Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Recife, a “Veneza Brasileira”


Marisa Fonseca Diniz


Recife é a capital do estado de Pernambuco localizado na região nordeste do Brasil. Os portugueses chegaram à região no século XVI até então ocupada pelos indígenas tupi de caetés. O nome Recife surgiu da forma antiga do vocábulo Arrecife, que é originário do árabe ar-raçif, que significa calçada, caminho pavimentado, paredão. A cidade de Recife está intimamente ligada ao município de Olinda sendo referenciada como sendo um lugarejo de “Arrecife de navios” por ser habitada por pescadores.
A cidade permaneceu sobre domínio português até a independência do Brasil, sem contar o período em que ficou sob o domínio da ocupação holandesa de 1630 a 1654. Em 1630, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais invadiu a Capitania de Pernambuco, a maior colônia produtora de açúcar do mundo. Recife foi a capital do Brasil Holandês durante 24 anos, tendo sido governada de 1637 a 1644 por Maurício de Nassau.




Maurício de Nassau realizou uma política de tolerância religiosa entre católicos e calvinistas. Além de permitir a migração de judeus ao Recife e a criação da sinagoga Kahal Zur Israel, inaugurada em 1642 e considerada o primeiro templo judaico do continente americano.
Nassau era também um entusiasta da ciência e das artes, ao desembarcar no Brasil, trouxe uma plêiade de naturalistas e pintores, a fim de retratar e estudar o novo continente. Desembarcaram juntamente com Mauricio de Nassau os pintores Frans Post e Albert Eckhout, que retrataram as paisagens e os habitantes locais, além do médico Willem Piso e o naturalista Georg Marggraf, que estudaram a fauna e a flora, a farmacopeia local e as doenças tropicais.


O Recife é uma das capitais mais populosas do Brasil, e ocupa uma área de 218,435 quilômetros quadrados limitando-se com os municípios de Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista e Olinda. A cidade está situada sobre a planície aluvional constituída por ilhas, penínsulas, alagados e manguezais que é composta pelos rios Beberibe, Capibaribe, Tejipió e braços do Jaboatão e do Pirapama.  A planície é circundada por colinas em arco que se estendem do norte ao sul, ou seja, de Olinda até Jaboatão.



O Recife é também conhecido como a Veneza Brasileira graças à semelhança fluvial com a cidade europeia de Veneza. Cercado por rios e cortado por pontes é cheio de ilhas e mangues. Na cidade acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico
 
A cidade possui algumas áreas de Mata Atlântica, tais como o Parque Dois Irmãos que é o maior do município contendo um  jardim botânico, zoológico e reserva ambiental. O parque possui 384,42 hectares sendo 350,10 hectares de reserva ambiental.
O clima da cidade é tropical úmido típico do litoral leste nordestino com temperaturas médias superiores a 18ºC, o índice pluviométrico é superior a 2 400 milímetros anuais. A geomorfologia da cidade aliada à ocupação irregular da população demonstra uma crescente dificuldade de escoamento das águas da chuva, o que sobrecarrega o sistema de drenagem e provoca inundações indesejáveis nas áreas mais baixas da cidade.

A Praia de Boa Viagem é protegida por recifes naturais que atraem os tubarões para as barreiras, e as autoridades locais não recomendam o banho de mar nestes locais,  a fim de evitar o ataque dos tubarões. Segundo especialistas, os ataques de tubarão são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-touro davam à luz.

A cidade é considerada um dos mais importantes polos de tecnologia da informação do país reconhecido pela A. T. Kearny como o maior parque tecnológico do Brasil.

A festa mais popular da cidade é o carnaval que acontece nas ruas de Recife e Olinda com a passagem dos blocos carnavalescos e os bonecos gigantes que dançam ao som do frevo e do maracatu.


O centro da cidade de Recife concentra o maior conjunto arquitetônico e cultural do município. Recife também é conhecida como a Capital Brasileira dos Naufrágios, e atrai mergulhadores do mundo todo por sua rica vida marinha e suas águas calmas e cristalinas.
A capital pernambucana é também conhecida como a Capital das Assombrações, e possui um roteiro turístico chamado Recife Mal Assombrado, no qual se visita monumentos como a Cruz do Patrão, que segundo a tradição é o local mais mal-assombrado do Recife.


Recife é um dos cinco patrimônios barrocos do Brasil e possui exemplares barrocos de excepcional importância, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Recife, a “Veneza Brasileira” de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2018/02/recife-veneza-brasileira.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba