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Viajando pela U.S. Route 66 - Missouri/Kansas/Oklahoma


Marisa Fonseca Diniz


Nossa viagem continua pela Route 66, porém agora no estado do Missouri, e a primeira cidade é Saint Louis, a maior entre Los Angeles e Chicago. A Route 66 histórica atravessa o estado de Missouri, St. Louis, da parte central ao leste e Joplin no sudoeste ao lado de Kansas e Oklahoma.

A cidade de Saint Louis localiza-se na confluência dos rios Mississipi e Missouri no estado americano do Missouri fazendo fronteira com o estado de Illinois. É interessante saber que em Missouri a antiga Route 66 seguia do centro da cidade de St. Louis até a divisa do estado de Kansas. A rodovia originalmente era a Route 14 que ia de St. Louis a Joplin, e a Route 1F de Joplin que seguia à Kansas, mais tarde foi submetida a dois realinhamentos principais e vários outros ligamentos menores nas cidades de St. Louis, Springfield e Joplin.

As estradas atuais cobrem várias milhas da antiga rodovia incluindo a Route 100, 366, 266, 96 e a 66. Já a I-44 aproxima grande parte da US 66 entre as cidades de St. Louis e Springfield. O primeiro estado a erguer um marcador histórico foi o estado de Missouri. 


O marco histórico da Route 66 está localizado entre Kearney St e a Glenstone Avenue ao nordeste de Springsfield. Quem está em St Louis não deve deixar de visitar alguns pontos turísticos da Route 66, tais como:

Chain of Rocks Bridge

Localizada na saída da cidade de St. Louis é uma ponte de aço feita em arcos com ângulos de 22º. A ponte está fechada ao tráfego automotivo desde 1967 podendo ser visitada a pé ou de bike.

Saindo do estado de Illinoiis para St. Louis no estado de Missouri, a ponte que cruzava o rio Mississipi era a McKinley Bridge. A ponte é feita de aço truss e consiste em três extensões de 158 m de comprimento cada uma e 33 prateleiras de aço de viga de aço com um comprimento total de aproximadamente 1.270 metros de altura. A ponte foi aberta em 1910 e fechada em 2001, sendo reaberta apenas para pedestres e bicicletas em novembro de 2007, e em dezembro do mesmo ano foi reaberta ao tráfego de carros.

McKinley Bridge

A McKinley Bridge foi o primeiro alinhamento da US Route 66 em todo o Missisispi, e o nome da ponte é uma homenagem ao seu construtor William B. McKinley diretor executivo da ferrovia elétrica interurbana da Illinois Traction System.

Na US Route 66 original em Mitchell é possível encontrar o Luna Café, o Bel-Air Drive-In e o Old Greenway Motel ao longo desse trecho da rodovia, além do Mustang Corral uma loja tradicional da Ford Mustang que fica antes da entrada da IL-157 do lado direito.
Gateway Arch


Na cidade de St. Louis localiza-se o Gateway Arch, um arco memorial localizado na cidade de St. Louis, Missouri as margens do rio Mississipi. O arco foi projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em 1947 em homenagem a expansão para o Oeste. O arco possui 200 metros de altura e é considerado o monumento mais alto em solo norte-americano tendo sua construção iniciada em 1963 e concluída em 1965, porém só foi inaugurado em 1968.

MacArthur Bridge


A MacArthur Bridge é uma ponte truss de 206 metros construída entre St. Louis, estado de Missouri e East St. Louis, Illinois. A construção foi iniciada em 1909 pela cidade de St. Louis com o pretexto de quebrar o monopólio da Associação Ferroviária Terminal sobre o tráfego ferroviário na região, porém o dinheiro acabou antes que o deck fosse concluído.




Há algumas curiosidades na Route 66 que não podem ficar de fora da viagem, entre elas está a maior cadeira de balanço localizada na cidade de Fanning, uma pequena comunidade a oeste do Condado de Crawford no centro do estado de Missouri no sopé de Ozarks.

Em Fanning, o escritório dos correios foi estabelecido em 1887 e permaneceu em funcionamento até 1953, a cidade recebeu o nome de uma família de quatro irmãos, John, Tom, Matt e Jim Fanning provenientes de Limerick, Irlanda, que trabalhavam na estrada de ferro e John Flanning era o chefe fundador da estação ferroviária que começou a funcionar no século 19, quando a St. Louis-San Francisco Railway foi construída na região, o mais interessante é que durante muitas décadas a estação ferroviária, a igreja e o centro social da comunidade funcionavam em sua residência.


O clima na cidade de Fanning é uma combinação de climas subtropicais continentais úmidos e todos os anos mais de sete tornados atingem a cidade. Fanning fica ao longo da histórica Route 66 e da estrada estadual I-44 que o liga Fanning a Springfield, Tulsa e a cidade de Oklahoma no oeste, e com Cuba, Eureka e St. Louis no leste.

Meramec River US 66 Bridge


A Meramec River US 66 Bridge localiza-se em Eureka, Condado de St. Louis, Missouri. O estado de Missouri tem uma enorme quantidade de pontes e o auge da construção se deu durante a década de 1920. Em 1918, por exemplo, o estado financiou 35 novas pontes, em 1931, o Bureu of Bridges elaborou o projeto de 2.465 pontes. Quando a Route 66 se tornou um rodovia federal em 1926, a infraestrutura existente no estado de Missouri permitiu seu roteamento em todo o estado.

Inicialmente, a Route 66 contornou o rio Meramec trazendo hotéis e ferrovias para a região no final do século XIX. Em 1895, o resort mais luxuoso era o Meramec Highlands, em 1925 abriu na região um resort mais popular, o Times Beach.

A Meramec River Route 66 Bridge surgiu da necessidade de se atravessar o rio, a estrutura da ponte é toda de aço e possui aproximadamente 10 metros de largura e 308 metros de comprimento. 


A histórica Route 66 passa pelo sudeste do estado de Kansas, na cidade de Galena e por lá vale a pena visitar o posto de serviço Old Kan-O-Tex  em estilo vintage da década de 1930. Old Kan-O-Tex era uma rede de postos de gasolina em Kansas-Oklahoma-Texas, e o logotipo da marca era um conjunto de girassóis atrás de uma estrela de cinco pontas.

A estação de serviço praticamente ficou abandonado depois que a nova rodovia passava pela 7º St em 1961, o que contribui para a baixa no fluxo de clientes. Em 2007, o local foi restaurado e possui uma cafeteria de beira de estrada e uma loja de lembranças, a fachada e as bombas de gasolina ainda são as mesmas da década de 1930.

Em Baxter Springs no Kansas, localizado na Route 66 a nordeste da Military Ave e E. 10th St, na parte norte do distrito comercial da cidade é possível conhecer um exemplo típico das estratégias de marketing da década de 1930 durante a Grande Depressão como a estação de serviços da foto abaixo. 


A estação de serviço possui um design cottage agradável para se misturar a paisagem da cidade proporcionando segurança aos viajantes. O estilo cottage possui um telhado acamado com grandes gadgetes, paredes de tijolo, estuque, janelas e chaminé em estilo Tudor Revival, muito semelhante as estações de serviços da McLean Texas Phillips e das estações de serviços Vicksley Philips 66 da cidade de Tulsa em Oklahoma, e da estação de serviço Old Conoco, na cidade de Cuba, Missouri.

No ano de 2003 foi incluído no National Register of Historic Places, e atualmente é um museu.


Na Route 66 na cidade de Baxter Springs há um local que vale a pena visitar, o café, o B & B (banco) e o restaurante, que fecharam em 2013, no início eram alojados no Crowell Bank construído no início da década de 1870 quando a cidade passava por um período de grande crescimento. Segundo a sabedoria popular, o banco foi assaltado em 1876 por Jesse James, um conhecido fora da lei da época.

Marsh Rainbow Bridge


A Marsh Rainbow Bridge  conhecida como a ponte histórica Arco-Íris fica ao norte de Baxter Springs ao longo da Route 66. A ponte possui dois arcos de concreto com 40 m de comprimento, em 2005 a ponte foi reparada, mas não é aberto ao tráfego de automóveis, apenas pedestres.

National Cemetery 

O National Cemetery em Baxter Spring no Kansas é um local histórico, pois o governo dos Estados Unidos estabeleceu que as vítimas do massacre do Fort Blair fossem enterradas em uma sepultura comum em 1870. O nome dos 88 homens enterrados no local estão todos gravados no monumento dedicado a eles, atualmente.


O estado de Oklahoma é conhecido como “Sooner State”, o lema é “Laborismo Omnia vincit” (O trabalho conquista tudo), e a capital é a cidade de Oklahoma. Oklahoma está localizado em uma região geologicamente estável, onde não há vulcões e o risco de terremotos é baixo. O clima tem influência do ar úmido que vem do Golfo do México, o ar seco e quente vem do oeste e ar frio e seco vem do Canadá. Esta combinação climática de úmido e subtropical faz com que o estado do Oklahoma sofra com os tornados entre os meses de abril e junho em torno de 62 tornados por ano, sendo um dos mais altos índices em todo mundo.


A cidade de Oklahoma é a maior ao longo da Route 66 no estado do Oklahoma.  No canto nordestino de Oklahoma onde há muitas árvores e colinas encontra-se a cidade de Green Country, que possui alguns motéis clássicos da histórica US Route 66 que ainda se encontram em funcionamento.



Outros pontos históricos do alinhamento original da Route 66 que atravessa a cidade e que devem ser visitadas são o rancho e o memorial de Will Rogers, a mansão de Belvidere, o Claremore Mound e as casas de banho “radium water”.

Lago Oologah



Diversos são os locais a serem visitados em Oklahoma, o lago Oologah é um deles, que nada mais é do que um reservatório do rio Verdigris que cobre 120 km 2 e possui 339 km de comprimento de terra. A barragem foi construída pelos engenheiros do Exército Americano no início da década de 1950. A barragem possui 42 m acima do leito do rio e 1.219 m de comprimento. O reservatório fornece água potável à cidade de Tulsa, além disso, há uma praia para natação, uma marina, um acampamento, um estacionamento e áreas para fazer piquenique.

Mulvey Mercantile


Na cidade de Yukon visite a Main Street e o edifício histórico Mulvey Mercantile, além do cruzamento Chisholm Trail.


Visite também a Yukon Mill e a Grain Company que começaram a operar em 1893 como uma pequena empresa de elevador de grãos e um moinho. Em 1903 John F. e Frank L. Kroutil juntamente com A. F. Dobry adquiram a empresa e a expandiram, e no ano de 1915 já estavam exportando os grãos. Na década de 1930, o moinho já produzia por dia mais de 2000 barris de farinha.
Até o nosso próximo artigo, onde passaremos pelos estados do Texas, Novo México, Arizona rumo a Califórnia.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


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