Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

As maravilhas do fundo do mar



Marisa Fonseca Diniz


A ciência que estuda o mundo subterrâneo natural, grutas, é conhecida como espeleogia. O estudo compreende áreas de conhecimento como a geologia, biologia, arqueologia, geografia, climatologia e a topografia.

O estudo geológico das grutas tem a finalidade de compreender os processos envolvidos na evolução dos fenômenos que causam o seu desaparecimento, assim como estudar a fauna do ambiente das cavernas para entender a adaptação dos seres vivos às diferentes condições do meio.


As grutas formam-se em todos os tipos de rochas, as mais belas grutas são formadas em rochas calcárias, mas as grutas de maior complexidade são aquelas formadas em rochas carbonatadas. As grutas podem ser classificadas em primárias e secundárias.

As grutas primárias podem ser formadas em rochas basálticas e em recifes de coral. As grutas secundárias resultam de processos de alteração química e mecânica nas rochas, onde os processos dependem também da ação da água e da gravidade.

No fundo do mar podem ser encontradas tanto as grutas formadas em recifes de coral como as grutas em glaciares. As grutas glaciares são formadas no interior dos glaciares que resultantes da passagem de canais de água liquida dentro das formações de gelo. As grutas são instáveis e têm um tempo de vida relativamente curto.

As grutas em coral formam-se a partir de espaços que permanecem durante o crescimento dos edifícios de coral, mas com poucas dimensões. As grutas marinhas formam-se em zonas de arriba e resultam da ação da erosão das ondas, que tendem a abrir cavidades nas rochas.


As grutas marinhas em geral, se desenvolvem em rochas sedimentares estratificadas, onde há alternância de camadas resistentes, e outras menos resistentes à erosão. A ação abrasiva do mar desgasta as camadas sedimentares menos resistentes criando espaços com diversas dimensões, mais conhecidas como grutas marinhas.

As grutas marinhas mais famosas no mundo são apreciadas por pessoas que praticam esportes aquáticos. Conheça as 5 mais belas grutas marinhas do mundo:

Belize's Great Blue Hole

Localizado no atol de recifes Lighthouse em Belize, que possui 300 m de diâmetro e 124 m de profundidade. A sua forma circular é quase perfeita, nada mais é do que um abismo de um relevo cárstico. Estes abismos aparecem após o desabamento do teto das cavidades subterrâneas cavadas pela água na rocha calcária. O Grande Buraco Azul formou-se durante a última glaciação, onde o nível do mar aumentou em centenas de metros, e atualmente é muito utilizado por mergulhadores do mundo todo.

Fingal’s Cave

É uma caverna do mar na ilha desabitada de Staffa, na Escócia e faz parte de uma Reserva Natural Nacional de propriedade da National Trust for Scotland. A gruta tem formato hexagonal articulado de colunas de basalto, onde a estrutura é semelhante à Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte. O teto da gruta é naturalmente arqueada devido as ondas terem esculpido as rochas, as ondas produzem sons misteriosos no interior da gruta devido o eco produzido.
Apostle Islands


Localizada no Lago Superior de Wisconsin nos EUA. As cavernas marinhas estão localizadas na região dos Grandes Lagos as margens nas Ilhas dos Apóstolos. Durante o inverno é possível ver as diversas esculturas formadas pelo gelo devido às formações rochosas terem sido escavadas pela água do mar ao longo dos séculos. As cachoeiras formadas pela água congelam e formam milhares de gotículas congeladas em seus arcos e câmaras.
Neptuno Alghero


Localizada no Golfo de Ponte Conte, na Sardenha. O acesso à gruta pode ser feita de barco ou a pé descendo 656 escadas esculpidas na parede rochosa que levam à entrada da gruta. A gruta de Netuno é iluminada e no interior há lagos, corredores, espaços amplos com estalactites e estalagmites. 
Gruta Sea Lion 

Localizada no norte de Florença na costa do Oregon, EUA. A caverna é a morada de uma variedade de aves marinhas e  leões marinhos. O sistema de cavernas está no nível do mar e a caverna principal está no oceano com cerca de 2 hectares de comprimento e com uma cúpula de pedra arqueada com 38 m de altura. A abertura da câmara principal fica a 300 m do nível do mar, onde o corredor é inundado na maré alta e fica livre na maré baixa.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho As maravilhas do fundo do mar de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/06/as-maravilhas-do-fundo-do-mar.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba