Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Ler é uma viagem maravilhosa


Marisa Fonseca Diniz


Todo escritor que se preze é um assíduo leitor, a leitura se faz presente na vida daqueles que tem interesse em ter um vocabulário mais amplo e gostam de viajar em um mundo desconhecido pela maioria das pessoas, ou seja, os livros.

Segundo, o psicolinguístico e professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas, José Morais, na última década a Psicologia Cognitiva tem desenvolvido pesquisas juntamente com a Neurociência Cognitiva a respeito do efeito da leitura no cérebro. A Neurociência tem por objetivo examinar as áreas e os fluxos de ativação do cérebro leitor enquanto a psicologia cognitiva realiza estudos experimentais sobre os mecanismos da leitura elaborando modelos de processamento da habilidade de ler, afirma Morais (Fonte: Revista Psico.USP – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).


Um grupo de pesquisadores liderado pelo Neurocientista Maximilian Riesenhuber do Georgetown University Medical Center fez um estudo interessante, onde reuniu 25 participantes adultos para aprender um conjunto de 150 palavras sem sentido. A plasticidade cerebral associada à aprendizagem foi investigada com ressonância magnética funcional (fMRI), tanto antes como depois do treinamento.

Usando uma técnica fMRI específica conhecida como adaptação rápida à RMf, os pesquisadores descobriram que a área da forma visual da palavra mudou quando os participantes aprenderam  palavras sem sentido. Antes de treinar os neurônios responderam como se as palavras do treinamento fossem palavras sem sentido, mas após o treinamento os neurônios respondiam às palavras aprendidas como se fossem palavras reais. "Este estudo é o primeiro deste tipo a mostrar como os neurônios mudam sua sintonização com palavras aprendidas, demonstrando a plasticidade do cérebro", diz a principal autora do estudo, Laurie Glezer, PhD.

As descobertas não só ajudam a revelar como o cérebro processa palavras, mas também fornece insights sobre como ajudar pessoas com deficiências de leitura, diz Riesenhuber. “Para pessoas que não conseguem aprender palavras soletrando-as foneticamente - o que é o método usual para ensinar a leitura - aprender a palavra inteira como um objeto visual pode ser uma boa estratégia.” (Fonte: Journal of Neuroscience - 24 de março 2015).

Algumas pessoas conseguem ler mais de 100 livros por ano, não duvido, particularmente leio em média 20 livros por ano cada um deles com mais de 350 páginas. Cultivo a ideia de que cada vez mais pessoas possam ter a oportunidade de ler livros físicos ou digitais, não importa desde que se leia. A leitura nos ensina a ter opinião sobre diversos assuntos, amplia o vocabulário, auxilia na interpretação de textos, além de propiciar uma melhor escrita.

Há diversas feiras de livros espalhadas pelo mundo a fora, que oferecem exemplares a preços populares, além de bibliotecas públicas que possuem um amplo acervo com uma diversidade de estilos literários, ou seja, só não lê quem não quer.

Nem terminamos ainda o 1º semestre e já li pelos menos uns 5 livros de assuntos diversos, que decidi recomendar a todos. Vamos lá conhecê-los:












Boa leitura!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Ler é uma viagem maravilhosa de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/04/ler-e-uma-viagem-maravilhosa.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba