Qual a diferença entre escritor x autor

Marisa Fonseca Diniz  

Você sabe a diferença entre escritor e autor? Não? Então vamos aprender as diferenças, a fim de evitar confundir um profissional com outro.

Os dicionários descrevem o significado de autor e escritor como sendo o profissional que escreve livros, mas no meio editorial o significado é bem diferente. O escritor é o autor sem livros publicados. Isto é, se você deseja escrever livros você é um autor e não escritor.



O autor é um pensador de ideias originais, que através dos livros transmite ideias e pensamentos despertando o interesse das pessoas pelas histórias escritas. Exemplos de autores famosos: Castro Alves, Machado de Assis, Cecília Meireles, Gabriel Garcia Marques, Augusto Cury, entre outros.

O escritor é aquele que se expressa através da arte de escrever, pois acredita que sua visão peculiar contribui para o enriquecimento da vida de outras pessoas. Em geral, o escritor não tem interesses em escrever livros, contando histórias ou experiências, pois acredita que um artigo bem escrito pode influenciar mais do que um livro.  As palavras são aliadas aos incansáveis esforços do escritor em expressar suas experiências através da escrita de temas diversos. Os escritores podem ser jornalistas ou profissionais de diversas áreas de atuação que tem interesses em divulgar seus conhecimentos e opiniões.


Portanto da próxima vez que perguntarem sobre quem escreveu um livro diga que foi o “autor” e não o escritor. Assim como quem escreveu o artigo foi o “escritor” e não o autor. Por exemplo, eu sou escritora e não autora, pois não tenho livros publicados e  adoro escrever artigos de diversos temas, e não livros de um tema exclusivo.

6 comentários:

  1. Bom.
    Boa elucidação.
    Parabéns Marisa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um autor e você me ajudou a enfatizar isso. Parabéns!! És uma ótima escritora!

    ResponderExcluir
  3. Continuo na dúvida, pois gosto de fazer os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é isso Biasol.cps fazer o que gosta e te faz bem, não importa se é ser escritor, autor ou ambos. Parabéns!

      Excluir