Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Ecoturismo no Brasil



Marisa Fonseca Diniz


O Brasil é um país que possui uma paisagem exuberante com muitas praias, florestas, montanhas e aventura. Não existe um só ser no Planeta Terra que não goste de contemplar a natureza e aproveitá-la da melhor maneira possível. O governo brasileiro tem investido em políticas públicas, a fim de desenvolver o turismo brasileiro dando opções diversas ao turista estrangeiro e nacional.


O ecoturismo brasileiro possibilita uma variedade de atrações aos turistas, que buscam aventura vinculada a historia e cultura nacional. A região norte do país é muito procurada por estrangeiros que buscam conhecer melhor a Floresta Amazônica, a região nordeste é outro atrativo àqueles que buscam praia, sol e esportes náuticos, a região centro-oeste brasileiro é o destino preferido daqueles que buscam o pantanal e o planalto central, onde concentra uma variedade de espécies da fauna e da flora, a região sudeste concentra o turismo histórico nacional, além das praias do Rio de Janeiro, e a região sul é ideal aos apaixonados por praia e gostam de curtir o clima frio dos pampas.

No Brasil, o ecoturismo é um segmento turístico sustentável, que possibilita a visitação aos locais sem agredir o meio ambiente. O país é repleto de belezas naturais certificadas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Dentre tantas belezas naturais podemos encontrar Olinda, Ouro Preto, Mariana, Salvador, São Luis, entre outras cidades.

Segundo, o Ministério do Meio Ambiente Brasileiro, ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

O ecoturismo pode ser interpretado como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a preservação e educação ambiental. Os principais destinos para a prática do ecoturismo no Brasil são os seguintes:

Região Sudeste

Angra dos Reis


Localizado no sul do Estado do Rio de Janeiro faz limite com as cidades de Parati, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense, Bananal e São José do Barreiro no lado paulista. Angra dos Reis possui 97 ilhas, cercada por morros e mangues e é o destino preferido aos praticantes de mergulho.


Ilha Grande é a ilha mais famosa da região, além de ser a mais procurada pelos turistas, pois suas águas cristalinas e azuladas são excelentes para quem procura passeios de barco, já as Ilhas Butinas possuem águas com pouca profundidade sendo excelente a prática de snorkeling.

Brotas


Brotas é considerada a cidade da aventura localizada no interior do Estado de São Paulo. A cidade é um atrativo aos aventureiros de esportes radicais com diversas pousadas, rios, cachoeiras e uma ótima infraestrutura turística.

Capitólio


Capitólio é um pequeno município conhecido como a Cidade Rainha dos Lagos, que faz parte da região entre a serra e a represa de Furnas. Capitólio reúne vários atrativos naturais com inúmeras cachoeiras, piscinas naturais, grutas, cânions, trilhas ecológicas, além de atrativos históricos e culturais.
Outras cidades interessantes a serem visitadas são: Atibaia, Campos do Jordão, Carrancas, Ilhabela, Ilha do Cardoso, Itatiaia, Juquitiba, Paraty, Parque das Cavernas, Petrópolis, Serra da Bocaina, Serra da Canastra, Serra do Cipó, Socorro e Ubatuba.

Região Sul

Bombinhas

Paraíso ecológico de Santa Catarina, Bombinhas possui quase 75% do seu território decretado como área de preservação permanente com seus costões, dunas, mangues, morros e praias.

Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do estado do Paraná, as principais atrações turísticas do município são as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Serra Gaúcha


A Serra Gaúcha possui relevos variados, vegetação exuberante, rios e águas cristalinas aqueles que adoram um passeio de jipe, a cavalo, bike, além da prática de canoismo, tirolesa, rapel e escalada.
As demais cidades ideais para o ecoturismo são Ilha do Mel, Cambará do Sul, Três Coroas e Serra Catarinense.

Região Centro-Oeste

Bonito

Bonito é um município da região Centro-Oeste situado no estado do Mato Grosso do Sul. A cidade é um pólo do ecoturismo e as principais atrações são vinculadas a natureza com muitas cachoeiras, grutas e água transparente ideal a prática de mergulho.

Pantanal


O Pantanal Mato-Grossense está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, a região possui um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do país. Abriga uma grande variedade de animais, alguns ameaçados de extinção, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico, além de diversos tipos de vegetações da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros


A Chapada dos Veadeiros é conhecida como o Berço das Águas devido à quantidade de nascentes de águas cristalinas que há na região. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica na região nordeste de Goiás e é considerado patrimônio natural mundial pela UNESCO. A região é cheia de piscinas naturais, cânions, trilhas, cachoeiras e uma rica biodiversidade de fauna e flora.
Outras cidades interessantes a serem visitadas são as seguintes: Chapada dos Guimarães, Serra do Roncador, Parque Nacional das Emas, Rio Araguaia, Alta Floresta, entre outras.

Região Norte

Jalapão


Jalapão está localizado no estado do Tocantins com dunas alaranjadas no meio do Cerrado, rios e cachoeiras cristalinas sendo o destino de muitos turistas praticantes de rafting e aos amantes da natureza.

Monte Roraima


Sétimo ponto mais alto do país (2.875 metros de altitude e quinze quilômetros de comprimento), o Monte Roraima está situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana e é um dos fenômenos naturais mais primitivos e impressionantes do mundo. É possível observar a dimensão do poder do tempo a partir das fendas e abismos, encontrados em seu platô, que foram formados pela ação do vento e das chuvas. Mesmo estando em uma região remota da América do Sul e da dificuldade do trekking até o topo do Monte Roraima, atingir seu cume é uma recompensa maravilhosa.

Ilha de Marajó


A Ilha de Marajó está localizada no norte do Pará e é a maior ilha fluviomarinha do mundo. É banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. A ilha possui a maior criação de búfalos do Brasil e a paisagem da ilha é composta de praias, lagos, florestas e gramados.
Aproveite e visite também a Ilha do Bananal, o Vale do Jurá, Pouso das Garças, Floresta Amazônica, Rio Guaporé e Ilha de Maracá.

Região Nordeste

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro no Oceano Atlântico pertencente ao estado de Pernambuco, as praias são ideais para o mergulho recreativo devido à corrente sul equatorial que empurra a água quente da África para a ilha.

Lençóis Maranhenses


O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O parque foi criado com a finalidade de proteger a flora, a fauna e as belezas naturais existentes no local. Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares, que atraem os turistas aliados a passeios nas dunas e banhos nas lagoas.

Arquipélago de Abrolhos

Localizado no Oceano Atlântico ao sul do estado da Bahia constituído por cinco ilhas, o arquipélago é considerado área de proteção ambiental sob controle da Marinha do Brasil, e é uma excelente região aos praticantes de mergulho.

Outros locais na região nordeste excelentes para a prática do ecoturismo são os seguintes: Itacaré, Jericoacoara, Jucumã, Maragogi,Caraíva, Pipa, entre outros.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba