Arquitetura Medieval


Marisa Fonseca Diniz


Rei Artur e Os Cavaleiros da Távola Redonda nos leva aos encantos de uma época remota, onde a arquitetura medieval era influenciada pela Igreja Católica. A arte medieval teve uma forte marca da religião associadas às pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas que eram supervisionadas pelo clero católico.

O estilo romântico e gótico influenciaram a Arquitetura Medieval, mosteiros e basílicas eram influenciadas pela arte romana com o uso de arcos de volta-perfeita e abóbodas no estilo romântico. Os castelos tinham seu estilo voltado para o aspecto da defesa com paredes grossas, e pequenas janelas.

No estilo gótico as igrejas, mosteiros, catedrais e castelos  seguiam características do formato vertical, onde as paredes eram finas de aspecto leve e com muitas janelas. As torres eram em formato pirâmide, os arcos eram de volta-quebrada e ogiva. Nas esculturas góticas o realismo prevalecia assim como nos vitrais, painéis, pinturas e afrescos eram caracterízados pelo Renascimento.

Construções Medievais:

Catedral de Canterbury, Inglaterra.






King’s College – St. Nicholas Chancery, Inglaterra.





Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário