Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Transforme a leitura em um hábito prazeroso


Marisa Fonseca Diniz



Vergonhosamente, segundo o relatório do Banco Mundial publicado no início do ano de 2018, o Brasil irá demorar pelo menos 260 anos para atingir o nível de leitura dos países desenvolvidos. Resumindo o brasileiro não tem o hábito de ler, não tem desculpa, porque há diversos sites que fornecem livros gratuitamente, além de bibliotecas públicas espalhadas pelo país.

Há diversos projetos espalhados pelo território nacional, que leva os livros às  escolas e as pessoas que desejam ler um bom livro, mas não tem dinheiro para comprar, além de ter várias feiras itinerantes de livros que vendem livros a preços populares, feiras de trocas de livros e gibis grátis, portanto não lê quem não quer.


Não faz parte da cultura do brasileiro ler, infelizmente, pois a leitura abre a mente das pessoas, melhora o vocabulário, amplia os conhecimentos gerais, sendo um ótimo aliado à educação. Quem lê, escreve melhor, isso é um fato, tanto é que o hábito da leitura deve ser cultivado desde os primeiros anos de vida, a fim de que as crianças cresçam com vontade de ler e leve essa paixão pela leitura para a vida toda, além é claro de replicar aos seus ascendentes e descendentes.


O brasileiro em geral lê apenas 4,96 livros por ano, enquanto a média nos países desenvolvidos é de 7 livros por ano. Nós escritores com certeza somos uma exceção à regra, por exemplo, eu leio em média 2 livros por mês, ou seja, 24 livros ao ano.

Eu tenho o costume de ir todo mês às feiras itinerantes para comprar livros por preços populares, sempre há bons títulos e gêneros, quando não, busco livros nas bibliotecas públicas e feiras de trocas de livros. É sempre interessante permitir que outras pessoas leiam aqueles livros que um dia eu também já li.

O hábito de leitura vem de família e desde muito pequena minha mãe incentivava a leitura, além do quê, tanto na minha casa quanto na casa dos meus familiares é fácil encontrar uma estante recheada de livros de todos os gêneros. Não há riqueza maior para um cidadão do que a leitura.

Deixo aqui alguns títulos interessantes àqueles que têm interesse pela leitura e que podem ser adquiridos de graça em qualquer lugar do mundo, seja pela internett, bibliotecas, em feiras itinerantes e de troca de livros. Só é possível mudar um país através da educação, e que cada um possa fazer a sua parte começando a ler pelo menos um livro por mês.














Boa Leitura!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Transforme a leitura em um hábito prazeroso de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/11/transforme-leitura-em-um-habito.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba