Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Arquitetura vitoriana de San Francisco



Marisa Fonseca Diniz


A cidade de San Francisco na Califórnia está localizada na costa oeste dos Estados Unidos no extremo norte da Península de San Francisco tendo o oceano Pacífico e a Baía de San Francisco dentro dos seus limites. A cidade possui mais 50 colinas dentro de seus limites, tanto é que alguns bairros são nomeados em homenagem a elas, tais como Nob Hill, Potrero Hill, Russian Hill,Forest Hill e Cathedral Hill.

A cidade de San Francisco é cultural e possui uma variedade de estilos arquitetônicos que não tem como não se apaixonar, apesar das íngremes ladeiras, os estilos variam desde o estilo vitoriano passando pela eduardiano indo até o estilo moderno.

A arquitetura estilo revival gótico foi aplicada na América de 1840 a 1890, as residências usavam madeira em vez de pedra evitando o uso de gárgulas e vitrais permitindo um ornamento mais simples.  As residências mais extravagantes são qualificadas pelo Revival Gótico mais conhecido pelo Carpenter Gothic.



As principais características deste estilo incluem arcos sobre portas e janelas, telhados inclinados, torres, pináculos, crenellations e janelas de vidro com chumbo.



A arquitetura estilo vitoriano italiano ocorreu na cidade de San Francisco de 1850 a 1890 caracterizada por quions ao longo das bordas, telhados de parapeito falso que escondem o telhado de gable,janelas altas e estreitas com tetos arredondados, pórtico da varanda, janelas inclinadas, colunas e pilastras clássicas e aparência estrutural feita em pedra, porém ao contrário das cidades do leste e do meio-oeste, onde o estilo era tipicamente expresso em pedra ou tijolo, na Califórnia era em madeira como vemos na foto acima.

O estilo vitoriano stick ocorreu de 1860 a 1890, as residências eram feitas de madeira não apenas decorativas como a própria estrutura, o estilo procurou trazer uma tradução do enquadramento do balão que tinha aumentado na popularidade durante o meio do século, aludindo a ele através de placas lisas da guarnição, dos soffits,  e  outras características decorativas. A arquitetura em forma de bastão é reconhecível pelo layout relativamente simples, muitas vezes acentuado com trusses sobre os frontões ou telhas decorativas.




A decoração do stickwork não é estruturalmente significativa, sendo apenas tábuas estreitas ou projeções finas aplicadas sobre clapboards da parede. As tábuas se cruzam principalmente em ângulos retos, e às vezes diagonalmente também, assemelhando-se a meia-construção de edifícios medievais - especialmente Tudor.

O estilo era comumente usado em casas, estações de trem, estações de salvamento, e outros edifícios da época. O estilo Stick tinha várias características em comum com o estilo da rainha Anne: interpenetrando planos de telhado com chaminés de tijolos emolduradas de tijolos, a ala envolvente, detalhando o fuso, a seção "painéis" da parede em branco, irradiando os detalhes do fuso nos picos de gable. Versões altamente estilizadas e decorativas do estilo Stick são muitas vezes referidas como Eastlake (Charles Eastlake de quem o nome deriva).

As características do estilo Rainha Anne de 1880 a 1910 veio após diversos estilos vitorianos, sendo que algumas casas foram feitas com o design Italianate, mas após a remodelação se transformaram em rainha Anne. 




As principais características são a plasticidade ("in-ness e out-ness"), um telhado contínuo de gable inclinado com frente de frontão, cônico, torre de canto, janelas em forma de cunha, faixas de ornamento, vitrais e fachada multi-textured.

San Francisco é uma cidade rica em história da arquitetura e vale a pena conhecer.



Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Arquitetura vitoriana de San Francisco de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/03/arquitetura-vitoriana-de-san-francisco.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba