Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Belo Horizonte, mineiro uai


Marisa Fonseca Diniz


Belo Horizonte é a capital do Estado de Minas Gerais com aproximadamente 330 km2 de morros e baixadas. A cidade é cercada pela Serra do Curral e foi planejada para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob a influência das ideais do positivismo. 

Os pontos mais altos da cidade estão nas serras da Mantiqueira, Espinhaço, Canastra e Caparaó com terrenos acima dos 1.700 m. O ponto culminante do estado é o Pico da Bandeira situado na divisa com o estado do Espírito Santo. Belo Horizonte não é banhada por nenhum grande rio, mas por seu solo passam ribeirões e vários córregos a sua maioria canalizados. 


O clima da cidade é predominantemente tropical com temperaturas que variam de 17 a 20º, e índices pluviométricos que superam a 1.300 mm anuais. Belo Horizonte é uma das capitais mais arborizadas do país, o percentual de áreas verdes por habitante está acima do recomendado pela OMS, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo jardim público da cidade.
Segundo os dados do IBGE em 2022, a população da cidade era de 2.315.560 habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do Brasil. Belo Horizonte já foi considerada a melhor cidade com qualidade de vida na América Latina segundo a ONU e ficou em 45º lugar entra as 100 melhores cidades do mundo.
Atualmente, Belo Horizonte  tem o quinto maior PIB entre os municípios brasileiros e possui 1,33% do total de riquezas produzidas no país, além de ser uma das 10 melhores cidades para fazer negócios na América Latina segundo a revista América Economia de 2009.

Belo Horizonte é reduto cultural e conta com diversos monumentos internacionalmente conhecidos, tais como museus, eventos e parques. Os principais são:

Museu de Arte da Pampulha

É um dos prédios construídos por Oscar Niemeyer ao redor da lagoa da Pampulha. O museu possui um acervo de 1.600 obras com mostras da Arte Contemporânea brasileira que enfocam variadas tendências artísticas.

Museu de Artes e Ofícios

Com 9.00 m2 de área está instalado no conjunto histórico da antiga estação central da Estrada de Ferro Central do Brasil na Praça Rui Barbosa. São mais de 2.000 peças dos séculos XVIII ao XX que mostra a riqueza da produção popular na era pré-industrial, que deram origem às profissões contemporâneas.


Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Possui coleções da fauna brasileira principalmente espécies do cerrado, além de contar com um Jardim de Borboletas. O museu também desenvolve pesquisas nas áreas de paleontologia, zoologia e conservação da natureza. 

Circuito Cultural Praça da Liberdade 


É um conjunto integrado de espaços culturais em formação e estabelecidos através de parcerias públicas e privadas. A proposta é reunir na Praça da Liberdade, arte, ciência, cultura popular, museus, centros de memória, salas de exposição, espetáculos, oficinas e cursos. 

Conjunto Arquitetônico da Pampulha 


Foi projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek e construído entre 1942 e 1944.  O circuito é composto por um conjunto de edifícios em torno do lago artificial da Pampulha, sendo um cassino, uma igreja, uma casa de baile, um clube e um hotel.

Mercado Central e Savassi, Festival Creamfields Brasil, Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa.


Belo Horizonte também é conhecida como a “capital nacional dos botecos” devido haver mais bares per capita do que em qualquer outra cidade do país.

Na próxima viagem ao Brasil, não se esqueça de incluir Belo Horizonte no seu roteiro.
Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Belo Horizonte, mineiro uai de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/03/belo-horizonte-mineiro-uai.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba