Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Copo meio cheio ou meio vazio?



Marisa Fonseca Diniz


Tudo depende do ponto de vista de quem vê a situação, o copo pode estar meio cheio para os otimistas e meio vazio aos pessimistas ou simplesmente na metade para as pessoas realistas.

Pessoas otimistas sempre veem as dificuldades como uma oportunidade, seja de aprendizado ou crescimento espiritual, não desistem tão fácil de seus sonhos ou objetivos e acreditam que por pior que pareça a situação ao derredor tudo pode melhorar. O lado bom de ser otimista é que reduz o estresse, a ansiedade e previne as doenças cardiovasculares, pois pensamentos positivos fazem com que os problemas se tornem mais suportáveis.

Não podemos esquecer que todo excesso faz mal, principalmente quando pessoas com autoestima elevada criam falsas expectativas sobre a realidade das situações. A neurocientista Tali Sharot da University College London, no Reino Unido, constatou que o excesso de otimismo faz mal a saúde, pois o cérebro processa de maneira errônea as informações, devido uma falha na atividade dos lobos frontais.

Segundo, Tali, o cérebro das pessoas otimistas demais tende a escolher aquilo que deseja ouvir, esquecendo por completo das medidas de precaução, ou seja, é deixado de lado tudo aquilo que evitaria os problemas futuros.

Por outro lado pensar que o copo está meio vazio é acreditar que tudo tem um fundo negativo de ser, o que faz com que muitas pessoas passem a desacreditar que as situações possam mudar ao longo do tempo, o que prejudica a saúde e faz com que os indivíduos sofram por antecipação por algo que ainda não aconteceu.

O ideal é nem tanto ao céu e nem tanto a terra, o bom é sempre moderar os pensamentos e as atitudes a serem tomadas. Problemas todas as pessoas possuem, o que difere uma das outras é como cada indivíduo lhe dá com as situações apresentadas na vida. O excesso seja de otimismo ou pessimismo, nem sempre é a melhor saída, ponderar é ainda a melhor solução.

Quando somos realistas temos os pés mais no chão e sabemos o momento certo de aplicar as soluções que melhor nos favorecerá, sem esquecermos que toda ação tem uma reação, seja de maneira positiva ou negativa, por isso é tão importante analisarmos bem cada informação de maneira a não sofrermos por antecipação ou apenas buscar aquilo que nos agrada.

Lógico que há momentos na vida que todos estão mais propensos as dificuldades, mas a maneira como cada um interpreta as dificuldades é que faz toda a diferença. Não pequemos pelo excesso e sejamos realistas perante tudo que possa nos acontecer.

Não devemos esquecer que nossas atitudes diárias fazem toda a diferença na vida, quando delimitamos o que acreditamos ser o melhor para a nossa carreira ou vida pessoal, tendemos a nos precaver daquilo que poderia nos levar ao desânimo ou ao fervor exagerado. Portanto, seja realista com uma pitada de otimismo e não deixe o pessimismo tirar o ânimo de viver!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Copo meio cheio ou meio vazio? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/11/copo-meio-cheio-ou-meio-vazio.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba