Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Literatura sobre rodas


Marisa Fonseca Diniz


A palavra literatura vem do latim littera que significa letra, a definição da palavra remete a um conjunto de habilidades, tais como ler e escrever de maneira correta. Alguns especialistas no assunto classificam a literatura como a arte de criar e compor textos.

Quando o sonho de compartilhar a literatura com pessoas que não tem condições de comprar um livro se quer, surge a possibilidade de compartilhar projetos que levam esta atividade as mais longínquas comunidades ao redor do mundo.

Um desses projetos surgiu como um sonho de um ex-morador de rua, que gostaria de ter um carrinho de carregar papelão para poder emprestar livros aos companheiros da rua. Este sonho se transformou realidade nas ruas de São Paulo através da Bicicloteca, que com um triciclo leva livros a sem tetos e pessoas que vivem em regiões que não possuem bibliotecas.



Dentro deste mesmo conceito de estimular a leitura através das bibliotecas móveis surge a bibliotáxi, onde os livros são passados adiante por meio de táxis que circulam na cidade de São Paulo.

Santa Cruz de La Palma, na Espanha possui um projeto de biblioteca móvel destinado a promover a literatura na cidade facilitando a aproximação de todos os cidadãos, em especial as crianças e jovens ao mundo da literatura.



A biblioteca móvel é uma estrutura funcional que possui mais de 300 livros com um design de fácil maneabilidade adequado com acesso aberto em diversas áreas da cidade de Santa cruz de La Palma.

A cidade de Vera Cruz na Itália possui o projeto Librobus, que é uma biblioteca sobre rodas, onde utiliza um caminhão adaptado no transporte de 4000 livros e acomoda mais de 10 pessoas interessados em ler. O principal objetivo deste projeto é levar a literatura até os jovens.


A prefeitura da maior cidade da América Latina, São Paulo criou o projeto ônibus-biblioteca que possui mais de 72 roteiros possibilitando que pessoas moradoras em bairros distantes possam  ter acesso a livros periódicos e gibis.


Os projetos de biblioteca móvel não ficam restritos apenas a livros de literatura convencional, o projeto A47 Mobile Art Library do México prova que é possível levar a arte para as pessoas que não conhecem. O projeto tem como proposta oferecer um espaço para oficinas, debates, apresentações, palestras, além de livros em um espaço arejado e interativo.


Conheça outros projetos de biblioteca móvel sobre rodas ao redor do mundo:

Coréia do Sul


Portugal - Fundação Calouste Gulbenkian


África do Sul – Container Móvel



#livros #curiosidade #mundo
#books #curiosity #world
#libros #curiosidad
#cafesonhosepensamentos
#mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Literatura sobre rodas de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2015/03/literatura-sobre-rodas.html.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba