Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Chinatown ou Liberdade?



Marisa Fonseca Diniz


Qual a diferença entre o bairro Chinatown da cidade de São Francisco, Estados Unidos e o bairro da Liberdade em São Paulo, Brasil?


Aos apaixonados por cultura oriental não tem como não se apaixonar por estes dois bairros tão próximos um do outro e tão distante ao mesmo tempo. Chinatown é um bairro orientalmente emblemático, nos Estados Unidos existe pelo dez bairros chineses. Os bairros orientais mais conhecidos ficam na cidade de Nova Iorque, São Francisco e Los Angeles.

Em São Francisco, o bairro Chinatown  está localizado entre a Grant Avenue e a Stockton St com uma população de 15.000 pessoas, que variam entre imigrantes orientais e idosos.

O bairro foi fundado em 1848, sendo considerado o maior bairro fora da Ásia em terras americanas. A grande influência histórica e cultural dos imigrantes chineses acabou sendo incorporada à cidade de São Francisco, atualmente o bairro ainda mantém os mesmos costumes asiáticos, o idioma, a cultura, o clube social e a própria identidade.

Chinatown é um centro de comércio e cultura para mais de 133.000 chineses que moram na cidade de São Francisco e outros 200.000 na área da baía. É considerada a capital cultural para os chineses que fazem compras no bairro e mantêm laços afetivos nas associações familiares regionais e nos templos budistas.

Ao longo da Grant Ave pode se observar a arquitetura no estilo chinês nas lojas, restaurantes e moradias. O bairro é atração turística para mais de 75% das pessoas que visitam a cidade de São Francisco.

As principais atrações do bairro que valem a pena visitar são as seguintes:

The Chinatown Gate



O portal  Dragon Gate é a entrada oficial de Chinatown localizado na Bush St, onde a Grant Ave leva os turistas para dentro de Chinatown. O portão é decorado por dragões e peixes koi e dois leões de pedra ficam de guarda.


O Dragon Gate é um autêntico portão chinês trazido de Taiwan em 1969, na frente do portal há os dizeres do fundador da República da China, Dr. Sun Yat Sen, que significa: “Tudo sob o céu é para o bem das pessoas.”

Grant Ave


A Grant Ave percorre todo o bairro Chinatown, a paisagem é repleta de lanternas vermelhas, prédios decorados com ornamentos chineses e postes chineses.


A rua é cheia de lojas de presentes a um preço bem acessível, além de restaurantes com comida tipicamente chinesa.
Sing Chong Building

Logo após o terremoto de 1906 foram construídos dois edifícios um de frente para o outro Sing Chong e Sing Fat que estão localizados na intersecção da Grant Ave e da Califórnia St.


Projetados em estilo chinês, os edifícios foram construídos com a intenção de que após o terremoto Chinatown não fosse mudada de lugar, além de ser uma maneira de atrair mais turistas ao bairro. O cable car atração turística da cidade de São Francisco passa pelos prédios, vale a visita.

St. Mary's Church

A única construção que sobreviveu ao incêndio que destruiu Chinatown após o terremoto de 1906 foi a igreja St. Mary construída em 1853 e restaurada, porém ainda se podem ver na parte externa alguns tijolos chamuscados pelo fogo.


Abaixo do relógio há uma passagem bíblica: “Filho, observe o tempo e se distancie do mal” (Eclesiastes).

Old Telephone Exchange


Na 743 Washington St  está localizado o East West Bank (Bank of Canton) atualmente, mas no passado funcionava  a estação telefônica de Chinatown,onde  as mulheres chinesas operavam as linhas telefônicas tendo que saber os nomes e os números de todos os residentes de Chinatown.

Golden Gate Fortune Cookies



Localizada na 56 Ross Aly na Jackson St, a fábrica de biscoitos da sorte existe desde 1962,  a produção é de aproximadamente 20.000 unidades por mês. Os biscoitos da sorte são feitos artesanalmente em uma pequena fábrica em Chinatown, os sabores são os mais variados, entre eles, o tradicional, amêndoa e chocolate.

Golden Gate Bakery



A padaria está localizada no número 1029 da Grant Ave e produz deliciosas tortinhas de creme quentes e macias, que fazem sucesso na região.

Tim How Temple (Tien Hau)


É o templo Taoísta mais antigo dos Estados Unidos fundado em 1852. O templo está localizado 125 Waverly Place em Chinatown. 

Vita Tea Leaf


Localizada na 1044 da Grant Ave, a casa de chá tem uma variedade enorme de chás, vale a pena experimentar pelo menos seis sabores diferentes, pois além de ser um local tradicionalmente chinês, o ambiente é bem agradável.


Em contrapartida na cidade de São Paulo, Brasil, encontra-se o bairro da Liberdade com uma história sombria.  Na era colonial o que chamamos hoje de Praça da Liberdade era o antigo Largo da Forca, local onde havia a execução de criminosos e escravos.  Em 1604 a forca foi transferida para a Rua Tabatinguera e os enforcamentos aconteceram no local até 1891.

Próximo ao antigo Largo da Forca surgiu o primeiro cemitério público da cidade de São Paulo, Cemitério dos Aflitos ou Cemitério dos Enforcados que era destinado a indigentes e aos mortos pela forca, o local funcionou até 1858.


Em 1887 foi erguida a capela Santa Cruz da Alma dos Enforcados (Igreja das Almas) próxima ao Largo da Forca, onde a documentação primária data que a primeira missa foi celebrada em 01 de maio de 1891, ano de sua fundação. A igreja é até hoje considerada um local sinistro, aonde as pessoas vão até lá para acender velas para os mortos.

No antigo local do Largo da Forca foi construído em 1754 a Casa da Pólvora, uma vez que, a região era deserta e ficava na periferia da cidade sendo aos poucos povoada por loteamentos das antigas chácaras, que ali se encontravam.

Conta-se que o bairro recebeu este nome “Liberdade” como referência a abolição da escravatura, porém há outras versões de que seja em referência a execução dos soldados Chaguinhas e Cotidiba. O público que acompanhava a execução ao ver que as cordas que prediam Chaguinhas arrebentaram diversas vezes começaram a gritar “liberdade, liberdade”.

Durante o século XIX, imigrantes portugueses e italianos construíram diversos sobrados, que com o passar do tempo viraram pensões e repúblicas. O bairro da Liberdade atualmente é conhecido como um bairro japonês. A partir de 1912 os primeiros imigrantes japoneses começaram a residir na Rua Conde de Sarzedas, ladeira íngreme que na parte baixa possuía um riacho e era uma área de várzea. A rua possuía muitos casarões com porões, que eram alugados por um preço muito mais barato que as demais habitações.  Vários imigrantes japoneses viviam nestes porões fazendo com que aos poucos o bairro fosse criando características orientais.


Com um pouco mais de 19.000 habitantes, o bairro japonês possui diversas atrações, entre elas estão o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Bunkyo) localizado na Rua São Joaquim, 381, que conta a história de quando chegaram os primeiros japoneses e sua evolução no bairro.

Palacete Conde de Sarzedas

Localizado na Rua Conde de Sarzedas, 100 é também conhecido por Castelinho do Amor construído entre os anos de 1891 e 1895 por Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira, que se apaixonou por Marie Louise Belanger, uma francesa de 18 anos e construiu o palacete para homenagea-la.


O Palacete fica no alto da ladeira, antiga colina, sendo na época de sua construção uma construção privilegiada com vista para todo o Vale do Tamanduateí. Posteriormente o arquiteto Ruy Ohtake projetoo no mesmo espaço o prédio do Tribunal de Justiça, porém o Palacete foi tombado e restaurado, sendo instalado no local o Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo.



O Jardim Oriental na Liberdade é um ponto de referência e simplicidade, localizado na Rua Galvão Bueno com traços da cultura japonesa, o lugar é tranquilo e a principal atração é a natureza.


As principais ruas do bairro da Liberdade são decoradas com típicas lanternas suzurantô. 

O melhor do bairro está mesmo nos finais de semana, onde a praça da Liberdade fica repleta de cores, cheiros e pessoas de todos os lugares do mundo, a famosa Feira da Liberdade recebe artesãos de vários lugares, que comercializam seus produtos das mais variadas culturas, além da oriental.

A feira também possui barracas de comidas típicas japonesas e algumas brasileiras. Ao redor da praça há também restaurantes e lojas típicas com comidas e roupas orientais.

Se no final do dia deu aquela vontade de tomar uma chá com os amigos e saborear um doce, eu recomendo a 89ºC Coffee Station localizada na Praça da Liberdade, 169. O local é frequentado por turistas do mundo todo e jovens com um novo conceito de cafeteria muito baseado no estilo californiano.


Há uma variedade de salgados, doces, café gelados e quentes e vale muito dar uma passada por lá e saborear alguns donuts recheados.
Ao longo do ano o bairro da Liberdade tem alguns eventos importantes, tais como:

Hanamatsuri (Festival das Flores)


É realizado no sábado anterior à primeira lua cheia de abril em homenagem ao nascimento do Buda Xaquiamuni. Na Rua da Liberdade, uma estátua do Buda é colocada em um altar cercado por flores onde os visitantes podem fazer pedidos enquanto banham a estátua com chá. As flores representam o jardim Lumbini onde o Buda teria nascido.

Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas)


A celebração folclórica é uma das mais famosas em todo mundo, o festival acontece no mês de julho e se estende até agosto. As ruas do bairro da Liberdade são decoradas com bambus e papéis coloridos que representam as estrelas. Quem passa por ali pode escrever os seus pedidos em pedacinhos de papel.

Toyo Matsuri (Festival Oriental)


Na época que antecede o ano novo, o Festival Oriental se mantém no mês de dezembro se encerrando apenas nas festas da passagem de ano. O festival é composto por diversas manifestações artísticas com danças típicas e shows. A decoração das ruas é feita com bandeiras e mensagens de boa sorte.

Moti Tsuki


“Moti” significa bolinho de arroz e “tsuki” socar. Na passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro as famílias se reúnem para preparar o bolinho de arroz que é socado em um pilão. Como o trabalho é revezado por várias pessoas, o que representa a união e força que deve se manter ao longo de todo ano novo. Neste festival há distribuição de saquinhos com os motis.

Tanto Chinatown na cidade de São Francisco como a Liberdade na cidade de São Paulo valem  muito a pena visitar e conhecer um pouco mais da cultura oriental, eu recomendo!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Chinatown ou Liberdade? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/08/chinatown-ou-liberdade.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba