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Visitando os piers mais famosos ao redor do mundo


Marisa Fonseca Diniz



Vamos começar o ano visitando alguns dos mais famosos piers ao redor do mundo, antes vamos entender melhor o que são e qual a função destas passarelas. Pier, pontão ou ponte-cais é uma construção feita em madeira podendo também ser de aço ou concreto construído à beira d’água, suportado por largas estacas ou pilares, que avançam na água perpendicularmente a terra para ancoragem de embarcações e a circulação de pessoas.

Os piers oferecem o suporte necessário ao embarque e desembarque de passageiros e cargas. Além dos piers fixos existem os flutuantes que são construídos em regiões que necessitam ancoragem de veículos náuticos em regiões litorâneas, rios, lagos e lagoas. Estas estruturas flutuantes facilitam o acesso de passageiros a pequenas embarcações, tais como barcos, lanchas e jet-ski oferecendo aos mesmos, segurança e praticidade.

Originalmente, os piers foram construídos com o intuito principal de oferecer aos passageiros e as cargas o direito de não se molharem quando embarcarem ou desembarcarem de transportes náuticos. Os primeiros piers foram construídos na Grã Bretanha no início do século XIX devido à expansão das ferrovias, que levavam os turistas aos resorts costeiros.

No início do período vitoriano, os piers se tornaram uma atração a parte na Grã Bretanha e na América do Norte, onde as pessoas se reuniam e passeavam pelas estruturas visitando o mar. Atualmente, as construções possuem designes modernos muito diferente dos antigos piers.

Vamos ancorar em alguns destes piers em alguns lugares ao redor do mundo, sejam eles antigos, históricos, modernos ou simplesmente divertidos.

Ryde Pier


É o cais mais antigo do mundo, localizado na Ilha de Wight na costa sul da Inglaterra, projetado por John Kent em 1813 e inaugurado em 1814, a estrutura original é de madeira e media aproximadamente 527 metros, porém em 1833 o píer foi ampliando e passou a ter 681 metros de comprimento.


A estrutura pré-vitoriana transporta desde então pedestres e veículos. Em agosto de 1864, um segundo píer foi construído ao lado do primeiro, onde bondes levavam os passageiros da cabeceira do píer até Ryde Splanade. Em julho de 1880, um terceiro píer foi inaugurado para que o trem pudesse trafegar.


Em 1895, as estacas originais de maneira foram substituídas por ferro fundido, e na década de 1930 a cabeceira do píer foi reformada e substituída por concreto. Mais recentemente, em 2010 foi construído um estacionamento ao lado dos piers.


Diversas modificações foram feitas ao longo dos anos, mas o píer ainda continua sendo a porta de entrada do tráfego de passageiros para a Ilha Wight tendo o trem da Island Line partindo da estação ferroviária Ryde Pier Head via Ryde Splanade que fica no lado leste da ilha. A vista do píer ainda continua maravilhosa como no início da sua inauguração.

Southend Pier


Localizado no estuário do Rio Tâmisa, Inglaterra, é considerado o maior píer de lazer do mundo. Projetado por James Brunless em 1887 tendo a construção concluída em 1889, o píer possui 2,14 km. Em novembro de 1897 foi concluída uma nova extensão do píer que foi inaugurada em janeiro do ano seguinte.


Em 1907, um convés superior foi adicionado ao píer. Já no ano de 1927, o pier foi ampliado pra acomodar embarcações maiores, sendo inaugurado em julho de 1929. Essa nova extensão ficava no lado leste da construção e possuía 99 m de comprimento, e em 1931 foi agregado uma ferrovia elétrica.


Em 2000 foi construído um novo deck e uma estação de salva vidas com um designe mais moderno. A nova estação foi construída em vidro em estilo moderno, o local abriga também o Southend Pier Museum, uma loja de presentes e botes salva-vidas. O museu possui exposições sobre a história do píer, que inclui um farol de sinalização restaurado, vagões de bonde e trem, fotos, roupas de época e uma coleção de máquinas caça-níqueis antigas.


No ano de 2003, a extremidade do píer em direção a praia foi redesenhada em estilo semelhante ao da nova estação que fica na cabeça do píer. A ponte foi construída para permitir a passagem de veículos mais altos, tais como os ônibus de dois andares, além de um centro de informações ao turista. No ano seguinte foi substituído o elevador por um novo Cliff Lift e redesenvolvido o Pier Hill.


No entanto, em outubro de 2005, um incêndio danificou severamente a parte antiga do pier, incluindo a estação ferroviária, pub, loja de shell, lanchonete e sorveteria. Grande parte das tábuas de madeira foi destruída salvando-se apenas a estrutura de ferro que não sofreu danos, porém o calor do fogo fez com que uma parte dos trilhos do Pier Railway fosse danificados, onde os trens só podiam percorrer 15 metros da estação antiga. O píer foi reaberto em dezembro de 2005 e em 2007 foi eleito o Pier do Ano.


A ferrovia do píer percorre toda a extensão do píer de Southend e opera todos os dias em que o cais está aberto. O cais original de madeira construído em 1830 possuía um trem que transportava mercadorias e visitantes até a cabeça do píer, em 1890 com a construção do píer de ferro foi instalado um bonde elétrico. Em 1891, a linha de trem percorria o comprimento total do cais, o sistema ferroviário expandiu-se, e em 1930 trafegavam quatro trens com sete composições em via dupla.  


Em 1978, a ferrovia elétrica foi fechada para reparos devido a deterioração da via, sendo reaberta em maio de 1986 com novos trens a diesel em uma única via com um loop de passagem. Após, o incêndio a estação Pier Head foi reestruturada e abriu em setembro de 2009 com um designe mais moderno.

Busselton Jetty


É o segundo maior píer de madeira do mundo com 1841 metros de comprimento localizado na Austrália Ocidental. A construção do píer começou em 1853 e inaugurado em 1865, porém durante vários anos até 1960 várias vezes o píer foi estendido até chegar o comprimento atual.

A última embarcação que atracou no píer foi em 1971, quando no ano seguinte não houve qualquer tipo de embarcação aportando no local. A partir de 1972 o píer tem sido constantemente restaurado e melhorado devido aos diversos ciclones e incêndios ocorridos no local.


O píer apresenta uma linha férrea ao longo de sua extensão, uma relíquia da linha férrea que liga Bunbury a Busselton. Atualmente, a linha férrea transporta turistas ao longo do píer para o observatório submarino, um dos seis únicos aquários naturais do mundo, que foi aberto ao público em 2003. 
Até o ano de 2011 era possível aproveitar o toboágua que existia no píer e que fora construído em torno da estrutura de um farol localizado ao lado da extremidade terrestre do píer em 1981.

Scheveningen Pier 


O primeiro píer construído na Holanda foi construído em 1901, porém foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Em setembro de 1959 foi inaugurado o píer Scheveningen projetado pelos arquitetos holandeses Hugh Maaskant e Dick Apon da cidade de Roterdan.


Considerado atualmente o maior píer da Holanda, a construção é totalmente incomum, pois o píer principal possui dois andares e é interligado por quatro ilhas (mini piers), o convés inferior é fechado e a parte superior é totalmente aberta. O píer possui 382 metros de comprimento.


Em julho de 2015 foi colocado no topo de uma das ilhas do píer um guindaste que permite aos aventureiros darem saltos no bungee jump, há também no píer um restaurante, uma roda gigante e um cassino. Porém, devido a problemas anteriores sobre a segurança no local, o píer suporta no máximo até 800 pessoas.

Pier Sopot


O píer de passeio feito madeira mais longo da Europa está localizado na cidade de Sopot na Polônia. Inaugurado em 1827, o píer é um ponto de ancoragem para embarcações de cruzeiro e táxis aquáticos com 511,5 metros de comprimento ele se estende até o mar a partir do meio da praia de Sopot.


O píer de Sopot é composto por duas partes, o famoso píer de madeira e a Praça do Spa que fica em terra, e onde são organizados concertos e festividades. O Southend Pier é o cais mais longo da Europa, porém é construído principalmente de ferro, diferentemente do cais de madeira de Sopot.


O pier foi construído em 1827 com 150 metros apenas, no decorrer dos anos passou a ter 315 metros, porém em 1928 a passarela passou a ter os comprimentos atuais mais a passagem a pé do spa. É interessante relatar que em 1990 a cabeça do pier foi modernizada com aço. Atualmente, o pier é um edifício classificado como grau I.

Pier 39


Não tão ilustre como os demais piers aqui apresentados, o Pier 39 é um grande shopping aberto localizado na cidade de San Francisco, Estados Unidos. 

 

Inaugurado em outubro de 1978, o Pier 39 possui diversas lojas, restaurantes, passeios virtuais em 3D, performances de rua, o Aquarium of the Bay, diversões e o mais interessante é possível ver os leões marinhos de pertinho.


No final do píer é possível avistar o carrossel de dois andares, que é uma das atrações mais bacanas do local. O píer 39 é uma atração para a toda a família, portanto quando for visitar a cidade de San Francisco não esqueça de visitar o Pier 39.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Visitando os piers mais famosos ao redor do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/01/visitando-os-piers-mais-famosos-ao.html.

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