Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Vida nômade, uma nova tendência mundial

Marisa Fonseca Diniz

O nomadismo é caracterizado por um estilo de vida, onde as pessoas não possuem residência fixa. Este estilo de vida demanda da antiguidade, onde os indivíduos migravam de um canto a outro em busca de comida. No entanto, por volta de 10 mil anos atrás este estilo de vida tinha sido completamente abandonado, uma vez que o ser humano evoluiu, aprendeu a plantar e já podia se autossustentar.

Há ainda alguns povos específicos que vivem o nomadismo primário, e para entendermos melhor este movimento vamos descrever aqui os três tipos principais, a saber:

Caçadores: os nômades caçadores buscam animais para caçar ou plantas silvestres para colher, como é o caso do povo bosquímano que vivem no sul da África e tem um estilo de vida conhecido como caçadores coletores.

Pastores: os nômades pastores são aqueles que mudam de um lugar para o outro para que seus animais possam pastorar como é o caso de alguns povos da Ásia Central, da Sibéria, da Península Arábica e do norte da África.

Mercadores: os nômades mercadores são aqueles que viajam vendendo produtos ou prestando serviços como é o caso dos povos da Índia e do Paquistão, além dos ciganos.

A cada dia que passa mais e mais pessoas ao redor do mundo se veem obrigadas a deixar de lado tudo que conquistaram ao longo dos anos para recomeçarem um novo estilo de vida. As altas taxas de desemprego agravadas pelas crises econômicas tem feito com que jovens do mundo inteiro optem pela vida nômade.

O alto custo de vida associado à falta de oportunidades no mercado de trabalho tem empurrado não apenas os jovens, mas também as pessoas mais velhas para as ruas e rodovias, na intenção de aproveitarem a oferta de trabalhos remotos, que podem ser desenvolvidos em qualquer lugar sem necessitar de uma moradia fixa.

No hemisfério norte, onde a cultura nômade é mais difundida, nem todas as pessoas têm condições financeiras para adquirir uma moradia fixa fazendo com que grande parte da população pague aluguéis exorbitantes para morar de maneira precária, uma vez que, os salários nem sempre acompanham o alto custo de vida das cidades.


Diferentemente do povo nômade que viveu a milhares de anos atrás, os nômades dos tempos contemporâneos em geral advém dos grandes centros urbanos e são conhecidos como nômades digitais. Os nômades digitais trabalham de maneira remota, ou seja, online, e desempenham funções como fotógrafo, editor de vídeos, gestor de mídias sociais, tradutor, escritor, designer, ilustrador, professor online, investidor, assistentes online, além de alguns profissionais da área de TI. Apesar de nem sempre receberem bons salários, os nômades digitais tem a seu favor, o baixo custo de vida e a oportunidade de fazerem o seu próprio horário de trabalho em qualquer lugar do mundo.

#nomadismo #nomadism
#cafesonhosepensamentos
#mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho Vida nômade, uma nova tendência mundial de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2021/10/vida-nomade-uma-nova-tendencia-mundial.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba