Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Irlanda, a Ilha Esmeralda do Oceano Atlântico



Marisa Fonseca Diniz


A Irlanda é considerada a terceira maior ilha do Continente Europeu localizada no Oceano Atlântico. A Irlanda é dividida entre Irlanda do Norte pertencente ao Reino Unido e a República da Irlanda, que é um Estado soberano.

A Irlanda é um país desenvolvido, tendo um Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de 0,955 (2021), além de ótimas classificações que medem o grau de democracia e liberdade de imprensa. Dublin é a capital da Irlanda, e a população do país é estimada em aproximadamente 4,8 milhões de habitantes espalhadas 70.273 km2 , os idiomas oficiais são o inglês e o irlandês.


A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido e a sua capital é Balfast. Durante anos, a Irlanda do Norte foi palco de um conflito de grande violência, que causou grande perda de vidas durante a segunda metade do século XX. O conflito tratava-se de discórdias entre os protestantes e católicos do país, onde a maioria protestante era favorável em preservar os laços com a Grã-Bretanha e os católicos por sua vez eram favoráveis a independência, além da integração da província com a República da Irlanda. Protestantes e católicos recorreram às armas e com isso várias foram as vítimas do conflito que só cessou com a assinatura do Acordo de Belfast em 10 de abril de 1998, quando foram estabelecidas as bases de um novo governo em que tanto católicos como protestantes poderiam compartilhas o poder.


A Irlanda é conhecida como a Ilha Esmeralda devido à predominância de vegetação verde em quase todo o território, a costa ocidental consiste principalmente de arribas, colinas e montanhas. O interior do país é composto por terras agrícolas relativamente planas, atravessadas por rios e lagos.

A Irlanda é um país de tradição esportiva, sendo o futebol gaélico, o hurling e o rugby os principais esportes praticados no país. O futebol gaélico é o esporte mais popular da Irlanda, que é uma mistura de futebol de campo, futebol americano, rugby e handebol.


O futebol gaélico é jogado em um gramado retangular de 130 m de cumprimento e 80 m de largura com 15 jogadores, um goleiro, seis defensores, dois meio-campistas e seis atacantes, em cada um dos dois times que conduzem a bola com chutes e soco. O objetivo é marcar gols em traves no formato H, que ficam ao final do campo. O interessante é que a partida é acompanhada por oitos árbitros e cada gol vale três pontos.

A bola tem formato redondo, um pouco mais pesado que o futebol tradicional e com aparência similar à do vôlei, porém com costuras horizontais. A bola pode ser chutada, passada com a mão ou com golpes de punho fechado.

O hurling é um esporte de origem celta semelhante ao hóquei, que se joga da seguinte maneira: duas equipes compostas por 15 jogadores cada que com a ajuda de tacos tentam com a bola acertar a baliza contrária. A bola é do tamanho da bola de tênis e o campo possui 120 a 146 m de comprimento por 75 a 91 m de largura.  A baliza é formato de H como a do rugby, porém na parte inferior há uma rede. As medidas da baliza são de 6,40 X 2,44 m e a altura dos postes são de 4,88 m.


 O gol consegue-se quando a bola ultrapassa a linha sob a trave da baliza, valendo então três pontos, quando a bola passa pela parte superior, entre os postes, vale apenas um ponto.

O rugby pode ser jogado tanto por homens como por mulheres e apresenta grandes semelhanças com o futebol de campo. A bola do rugby é oval, e normalmente as equipes de rugby apresentam 15 jogadores em cada time e 7 jogadores de reserva. O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos, que consiste em levar a bola ate determinada párea do campo adversário, atrás da chamada linha do gol, e tocá-la no chão.


As posições do rugby se dividem entre as linhas avançadas e as linhas atrasadas. Os primeiros são numerados de 1 a 8 e os segundos de 9 a 15, a saber:

Pilar fechado (Loosehead)

Talonador (Hooker)

Pilar aberto (Tighthead)

Segunda linha (Second row)

Asa cego (Blindside flanker)

Asa aberto (Openside flanker)

Oitavo (Number 8)

Meio scrum (Scrum half)

Abertura (Fly-half)

Ponta esquerdo (Left wing)

Primeiro centro (Inside centre)

Segundo centro (Outside centres)

Ponta direito (Right wing)

Zagueiro (Fullback)


As regras do rugby são as seguintes:

Cada partida de rugby tem duração de 80 minutos divididos em dois tempos de 40 minutos. No jogo de rugby há três ou quatro árbitros. Entretanto, cabe apenas um conduzir o jogo.

Só é permitido passar a bola com as mãos para os lados ou para trás, para conduzir a bola para frente, os jogadores devem usar os pés.

É permitido agarrar o jogador que tem a posse da bola para roubá-la, este golpe é chamado tackle, é permitido também que dois ou mais jogadores se unam para bloquear o jogador adversário que tenha a posse da bola e tomá-la, essa tática é chamada de maul.

As formas de cobrar penalidades são: o punt, que consiste em um chute para frente, o scrum, que consiste no confronto entre os jogadores de ambas as linhas avançadas, o run, que consiste na corrida com a bola, e o pênalti.

No rugby, existem dois tipos de cartões: o amarelo, que expulsa o jogador por 10 minutos, e o vermelho, que expulsa o jogador definitivamente da partida.

A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais pontos.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Irlanda, a Ilha Esmeralda do Oceano Atlântico de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2017/09/irlanda-ilha-esmeralda-do-oceano.html.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba