Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Curiosidades da Arquitetura Islâmica


Marisa Fonseca Diniz


A arte do islã está vinculada ao sentimento religioso, que se iniciou com a pregação de Maomé na Arábia no inicio do século VII englobando os diferentes povos, que vão de Gibraltar até a Índia. O islamismo e a arte supõem a valorização da escrita, que se converteu em decoração como substituto da imagem da figura humana.

Um dos preceitos do alcorão é a proibição em adorar ídolos, sendo assim é vetado todas as representações visuais a divindades. O ato religioso é considerado uma experiência mística e vital, onde a arte islâmica é iconoclasta cedendo à escrita um inusitado valor decorativo dado a grande diversificação geográfica.

O conjunto de estilos seculares e religiosos aplicados nos desenhos e na construção de edifícios bem como as estruturas formam a arquitetura islâmica. As características mais marcantes da arquitetura são as colunas, cúpulas e arcos que juntas dão beleza e originalidade aos palácios, mesquitas, tumbas, fontes e a arquitetura doméstica.



O maior símbolo da arquitetura islâmica são as mesquitas, sendo a arquitetura composta por uma torre fina e alta ou minarete localizada num dos cantos do complexo. A minarete mais alta do mundo é da Mesquita de Hassan II localizada na Casablanca no Marrocos. 



O primeiro minarete foi construído no ano de 665 em Bassora durante o califado de Muawiyah I. As cúpulas também estão associadas à imagem da arquitetura islâmica desde o século VII, normalmente uma lua crescente com uma estrela é sobreposta nas cúpulas.


As musallas ou o salão das orações são livres de qualquer móvel, assim como não há nenhum tipo de representação de figura humana. Do lado oposto da entrada das mesquitas fica o muro gibla, que é posicionado numa linha perpendicular à cidade de Meca.


A simplicidade  dos materiais empregados na arquitetura islâmica, tais como tijolos, gesso e o estuque contrastam  com o acúmulo de recursos decorativos que fazem parte da percepção artística do espaço islâmico.

A religião muçulmana é anicônica sem a representação de imagem, mas sim de palavras que apresentam conteúdos da fé.


A decoração constitui um capítulo fundamental na arte islâmica combinada à arquitetura representada por três tipos, sendo a caligrafia, vegetal e geométrica. A importância da palavra na  religião islâmica determina sua valorização, não apenas pelo seu conteúdo como também pela sua forma.

A decoração vegetal por sua vez relaciona-se com a evocação do paraíso e com a importante presença da natureza, sempre em estreita relação com a arquitetura na vida islâmica. Os motivos concretos tendem a estilizar-se nos relevos dos estuques, atauriques que utilizam a forma representativa de pinhas e folhas de acanto.

A decoração geométrica baseia-se na repetição e multiplicação de linhas que se cruzam formando motivos diversos. Aplica-se tanto em azulejos de cerâmica vitrificada, que cobrem paredes como os trabalhos de marchetaria.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Curiosidades da Arquitetura Islâmica de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/07/curiosidades-da-arquitetura-islamica.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba