Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

O Poder do Perdão e da Gratidão


Marisa Fonseca Diniz



Mágoa, rancor, ódio, raiva, vingança, pensamentos negativos, tristeza, isolamento são atitudes de pessoas que não conseguem perdoar. O perdão é atitude de pessoas nobres de espírito, sábias eu diria, não é fácil liberar o perdão, mas quem o faz sente a leveza da alma, além de se sentir aliviado sobre tudo aquilo que em algum momento no passado nos aprisionou.

Não é fácil sermos rejeitados por um pai, sermos odiados por uma mãe, violentados por um estranho, espancado por um marido, traído por uma esposa, ter um ente querido assassinado, ter um filho estrangulado, sermos passados para trás em uma sociedade comercial, não, nada disso é fácil, porém quando guardamos o ódio ou a mágoa dentro de nós, perdemos a chance de ver o lado bom da vida.


Perdoar não é apenas chegar naquela pessoa que nos causou tanto mal e dizer “eu te perdoo”, não, perdoar também é esquecer. É colocar no esquecimento tudo aquilo que um dia nos fez mal, pois quando perdoamos a nossa vida anda.

Aquele que recebeu o perdão, mas não o aceitou sofrerá as consequências dos seus atos, e não cabe a nós julgar os erros alheios. Segundo estudos publicados em 2011 no Journal of Behavioral Medicine, as pessoas que praticam o perdão condicional tem probabilidade maior de morrerem mais cedo em comparação àquelas que perdoam incondicionalmente.

Todos nós somos seres imperfeitos tentando sobreviver nesta sociedade selvagem que nos cobra a perfeição a cada dia que passa, independe de religião ou filosofia, é a pura realidade, quem não libera perdão está fadado a ficar isolado no decorrer da vida e ainda correr o risco de desenvolver alguma doença maligna.

É um erro dizermos que apenas as pessoas boas não comentem erros, não, elas cometem tanto quando aqueles que não tiveram a mesma oportunidade na vida de aprender que não devem fazer nenhum tipo de mal aos outros.

Quem não conhece algum amigo, familiar ou conhecido que carrega há anos cargas pesadas cheias de rancor por algo que lhes aconteceu no passado? Vários indivíduos com certeza dirão que conhecem alguém com estas características, porém nem sempre é fácil convencê-los de que o melhor a fazer é perdoar. Para algumas pessoas é tão difícil esta ação que ao mesmo tempo não percebem que os outros vão se afastando de sua presença por tais atitudes.

Perdoar trás diversos benefícios a vida das pessoas, segundo a Drª Karen Swartz, diretora da Clínica de Consultas de Transtornos de Humor para Adultos do Hospital Johns Hopkins, esta ação deixa as pessoas menos nervosas, uma vez que a falta de perdão proporciona um enorme peso.

Em 2001, estudos sobre o perdão publicados no jornal Psychological Science afirmavam que persistir no ressentimento é um grande erro, pois além de aumentar a irritação provoca tristeza e sentimentos como perda de controle. 

Pesquisadores da Universidade do Tennessee em 2005, por sua vez mostraram em um estudo que o perdão estava ligado a uma série de benefícios à saúde, pois o perdão tem o poder de promover uma limpeza nas emoções negativas auxiliando na qualidade de vida.

Pesquisadores da Universidade de Baylor por sua vez afirmam que fazer as pazes ajuda a perdoar a si mesmo e o coração agradece, sim, em todos os sentidos, pois há uma queda na pressão arterial da pessoa que pediu desculpas. O perdão também pode trazer vários benefícios, segundo pesquisa da Sociedade de Medicina Comportamental realizada em 2011. Portadores do vírus HIV que perdoaram alguém apresentaram um maior nível de CD4, que são consideradas células positivas do sistema imunológico.

Por incrível que pareça, o perdão também é muito poderoso após um caso de traição, segundo estudos da Universidade de Missouri-Kansas City. Os pesquisadores mostram que o perdão supera o tempo, a satisfação do relacionamento e o compromisso em superar a dor da infidelidade.

O perdão é a melhor arma contra o estresse em longo prazo é o que afirmam os pesquisadores da Luther College da Universidade da Califórnia. Perdoar protege as pessoas contra os efeitos nocivos do estresse sobre a saúde mental.

Quando as pessoas liberam perdão conseguem enxergar o quanto elas são agradecidas pelas oportunidades que lhes são entregues ao longo da vida. Nem sempre temos tudo que queremos, mas com pensamentos positivos e otimismo enxergamos muito além do que vemos em determinado momento.



Dificuldades podem aparecer ao longo da nossa estrada chamada vida, mas é a mesma que coloca pessoas benevolentes para nos afagar em momentos de fraqueza. Quando nos faltam forças físicas e espirituais para seguir adiante, pensamentos positivos podem trazer pessoas que irão nos auxiliar nesta árdua caminhada. O alimento físico e espiritual nos fará ver que nem tudo está perdido e que é possível sim sermos otimistas e agradecidos por tudo que nos ocorre, lições para nos fortalecer e nos fazer enxergar que a vida não é formada apenas de coisas fáceis e tranquilas.

A gratidão é um sentimento de reconhecimento, nos emocionamos quando alguém faz uma boa ação, auxilia quem necessita de uma mão amiga, um agradecimento em favor de quem nos beneficiou em algo. Não há nada melhor do que ser agradecido por ações que nos fazem evoluir como pessoas.

Segundo pesquisadores da Universidade de Indiana nos Estados Unidos chegou-se a conclusão que a gratidão pode causar grandes mudanças tanto físicas como emocionais. Quanto mais praticamos a gratidão, mais propensos estaremos a senti-la espontaneamente na vida, o que ajuda a diminuir a depressão, pois não há nada melhor do que se sentir feliz por alguém ter nos ajudado em algum momento de dificuldade.

O poder do perdão associado à gratidão faz com que tenhamos uma melhor qualidade de vida, nossa autoestima fica muito melhor e nossos pensamentos positivos fazem com que sejamos mais otimistas mediante as dificuldades da vida.

E você já experimentou perdoar quem te machucou e agradecer quem te estendeu a mão em um momento de dificuldade extrema? Experimente, e verá o quão bom é para você e para aqueles que estão ao seu redor, pois quando agradecemos por tudo que nos é dado, o universo nos devolve em dobro!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho O Poder do Perdão e da Gratidão de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/03/o-poder-do-perdao-e-da-gratidao.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba