Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Velhos demais para serem úteis


Marisa Fonseca Diniz


É interessante como a sociedade em geral classifica os indivíduos como úteis e inúteis. No mercado de trabalho, por exemplo, se etiqueta os profissionais como objetos, considerando velhos aqueles que estão acima dos 35 anos de idade e inexperientes aqueles os que estão abaixo dos 25. As oportunidades de trabalho com carteira assinada são oferecidas apenas às pessoas que estão na faixa etária dos 25 aos 35 anos de idade.

Como se não bastasse este preconceito na área profissional temos que conviver diariamente com pessoas que se consideram superiores aos demais, por acreditarem que como fazem parte das classes sociais mais abastadas podem fazer tudo, inclusive rejeitar os mais pobres.

Muitos indivíduos, infelizmente, não terão a mesma sorte de chegar a maturidade e ficarão pelo meio do caminho. A falta de oportunidades tem feito com que muitas pessoas cheguem à fase da maturidade de maneira penosa, onde lhes falta praticamente tudo, inclusive dignidade, tendo que recorrer aos familiares para continuarem vivos.


Lamentavelmente, a sociedade tende a recriminar os mais pobres pela falta de oportunidades no decorrer da vida, empurrando-os cada vez mais para o abismo, enquanto os mais afortunados tendem a ter uma vida confortável no final da vida.

Duas realidades difíceis de serem compreendidas e aceitas pela maioria das pessoas, mas que tem feito toda a diferença na sociedade. Recriminar os idosos por terem tido condições financeiras desfavoráveis ao longo da vida tem sido um fardo pesado demais para quem sonhou em chegar nessa fase da vida desacelerando da labuta cansativa, mas que infelizmente tiveram que deixar o descanso de lado para continuar lutando por uma vida melhor. Enquanto os idosos mais favorecidos ao longo da vida continuam tendo uma vida tranquila e sem muitas preocupações, principalmente em questões financeiras.

Não podemos ignorar o fato de que, a sociedade sempre há de beneficiar os mais abastados tanto na fase jovem como na fase da velhice, enquanto os demais terão que se contentar com as dificuldades em todas as fases da vida.


O melhor a fazer para envelhecer de maneira digna e saudável é desligar-se das obrigatoriedades que a sociedade imputa aos mais fracos e tentar esquecer as dificuldades. Sentar-se a beira mar ou no campo e fazer uma breve análise do que se viveu, e a importância de compartilhar isso com os mais jovens, não de maneira rabugenta, e sim de maneira leve e feliz. 

Exemplos devem ser compartilhados para ajudar os mais jovens a superar as frustrações, que a vida embute a cada um, além de reconhecer os erros, e ter ciência de que há sim, certa importância no envelhecimento, e que mesmo que possa parecer o fim, nem sempre é.

Há diversos exemplos de vida de pessoas que envelheceram e viveram ainda muitos anos, apenas por acreditarem que não eram inúteis para a sociedade e sim que podiam contribuir e muito para a evolução das pessoas, e são justamente estes exemplos de vida que todos devem seguir, a fim de que a sociedade mude este conceito de que muitos anos de vida represente apenas um fardo a mais a ser carregado para quem não conseguiu construir nada financeiramente.

É importante destacar que não é o dinheiro que traz felicidade e sim a maneira como cada um encara as dificuldades no decorrer da vida. Podemos ter tudo na vida e no fundo não nos sentirmos amados, assim como podemos não ter absolutamente nada e nos sentirmos completos. Tudo é uma questão de prioridades, mesmo quando a sociedade nos nega o direito as oportunidades.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Velhos demais para serem úteis de Velhos demais para serem úteis está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2020/03/velhos-demais-para-serem-uteis.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba