Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Brasília, a capital do Brasil



Marisa Fonseca Diniz


O Distrito Federal foi estabelecido em uma área de 5.822 km² cedida pelo Estado de Goiás. Trata-se de um território autônomo, que não se divide em municípios e sim em Regiões Administrativas – Ras.  Muitas destas RAs correspondem a cidades satélites, a mais antiga é a de Planaltina. Brasília além de ser a capital do Brasil, também é a sede do governo do Distrito Federal.


Brasília está localizada na região Centro-Oeste do país, e fica ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. A sua população está em torno de 2.600.000 de habitantes, sendo a quarta cidade brasileira mais populosa, conforme censo de 2010.  A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.

O Arquiteto Oscar Niemeyer é o responsável pelos projetos de todos os edifícios públicos da capital. Existe uma intensa relação entre o Plano Piloto concebido por Lucio Costa e os projetos de arquitetura de Oscar Niemeyer. Ambos criaram uma cidade integralmente projetada, considerada como um objeto global único.

O Distrito Federal tem quase todas as suas fronteiras delimitadas pelo Estado de Goiás, apenas uma pequena porção sudeste faz divisa com o Estado de Minas Gerais. O relevo é formado principalmente por ondulações suaves, no qual predominam as altitudes médias de 1.100 m, limita-se a oeste pelo rio Descoberto e a leste pelo rio Preto. O ponto mais elevado é a colina do Rodeador com 1.349 m.


O Lago Paranoá é o principal curso d’água de Brasília formado pelos córregos do Bananal, do Fundo, do Torto e do Gama. A estrutura geológica do Distrito Federal caracteriza-se pela presença de rochas metamórficas, pré-cambrianas ou neopaleozoicas. O clima é predominantemente tropical com duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca.



Os principais pontos turísticos de Brasília são:

Museu da Cidade de Brasília 



Projetado por Oscar Niemeyer tem como principal objetivo preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília.

Memorial Juscelino Kubitschek


Para quem gosta de cultura política poderá conhecer objetos, roupas, medalhas, a faixa presidencial assim como os restos mortais de Juscelino Kubitschek.

Memorial dos Povos Indígenas



Projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que acaba em uma maloca redonda de índios Yanomami. O espaço tem área construída de aproximadamente 2.100 m², que tem o objetivo de mostrar a diversidade e a riqueza da cultura indígena. 


Panteão da Pátria Tancredo Neves


Criado para homenagear os heróis nacionais, que possuíram ideais de liberdade e democracia. O Panteão consagra a memória de Tiradentes, que além de ser considerado um herói nacional é também o Patrono Cívico da Nação Brasileira. 

Palácio do Planalto


Inaugurado em abril de 1960, seu projeto arquitetônico é mais uma obra assinada por Oscar Niemeyer. A arquitetura do prédio chama atenção pelos pilares, e a mistura de retas e curvas na parte interna. A área externa possui um espelho de água onde nadam carpas japonesas. Os anexos abrigam uma biblioteca com mais de 33 mil exemplares e importantes obras de arte.

Ponte JK Brasília


A ponte JK possui 1200 m de comprimento, formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e calçadas. O projeto é do Arquiteto Alexandre Chan, e foi eleita em 2003 a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania nos USA.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Brasília, a capital do Brasil de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/03/belo-horizonte-mineiro-uai.htmlhttps://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/03/brasilia-capital-do-brasil.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba