Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Morando em uma casa container


Marisa Fonseca Diniz



Container é uma caixa que pode ser feita em aço, alumínio ou fibra, que foi inicialmente criado para o transporte de mercadorias, podendo ser enviado por vários tipos de modais, tais como marítimo, terrestre ou aéreo.


Os containers marítimos, por exemplo, são estruturas resistentes que armazenam cargas transportadas de um país para outro em navios de grande dimensão. O maior navio cargueiro do mundo é o Emma Maersk, que tem capacidade para transportar cerca de 15 mil containers de uma só vez, o que significa eliminar o transporte de 17 mil caminhões carregados. O Emma Maersk possui 397 metros de comprimento e 63 metros de largura e opera no maior porto do mundo, Rotterdam na Holanda.

O tamanho dos containers é definido de acordo com as leis marítimas, porém, em geral os containers existentes são os de 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros) de comprimento, a altura é de 2,60 m e 2,90 m respectivamente. A largura padrão é de 2,44 metros para facilitar o encaixe no momento do transporte. Todos os modelos de containers têm capacidade de armazenamento de 149 kg por metro quadrado, e a vida útil de um container marítimo é de 10 anos, de acordo com a legislação internacional. No entanto, como são estruturas de grande durabilidade e resistência consequentemente podem ser reutilizados de diversas outras maneiras.

E uma das maneiras mais sustentáveis que os containers marítimos têm sido reaproveitados é como moradias, dessa maneira, a vida útil do container marítimo aumenta podendo ser utilizado por mais de 100 anos, sendo que a manutenção deve ser realizada de forma constante, o que pode dobrar o tempo útil deles.


Apesar de muitas pessoas desconhecerem ou serem resistentes ao uso de containers como moradia, não há nada mais sustentável e barato, uma vez que, a utilização dessas estruturas gera uma quantidade de resíduo descartável muito menor se comparada às construções tradicionais de alvenaria.

O uso de containers marítimos reduz a mão de obra necessária para a construção de residências e aumenta o controle dos responsáveis pelo projeto, o que significa economia de recursos por quem opta por este tipo de casa sustentável.

Os containers tem a vantagem de poderem ser transportados de um lugar para outro, uma vez que, as estruturas são rígidas e independentes, ou seja, é possível levar a casa para onde quiser, além de serem estruturas modulares que podem ser acopladas em outro container aumentando assim a área útil da moradia.

Nada de achar que as moradias feitas de container são quentes, este pensamento está completamente errado, as moradias passam por um processo de revestimento isolante e térmico, onde é usado manta de lã de rocha ou vidro ou PET, além de telhas térmicas ou telhados verdes ou placas solares, que conferem conforto aos moradores. É uma excelente alternativa construtiva para quem busca uma solução econômica e de baixo impacto ambiental.


O maior condomínio de containers do mundo está localizado na cidade de Amsterdã, Holanda, o projeto de moradia estudantil transformou mil unidades de containers para oferecer todas as amenidades que um estudante pode querer. O condomínio Keetwonen integrou um telhado para acomodar a drenagem de águas pluviais proporcionando a dispersão de calor e o isolamento para os containers mais abaixo.

Morar dentro de um container casa é maravilhoso!


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Morando em uma casa container de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2020/03/morando-em-uma-casa-container.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba