Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Viajando pela U.S. Route 66 - Illinois


Marisa Fonseca Diniz


Prepare a mochila, a emoção e sua Harley Davidson porque vamos viajar alguns dias pela famosa e lendária Route US 66



Nossa viagem começa pela lendária U.S. Route 66, também conhecida como Rodovia Will Rogers, que foi estabelecida em 11 de novembro de 1926 iniciando em Chicago - Illinois na costa leste americana passando pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminando na cidade de Santa Mônica na costa oeste do Pacífico no estado da Califórnia. A construção de novas vias interestaduais fez com que o trânsito da rodovia fosse desviado causando uma queda brusca no comércio local. Apesar de ser pouco usada nos dias atuais, vale a experiência da viagem pela paisagem e pelas pessoas que encontramos pelo caminho.


A Route 66 começa na cidade de Chicago as margens do Lago Michigan próximo do John Hancock Center, um dos arranha-céus mais altos do mundo com 344 metros. É possível apreciar a vista do observatório que fica 94º andar tendo 360º graus de visão espetacular.


O John Hancock Center possui 100 andares, 36 elevadores e foi construído para resistir sismos violentos, projetado pelo engenheiro Fazlur Khan, o edifício é considerado atualmente o 4 º arranha-céu mais alto de Chicago e o 6º mais alto dos Estados
 Unidos. O arranha-céu possui restaurantes, escritórios, residências e possui a piscina mais alta dos Estados Unidos, só para os corajosos.

A Route 66 possui 484 km de estrada, dentro de Chicago e na sequência vamos passar por alguns pontos históricos da cidade, tais como:

Fonte de Buckingham


Representa um dos marcos da cidade de Chicago localizado no Grant Park, a fonte foi construída em 1927. A fonte foi construída em forma de bolo de casamento rococó inspirado na Fonte Latona do Palácio de Versalhes. De abril a outubro há shows regulares de água e shows de luzes coloridas no período noturno.
Railway Exchange Building
Edifício histórico localizado na Michigan Avenue também conhecido como Edifício Santa Fé. Um edifício de dezessete andares de escritórios projetado por Frederick P. Dinkelberg.
O edifício é reconhecido pelo logotipo da Motorola no telhado, que é visível do Grant Park e do Lago Michigan. O centro do edifício apresenta um poço de luz, que foi coberto com uma claraboia na década de 1980.
Art Institute
Localizado no centro de Chicago próximo ao Lago de Michigan, o instituto ocupa uma área de quase 93.000 metros quadrados com oito edifícios e galerias com quase 300.000 pinturas e esculturas modernas europeias e americanas. O Art Institute foi fundado como museu e escola de belas artes em 1879.

Orchestra Hall Chicago
É o lar da famosa Orquestra Sinfônica de Chicago e parte do maior Symphony Center composto por um restaurante e espaço para ensaio. Orchestra Hall apresenta concertos de jazz, pop, câmara e músicas internacionais.
Sears Tower
Construída em 1974 já foi considerada a edificação mais alta do mundo até ser destituído pelas torres gêmeas de Petronas em Kuala Lumpur, Malásia, construídas em 1997.

Douglas Park 
Localizado no distrito de Chicago, além de parque serve também como um centro cultural e comunitário no West Side da cidade. O parque recebeu este nome em homenagem ao senador americano Stephen A. Douglas falecido em 1861.

Hawthorne Works - Western Electric Company
Complexo industrial localizado na Vila Cicero no Condado de Cook, Illinoi, que abriu as portas em 1905 e fechou em 1983. A Hawthorne chegou a empregar mais de 45 mil trabalhadores que produziam equipamentos telefônicos e diversos outros produtos.

Route 66 Beverages

Continuando pela Ogden Ave em Berwyn uma pequena cidade no Condado de Cook, Illinois faça uma parada no Route 66 Beverages.

The Spindle

A cidade também é famosa pela estátua de 12 metros de altura, que nada mais é do que oito carros empilhados. A estátua está localizada no estacionamento do Cermak Plaza Shopping Center.


Aproveite e veja outras obras de arte expostas no estacionamento do shopping, tais como: Albatross II, Bee Tree, Big Bil Bored, Byzantine Solution, Crosswalk & Handicap Parking Stall Designs, Dancing Trees II, Drum Yard, entre outras.
Se a fome aparecer não poupe seus esforços para dar uma parada na mais antiga cadeia de restaurantes de comida rápida de hambúrgueres datada de 1921 Castle, localizada na 7155 Ogden Ave, Berwyn.


Ainda no Condado de Cook no vilarejo de Lyons aprecie o rio Des Plaines atravessando a ponte.


Seguindo pela Ogden Ave no cruzamento com a Joliet Ave a direita verá a Torre Hoffman e a barragem localizada na orla do Barrypoint Rd.

Quando passar pela cidade de Joliet nos Condados de Will e Kendall na IL-53 em direção ao sul não deixe de visitar o Joliet Area Historical Museum localizado na intersecção das ruas Cass e Ottawa. Desde sua abertura em 2002, a galeria principal do museu expõe histórias sobre a cidade de Joliet bem como de seus habitantes.


Aproveite o passeio pela cidade e vá ao The Rialto Square Theatre projeto arquitetônico em estilo neo-barroco considerado pelo American Institute of Architects um dos 150 melhores lugares de Illinois. O teatro abriu em 1926 e abriga musicais, peças de teatro, concertos e a comédia é um destaque.


Há 96 km da cidade de Chicago pela Route 66 visite um dos hotéis mais antigos na cidade de Wilmington, o Eagle Hotel que data sua construção de mais ou menos 1837, pois não há uma data exata do empreendimento. A história do hotel é bem interessante, atualmente desativado, os primeiros colonos de Wilmington chegaram em 1836 favorecidos pela abundância dos rios e madeira.

Thomas Cox construiu o primeiro moinho de milho e trigo na região, agricultores viajavam grandes distâncias até o moinho para beneficiarem a suas produções de grãos, e no entanto era necessário um local para descanso, e foi assim que surgiu o Eagle Hotel.


Ainda no caminho irá encontrar o reator The Braidwood localizada no Condado de Will que é uma planta que gera energia nuclear para a cidade de Chicago e para a região norte do estado de Illinois.



Três quilômetros antes de atravessar o rio Mazon na IL-53, na cidade de Garner, Condado de Grundy à esquerda irá encontrar o restaurante Riviera datado de 1927.

Na intersecção com a IL 129 e IL 53, ambas são alinhamentos da Route 66, vire à esquerda na IL 53 e use a  Forntage Road ao sudeste da I-55 conhecida como U.S. 66.


Na cidade de Gardner há uma prisão histórica, Two-Cell Jail com apenas duas celas construída em 1910, e que foi restaurada pela comunidade local. Sinta-se prisioneiro por algumas horas para aproveitar melhor esta construção histórica.

Na I-55 pegue a saída 261 em direção a Plainfield, chegando lá vire à esquerda na IL-59. As cidades de Plainfield e Joliet estavam na Lincoln Highway, a primeira estrada de costa a costa projetada para viagens de carro construída em 1915, conhecida atualmente como U.S. Route 30, liga o Oregon a New Jersey.


Quando passar pela cidade de Dwight nos Condado de Grundy e Condado de Livingston, não esqueça de passar pelo Ambler's Texaco Gas Station um posto de gasolina histórico localizado na intersecção da Route 66  com a Route 17 no estado de Illinois. Construído em 1932 foi o posto de gasolina a ficar em funcionamento por mais tempo na Route 66 durante 66 anos até 1999. De 2005 a 2007, o posto foi restaurado e adicionado em 2001 ao U.S. National Register of Historic Places.


Quando a fome bater dê uma passada pela Feddersen's Pizza Garage uma antiga concessionária transformada em pizzaria localizada na 309 Old Route 66, Dwight, Illinois.


Em Odell no Condado de Livingston visite o The Standard Oil Gasoline Station localizado na 400 S West St construída 1932 serviu aos viajantes da Route 66 até 1975, quando encerrou suas atividades. Foi restaurado pela Illinois Route 66 Association e pelo comitê de preservação.

Em Pontiac no Condado de Livingston não deixe de visitar na 110 W Howard Street o Route 66 Museum inaugurado em 2004, onde expõe diversas curiosidades e histórias da Route 66. O museu dica localizado no antigo edifício dos bombeiros de Pontiac por lá também há o museu militar, uma antiga prisão da cidade e uma loja que vende antiguidades.


Quando chegar na cidade de Atlanta visite o The J.H. Hawes Elevator é um elevador de grãos histórico construído em 1903 ao longo da estrada de ferro de Midland de Illinois. Construído por McIntyre e Wykle, o elevador utiliza parafusos verticais de madeira em suas paredes para formar suas caixas de grãos internas. O elevador operou até 1975, sendo restaurado mais tarde à sua condição original e atualmente é um museu. Em maio de 1991, o elevador foi adicionado ao National Register of Historic Places.


Construído em 1908, Atlanta Public Library e Clock Tower é uma das poucas bibliotecas públicas em forma octogonal em Atlanta, Illinois. Sua rotunda dourada e suas salas internas são cheias de madeira sólida de carvalho e refletem a arquitetura clássica do local.

Indo pela Route 66 passando por Sherman em direção a Springfield, não deixe de conhecer a história de Lincoln que morou na cidade até 1861, quando após este período mudou-se para a Casa Branca. A cidade de Springfield é a capital do estado americano de Illinois, onde poderá conhecer diversos locais históricos ligados a Lincoln e a história da Route 66.



Shea's Gas Station Museum Center localizado na Route 66 em Springfield, Illinois foi transformada em um posto de gasolina da Texaco, mais tarde na Marathon e em um museu de renome mundial. O museu possui uma mistura eclética de recordações vintage de postos de gasolina coletados nos últimos cinquenta anos, onde inclui bombas de gasolina, cabines telefônicas de madeira, placas sinalizadoras, fotos e outras lembranças dos antigos postos de serviços da Route 66.

Em Springfield , Illinois na 1500 Monument Ave se encontra no Oak Park Cemitery o histórico túmulo de Lincoln Tomb State Historic é fácil de encontrar, e do lado de fora do mesmo há um busto de ouro em homenagem ao ex-presidente americano.


Siga pela N Grand Ave e continue ao sul pela BL-55, vire à direita na Eno Ave, onde há um desvio para o sul na 9ª St até St Grand St, vire a esquerda ao sul na 5ª St, e conheça a casa de Lincoln, mais conhecida como Lincoln Home National Historic Site.


Entre as ruas 5 e 6 St na Adams St encontrará o  antigo Capitol State de Springfield, que abriga os poderes legislativos e executivo do governo do estado dos Estados Unidos. Construído em 1818, a arquitetura é em estilo renascimento francês e foi projetado por Cochrane e Garnsey. O prédio possui a Câmara dos Deputados, o Senado, o escritório do governador do estado de Illinois, além de escritórios e salas de comissões adicionais.

O edifício tem forma de cruz com quatro asas, a cúpula central alta e os telhados da torre são cobertos de zinco, o interior da cúpula apresenta um friso de gesso pintado para assemelhar-se ao bronze, que ilustra as cenas históricas de Illinois, além de uma réplica de vitrais do selo do estado no oculus da cúpula.


Localizado na S 6th St, o Lincoln-Herndon Law Offices é um edifício histórico construído em tijolos datado de 1841. O escritório de advocacia pertencente a Lincoln foi restaurado pela Illinois Historic Preservation Agency como um prédio histórico do estado.

Se depois desse passeio cultural por Springfield sentir fome, aproveite e passe por um dos restaurantes mais populares aos aventureiros da Route 66, o Cozy Dog Drive In. O restaurante possui diversas recordações da Route 66 e uma loja de presentes com diversas lembranças da Route 66.



O The Chili Parlor também é um restaurante muito frequentado pelos viajantes da Route 66, localizado na 820 S 9th St em Springfield é um daqueles lugares ideias para quem prefere uma comida mais apimentada. O restaurante surgiu na véspera do Ano Novo de 1945 e está aberto até os dias atuais.

A Route 66 é daquelas estradas lendárias que no decorrer do caminho encontramos não apenas locais históricos como também estátuas gigantes como é o caso da maior garrafa de catchup do mundo, The Brooks Catsup Bottle. Localizado na cidade de Collinsville, Illinois ao sul na Main St na IL-159. Esta única torre de água de aproximadamente 52 metros de altura foi construída em 1949 pela WE Caldwell Company para a fábrica de engarrafamento GS Suppiger Catsup. Criatividade única que perdura até os dias atuais.


The Cahokia Mounds State Historic Site localizado entre Saint Louis a leste e Collinsville no sudoete do estado de Illinois encontra-se a área d euma antiga cidade indígena com cerca de 8,9 km2 que inclui 120 montes de terra que se estendem através de uma área de 15,5 km2  dos mais de 80 montes ainda existentes.

Cahokia é o maior sítio arqueológico relacionado à cultura de Mississipi, que desenvolveu sociedades avançadas na América do Norte, Central e Oriental. É um exemplo notável de estrutura sedentária pré-urbana.


Para continuar a Route 66 e entrar no estado do Missouri siga pela antiga ponte Veteran's Memorial Bridge renomeada como Martin Luther King Memorial Bridge é uma ponte de vigas em cantilever de 1.000 metros de comprimento sobre o rio Mississipi que liga St. Louis com a East St. Louis em Illinois.

A ponte foi inaugurada em 1951 como Ponte Memorial dos Veteranos para aliviar o trânsito na Ponte MacArthur ao sul conectando as rodovias I-55, I-64 e a U.S. Route 40 com as ruas do centro de St. Louis, e a U.S Route 66 através do rio.

Em 1967 a ponte caiu e acabou sendo fechada, na década de 1980 a ponte foi reconstruída abrindo novamente em 1989 e em junho de 1990 a iluminação da ponte foi completada pela Autoridade Portuária de St. Louis. Porém, em outubro de 2009, a ponte foi fechada novamente para reduzir a configuração antiga de quatro pista para três pistas mais largas, instalar uma membrana de impermeabilização sobre a superfície da ponte e instalar uma barreira de concreto para separar o tráfego entre os sentido leste e oeste. A ponte foi então reaberta em outubro de 2009 e inaugurada em fevereiro de 2014 a nova Ponte Memorial de Stan Musial Veterans.

Entramos no estado de Missouri e continuaremos a nossa viagem pela Route 66 no próximo artigo. Espero que tenham gostado desta aventura cultural até o momento, e nos vemos no próximo artigo!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Viajando pela U.S. Route 66 e 101 (Parte I - Illinois) de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2017/11/viajando-pela-us-route-66-e-101-us-Parte-I-Illinois.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba