Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Cheio de si, porém sempre vazio

 Marisa Fonseca Diniz


Nos dias atuais é muito comum encontrarmos nas redes sociais pessoas publicando fotos de si mesmas, não importando o momento, pois a importância se dá pela evidência de estar ali para ser admirada pelos seguidores. Qualquer comentário ou curtida já é o suficiente para ser notada fazendo com que o ego de quem publica as fotos fique extremamente elevado.

Um grupo de pesquisadores da Swansea University e da Milan University publicou em setembro de 2018 no The Open Psychology Journal um estudo sobre mudanças de personalidade. Neste estudo participaram 74 indivíduos com idades entre 18 e 34 anos. O estudo durou quatro meses e foi avaliado o comportamento dos indivíduos nas redes sociais Twitter, Instagram, Snapchat e Facebook.

O estudo comprovou que a publicação de selfies e imagens nas redes sociais de maneira excessiva está diretamente associada ao comportamento narcisista. No estudo, as pessoas que usaram a rede social apenas para publicações verbais não mostraram este tipo de comportamento.

O narcisismo é um transtorno de personalidade que se caracteriza pelo exibicionismo exagerado, pelas crenças relacionadas a direitos e exploração alheia. Durante os quatro meses, os pesquisadores constataram que 25% das pessoas avaliadas que usaram as redes sociais de maneira excessiva e publicaram imagens e selfies apresentaram traços narcisistas.


Por outro lado, uma pesquisa feita pela Pitt's Center for Research on Media, Technology and Health da University Pittsburgh descobriu que o uso de várias redes sociais está fortemente associado à depressão e ansiedade independente do tempo que os jovens e adultos passam nas redes.

O estudo foi publicado na revista Computers in Human Behavior, e comprovou que as pessoas que usam de 7 a 11 redes sociais tiveram três vezes mais risco de depressão e ansiedade do que aqueles que não acessavam mais de duas plataformas de mídia social.

Se analisarmos mais detalhadamente ambos os estudos, vamos perceber que as redes sociais nem sempre se mostram saudáveis às pessoas, pois por um lado temos os narcisistas que não medem esforços para chamar atenção para si e sempre querem mostrar que são glamorosas, e por outro lado há as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, estas por sua vez ao acessarem as redes sociais tem a percepção que suas vidas são totalmente diferente daquelas apresentadas pelos populares das redes, os tais influencers,  que pode fazer com se sintam pior.


Tudo deve ser comedido, as redes sociais são ótimas para fazer negócios, mas péssimas para exposição, pois nunca sabemos quem realmente está por trás da tela e qual a intenção de cada um, ou seja, todo cuidado é pouco, quando falamos em redes sociais.

Tantos os narcisistas como as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade precisam de tratamento psicológico ou psiquiátrico, a fim de perceberem que o mundo não é apenas uma rede social, e que há vida fora da internet.

#comportamento #behavior #comportamiento
#cafesonhosepensamentos
#mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

 


Licença Creative Commons
O trabalho Cheio de si, porém sempre vazio de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/10/cheio-de-si-porem-sempre-vazio.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba