Quem tem medo de fantasma?


Marisa Fonseca Diniz


O que você acharia se escutasse todos os dias barulhos estranhos vindo de um imóvel que está fechado há mais de 100 anos? Estranho, não?! Pior ainda se o proprietário do imóvel morreu no local, a mente fica confusa e sempre fica aquela dúvida se não há fantasmas vivendo ali.

Quando falamos em fantasmas, não estamos nos referindo aos fantasmas do Congresso Nacional brasileiro que só aparecem por lá de vez em quando, e sim ao espírito de uma pessoa que já morreu. Quando alguém morre, o corpo físico deixa de existir, mas o espírito continua bem vivo.

Espiritualistas acreditam que o que compõe a personalidade de um ser vivo é o ego e o intelecto e estes não podem morrer, implicando a sua existência em outro plano, a partir deste princípio há aparição dos fantasmas. Pessoas cristãs acreditam que há espíritos maus e bons conforme relatos da Bíblia, porém o que não podemos negar é que há espíritos entre nós.

Várias são as histórias que circulam mundo afora sobre fantasmas, a mais famosa no Brasil é a lenda da loira do banheiro, povo criativo, na Europa e nos Estados Unidos é conhecida como Bloody Mary.


A lenda da Loira do Banheiro é muito conhecida entre os estudantes, pois sempre contam que ela aparece nos banheiros das escolas aqueles que têm por costume matarem aula. Porém, na Europa e Estados Unidos a Bloody Mary consiste em um fantasma ou espírito conjurado para revelar o futuro. É dito que aparece no espelho quando seu nome é chamado três vezes.

Nos Estados Unidos o fantasma da mulher do vestido escarlate é muito conhecida por assombrar o antigo dormitório Pratt Hall no Huntingdon College em Montogomery, Alabama. A história que se conta é que havia dois fantasmas, que assombravam por lá. Segundo o historiador Daniel Barefoot um dos fantasmas apareceu pela primeira vez no final do século XIX, enquanto a faculdade ainda era na cidade de Tuskegee, Alabama.


O fantasma era de uma mulher trajava um vestido escarlate e carregava um guarda-sol da mesma cor do vestido e caminhava pelos corredores, onde ficavam os dormitórios, porém um dia a aparição sumiu ao passar por uma entrada externa. O segundo fantasma seria de uma ex-aluna chamada Martha que vagava pela universidade.

As lendas de fantasmas podem assustar qualquer pessoa, mas não há nada pior do que lugares assombrados por estas criaturas. 


Você teria coragem de passar uma noite no Castelo Mossham em Salzburg na Áustria? O castelo é datado do século XII e foi local de diversas execuções de mulheres envolvidas com feitiçaria na Idade Média. Pessoas que visitam o local relatam ouvir vozes, gritos, espectros espirituais de pessoas sem cabeça e mulheres. Coragem!

Os turistas de todo mundo adoram visitar castelos, principalmente  quando vão à Europa. Com certeza o que muitos não sabem é que Chateau de Chateaubriant na França guarda um segredo macabro. O castelo é do século XI e possui um passado turbulento resultado de guerras e assassinatos.


No início do século XVI, a esposa do proprietário do castelo morreu no local, dia 16 de outubro, e desde então quem visita o local diz que sempre vê um vulto passeando pelos corredores do castelo. O mais incrível é que sempre no dia 16 de outubro, aniversário de sua morte, uma mancha de sangue aparece sempre em seu quarto. A história que circula pela cidade é que a esposa foi assassinada pelo marido que descobriu o suposto caso amoroso com o rei da França.

Hospitais psiquiátricos sempre foram alvos de histórias assustadoras, principalmente quando há experiências mal sucedidas que ocasionam diversas mortes. O Hospital Psiquiátrico Aradale, Victoria, Australia está em funcionamento há mais de 130 anos, e os piores casos mentais do Império Britânico aconteceram naquele lugar.


Experiências e tratamentos psiquiátricos desumanos ocorreram no hospital, onde milhares de indivíduos morreram, e várias aparições de fantasmas são relatadas no lugar.


Quem visita o local diz ter a sensação de ser tocado, sentir calafrios e muitas dores ao andar pelos corredores e alas do hospital.

Imagine se hospedar no Hotel Queen Mary que um dia já foi um transatlântico? O hotel fica permanentemente ancorado em Long Beach, California nos Estados Unidos, e é considerado um dos hotéis mais assombrados do país.  


As histórias de fantasmas no local são impressionantes, conta-se que duas mulheres se afogaram no local e depois deste fato diversas foram as aparições relatadas. Dois vultos de mulheres são vistos passeando pelo navio vestidas com roupas da época. No bar, nas áreas de estar e o quarto B340 são os locais favoritos dos fantasmas. Vai incluir este hotel na sua próxima viagem de férias?

Os faróis marítimos são sempre vistos como locais isolados de tudo e todos, como é o caso do St. Augustine Lighthouse localizado na Flórida, Estados Unidos. O farol foi construído em 1874, ainda está na ativa e é o lar preferido de diversos fantasmas.


Conta-se que já foram vistos duas pequenas meninas no farol, uma mulher chorando pedindo ajuda e um ex-guarda do farol que morreu há muitos anos atrás e vaga pelo porão.

O Palácio da Realeza Chinesa foi local de diversos assassinatos durante anos, muitos deles crimes passionais. Quem se arrisca a visitar o complexo imperial relata que já viu diversas aparições de fantasmas de concubinas e da própria realeza.


A Escócia é um dos países nos quais há diversas aparições assombrosas não só nas ruas de Edimburgo como também nos locais da redondeza. The White Hart Inn, Grassmarket é o pub mais antigo do centro da cidade de Edimburgo datado de 1516, várias são as histórias fantasmagóricas no local.


Explosões inexplicadas, portas quebrando são apenas alguns dos acontecimentos no local. Em 2005, o pub The White Hart Inn foi considerado o mais assombrado do local.

A fortaleza estratégica construída em Oslo, Noruega, o Castelo Akershus foi usada como prisão pelos nazistas. Diversas execuções foram feitas no local, sendo atualmente um viveiro de espíritos que vagam sem destino pelo local.


As aparições mais conhecidas que assombram o castelo é de uma mulher vestida e um cão demoníaco.

O Hotel Banff Springs em Alberta, Canadá é um hotel histórico e o lar preferido de diversos tipos de espíritos, alguns são dóceis e outros extremamente malvados. 


No local, vários hospedes já viram espíritos carregadores de bagagens, uma noiva dançando no salão de baile e os fantasmas de uma família toda assassinada no local.

Dez locais emocionantes aquelas pessoas que adoram uma boa aparição fantasmagórica, mas quantas são as fotos que contém um elemento a mais sem ser convidado? O que você faria se uma situação dessas acontecesse em suas fotos?




Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Quem tem medo de fantasma? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2017/06/quem-tem-medo-de-fantasma.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário