primeiro píer construído na Holanda foi construído em
1901, porém foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Em setembro de 1959
foi inaugurado o píer Scheveningen projetado pelos arquitetos holandeses Hugh Maaskant
e Dick Apon da cidade de Roterdan.
Considerado
atualmente o maior píer da Holanda, a construção é totalmente incomum, pois o píer
principal possui dois andares e é interligado por quatro ilhas (mini piers), o
convés inferior é fechado e a parte superior é totalmente aberta. O píer possui
382 metros de comprimento.
Em julho de 2015 foi colocado no topo de uma das ilhas do
píer um guindaste que permite aos aventureiros darem saltos no bungee jump, há
também no píer um restaurante, uma roda gigante e um cassino. Porém, devido a
problemas anteriores sobre a segurança no local, o píer suporta no máximo até
800 pessoas.
Pier Sopot
O píer de passeio
feito madeira mais longo da Europa está localizado na cidade de Sopot na
Polônia. Inaugurado em 1827, o píer é um ponto de ancoragem para embarcações de
cruzeiro e táxis aquáticos com 511,5 metros de comprimento ele se estende até o
mar a partir do meio da praia de Sopot.
O píer de Sopot é
composto por duas partes, o famoso píer de madeira e a Praça do Spa que fica em
terra, e onde são organizados concertos e festividades. O Southend Pier é o
cais mais longo da Europa, porém é construído principalmente de ferro,
diferentemente do cais de madeira de Sopot.
O pier foi construído em 1827 com 150 metros apenas, no
decorrer dos anos passou a ter 315 metros, porém em 1928 a passarela passou a
ter os comprimentos atuais mais a passagem a pé do spa. É interessante relatar
que em 1990 a cabeça do pier foi modernizada com aço. Atualmente, o pier é um
edifício classificado como grau I.
Pier 39
Não tão ilustre como
os demais piers aqui apresentados, o Pier 39 é um grande shopping aberto
localizado na cidade de San Francisco, Estados Unidos.
Inaugurado em outubro
de 1978, o Pier 39 possui diversas lojas, restaurantes, passeios virtuais em
3D, performances de rua, o Aquarium of the Bay, diversões e o mais interessante
é possível ver os leões marinhos de pertinho.
No final do píer é possível avistar o carrossel de dois
andares, que é uma das atrações mais bacanas do local. O píer 39 é uma atração
para a toda a família, portanto quando for visitar a cidade de San Francisco
não esqueça de visitar o Pier 39.
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1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
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O trabalho
Visitando os piers mais famosos ao redor do mundo de
Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença
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Baseado no trabalho disponível em
https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/01/visitando-os-piers-mais-famosos-ao.html.
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