Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Respeito: você sabe o que isso significa?

Mensagem de reflexão

Marisa Fonseca Diniz



Não há nada pior do que conviver direta e indiretamente com pessoas autoritárias que não respeitam as opiniões alheias. Quando falamos em opiniões nos referimos a maneira de pensar de cada cidadão referente a um determinado assunto. O modo de pensar de cada pessoa determina o seu grau de conhecimento e entendimento sobre assuntos diversos, bem como a sua realidade e a maneira como ela age perante as adversidades do dia-a-dia.

É interessante observar detalhadamente as opiniões alheias que divergem das nossas, a fim de que possamos analisar e digerir o modo de como as outras pessoas enxergam a realidade. Não podemos pensar que apenas a nossa opinião sobre um determinado assunto é a mais aceitável.

Cada pessoa tem a sua própria personalidade, assim como cada indivíduo vê de maneira diferente certos temas que são discutidos em seu meio social. A famosa frase “o que seria do azul se todos gostassem do amarelo” pode ser interpretada aqui como a maneira de pensar de cada pessoa, ou seja, cabe a cada um de nós tirar proveito das opiniões alheias de maneira inteligente sem precisar agredir ninguém por isso.


Perde a razão quem agride ou denigre a imagem alheia quando não concorda com a maneira de pensar do outro. Não raramente observamos pais e filhos discutindo sobre determinados assuntos, e quando um não concorda com o outro, invés de conversarem educadamente partem para a ignorância agredindo verbalmente o outro com insultos. Gritar com o filho na frente de outras pessoas, seja familiares ou estranhos, denegrindo sua imagem com palavras negativas ou de baixo calão só nos faz pensar o quanto a relação entre ambos se encontra desgastada e não há nenhum tipo de diálogo ou respeito entre ambos.

Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, muito menos de opiniões, no entanto, indiferente do grau de parentesco ou da amizade, as pessoas precisam aprender a respeitar umas as outras. Não há nada mais deselegante em um relacionamento do que a agressão verbal que se arrasta por anos a fio.

A falta de comunicação entre as partes envolvidas ou a ineficiência em compreender o pensamento alheio tem feito com que algumas pessoas se tornem intransigentes umas com as outras causando discussões desnecessárias e afastando-se do convívio social e familiar. Embora não pareça, mas é enfadonho entender porque determinadas pessoas tem o prazer de tratar mal amigos ou um familiares, invés de abrir os braços e ficarem felizes com a presença, sem o menor constrangimento enxotam os indivíduos de seus lares e não sentem qualquer remorso pela atitude grosseira.

Não importa a idade dos interlocutores, crianças, jovens, adultos ou idosos todos devem respeitar a opinião alheia, as escolhas e o modo de vida de cada um, a fim de demonstrar gentileza e sabedoria. Jamais devemos ser arrogantes ou grosseiros com aqueles que se importam conosco, pois a vida passa muito rápido para perdemos tempo agredindo aqueles que pensam diferente de nós.

Não obstante, a realidade da vida tem demonstrado o quanto há diferenças entre as pessoas e seus gostos, em qualquer esquina da vida observamos que sempre há alguém que se identifica mais com nossos pensamentos, nosso comportamento ou maneira de viver, seja um filho, um amigo, um colega de trabalho, um parente distante, não importa, ninguém pediu para nascer, porém já que estamos aqui devemos colocar no baú do esquecimento todos os nossos traumas e desgostos e aproveitar todos os momentos por mais insignificantes que possam parecer e aproveitar a companhia daqueles que por alguns minutos compartilham do nosso caminho. 

Palavras negativas como: vagabundo, preguiçoso, mal agradecido, ingrato, pobretão, lixo de gente, imprestável, burro, idiota devem ser abolidos do vocabulário daqueles que tem intolerância a opinião alheia, sejam filhos, pais, amigos, colegas ou estranhos. Não há nada pior na vida de uma pessoa do que receber uma palavra tão negativa e pesada como estas citadas, se a pessoa em questão estiver passando por algum problema grave, uma doença, uma depressão ou uma perda será tiro e queda para baixar de vez a autoestima do indivíduo.

Quando não temos nada de bom para falar, o melhor a fazer é ficar de boca fechada. Quantas vezes um amigo ou um parente não entra em contato conosco e se encontra descontroladamente nervoso ou triste? Muitas vezes, a única coisa que esta pessoa gostaria de ouvir é uma palavra positiva ou ser ouvido em suas lamentações. Porém, o mais grave é que algumas pessoas não conseguem entender isso e acabam despejando todas as suas insatisfações, mágoas, frustrações e descontentamentos naquele que esperava apenas ouvir uma palavra de apoio.


Infelizmente, as pessoas que são atacadas gratuitamente com o tempo tendem a se afastar do convívio de familiares, amigos e colegas que possuem atitudes agressivas para com elas. O distanciamento pode ser visto como algo saudável, a fim de que agressor enxergue a toxidade de suas atitudes e mude seu comportamento, porém nem sempre é assim que acontece. O afastamento pela falta de diálogo e respeito denigre cada vez mais aquele indivíduo que já sofre com o problema de agressão verbal continuada, pois quem agride não consegue enxergar o mal que faz ao outro e acaba convencendo os demais do seu convívio que é o único que está com a razão.

Quando só um dos lados é ouvido, a vítima sempre será o lobo mal, o ingrato irresponsável que nunca valorizou quem sempre o ajudou. Estranho, não?! É dessa maneira que acabam os relacionamentos sejam eles quais forem sempre de maneira conturbada e sem qualquer tipo de respeito. A maior satisfação de quem agride gratuitamente uma pessoa é vê-la mendigar atenção e ficar emudecida perante as agressões.

A cada dia que passa, percebemos o quanto as pessoas têm ficado intransigentes e soberbas a respeito das diferenças alheias, sejam quais forem, o que denota a falta de humildade em reconhecer as próprias falhas. Não há nada pior do que conviver em um ambiente carregado de atitudes negativas e com pessoas difíceis, machistas, autoritárias e tóxicas.

Que o respeito seja perpetuado, pois não há nada melhor do que aprendermos com as diferenças alheias. Se alguém se afastou da sua convivência por se sentir agredido com suas atitudes negativas faça uma auto-reflexão e veja o que pode ser melhorado ou mudado, saiba que não é vergonha nenhuma assumir seus próprios erros e corrigi-los. Vergonha é não assumir os erros e continuar achando que é o dono do mundo e da razão.

Respeitar o outro é respeitar a si mesmo, portanto faça diferente, mude seu estilo de pensar e veja como o mundo fica mais colorido, pois respeitar o próximo é uma dádiva da vida, que somente os sábios conseguem compreender e aplicar no seu dia-a-dia!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Respeito: você sabe o que isso significa? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2019/03/respeito-voce-sabe-o-que-isso-significa.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba