Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Marisa Fonseca Diniz  


Neste artigo, vamos apresentar a diferença entre escritor e autor, a fim de evitar confusões entre os profissionais. Os dicionários descrevem o significado de autor e escritor como sendo o profissional que escreve livros, mas no meio editorial o significado é bem diferente. O escritor é o autor sem livros publicados, isto é, quem deseja escrever livros é designado autor e não escritor.


O autor é um pensador original, que através dos livros transmite ideias e pensamentos despertando o interesse das pessoas pelas histórias escritas. Exemplos de autores famosos: Castro Alves, Machado de Assis, Cecília Meireles, Gabriel Garcia Marques, Augusto Cury, entre outros.


O escritor é o indivíduo que se expressa através da arte de escrever, pois acredita que sua visão peculiar contribui para o enriquecimento da vida de outras pessoas. Em geral, o escritor não tem interesses em escrever livros, contar histórias ou experiências, pois acredita que um artigo bem escrito pode influenciar mais do que um livro.  As palavras são aliadas aos incansáveis esforços do escritor em expressar suas experiências através da escrita de temas diversos. Os escritores podem ser jornalistas ou profissionais de qualquer área de atuação profissional que possui o interesse em divulgar  conhecimentos e opiniões próprias.

Quando alguém questionar, quem escreveu determinado livro diga que foi o autor, do mesmo modo, quem escreveu determinados artigos foi o escritor evitando desta maneira confusões. Eu sou escritora, por exemplo, não autora, não tenho livros publicados e  adoro escrever artigos técnicos e de temas diversos, não tendo desejo algum em escrever livros com temas exclusivos.


Além do autor e escritor há também o ghostwriter. A expressão inglesa Ghostwriter significa escritor fantasma em português, e é a profissão de muitos escritores anônimos que emprestam seu talento de escrever a outra pessoa. Em geral, as pessoas que contratam este tipo de profissional fantasma são indivíduos que possuem certo grau de importância na sociedade, mas não tem tempo ou jeito para escrever.

O ghostwriter é um profissional que recebe remuneração por seu talento, nunca assina o que escreve, ou seja, a autoria é sempre de quem o contratou e pagou por seu trabalho, por isso é considerado um escritor fantasma. O interessante é que nesse caso ninguém fica sabendo quem é o escritor fantasma que está por trás dos artigos e obras literárias. Nem todos os escritores preferem fazer este papel, mas há aqueles que ganham altos valores pelo trabalho feito. 


Com o surgimento da internet muitas pessoas começaram a se aventurar na escrita, criando blogs e sites como uma maneira de ganhar um dinheiro extra, principalmente àquelas pessoas que ficaram desempregadas e não conseguiram se recolocar novamente no mercado de trabalho.

Profissionais especialistas das mais variadas áreas usam a internet para compartilhar conhecimentos, e sempre buscam escrever de maneira correta evitando serem ridicularizadas diante dos seus leitores. Diferente de alguns blogs e sites, que buscam sucesso financeiro, reconhecimento e até mesmo serem descobertos por algum olheiro de talentos para conseguir uma oportunidade em alguma rede de comunicação.

Atualmente muitas pessoas se autoconsideram escritores, quando na verdade só publicam artigos de terceiros como sendo de autoria própria. A pessoa que pretende ser escritor tem que ter algumas características importantes, tais como:



O escritor está sempre aberto a novos conhecimentos e jamais recusa ajuda dos mais experientes, diferente daquelas pessoas que estão em busca de seguidores ou sucesso nas redes sociais. O escritor deve ter consciência de que a maioria dos leitores está sempre em busca de novidades, a escrita deve ser impecável, e sem erros gramaticais grotescos.

O bom escritor deve ser àquele que transmite conhecimentos sejam eles técnicos ou não, por isso a necessidade de ter uma escrita impecável e de fácil compreensão. 

Os escritores, sites e blogs devem seguir algumas regras básicas internacionais na escrita dos artigos. Caso contrário, os escritores poderão ser boicotados e ridicularizados publicamente por todos que tem discernimento e cultura para reconhecer que alguns velhos escritores não passam de charlatões ou impostores, sem a menor vocação para escrever artigos interessantes e com conteúdo.

William Lewis Safire (1929 – 2009) foi autor, colunista e jornalista norte americano. Autor dos discursos do ex-presidente americano Richard Nixon (1969 – 1974) e vencedor do Prêmio Pulitzer por suas colunas de política e linguagem do jornal americano The New York Times criou algumas regras básicas que todos os escritores devem ter antes de escrever qualquer artigo, e que deveriam ser seguidas a risca, afim de evitar serem ridicularizados por erros gramaticais grosseiros. Vejamos as regras:





Escrevendo corretamente o escritor terá seu devido reconhecimento, além de conseguir muito seguidores, leitores e admiradores.

#diferente #escritor  #autor  #ghostwriter
#different #writer #author 
#cafesonhosepensamentos
#mdnetworkingpublications


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Qual a diferença entre escritor x autor de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2015/04/qual-diferenca-entre-escritor-x-autor.html.

Comentários

  1. Bom.
    Boa elucidação.
    Parabéns Marisa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um autor e você me ajudou a enfatizar isso. Parabéns!! És uma ótima escritora!

    ResponderExcluir
  3. Continuo na dúvida, pois gosto de fazer os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é isso Biasol.cps fazer o que gosta e te faz bem, não importa se é ser escritor, autor ou ambos. Parabéns!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Chuta que é macumba