Tour virtual pela história do antigo Oriente


Marisa Fonseca Diniz


Hoje eu convido todos os apaixonados por arqueologia, história e arte a fazer um tour virtual pelo Oriente Antigo. O Antigo Oriente Próximo ou Antigo Oriente é um termo eurocêntrico utilizado por estudiosos e especialistas em arqueologia, história antiga e Egiptologia para denominar as civilizações clássicas, que atualmente são conhecidas como Médio Oriente (Iraque, parte do Irã e da Turquia, Síria, Líbano, Israel e Egito).

A região na antiguidade era dividida da seguinte maneira:

A)  Mesopotâmia – atualmente Iraque e Irã;
B)  Levante – atualmente Israel, Jordânia, Líbano, Síria e o Território Palestino;
C)  Anatólia – atualmente a parte asiática da Turquia;
D)  Egito.

O Instituto Oriental localizado dentro da Universidade de Chicago foi fundado no ano de 1919 por James Henry Breasted e traz ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a evolução da civilização. O objetivo inicialmente do instituto era de ser um laboratório de pesquisa de investigação humana, a fim de rastrear o desenvolvimento da humanidade a partir da antiguidade do Oriente Médio.


Atualmente, o Instituto Oriental tem como objetivo global ser o principal centro de estudos das antigas civilizações do Oriente Próximo combinando inovação, metodologia e os mais altos padrões de erudição.

O museu foi aberto ao público em 1931, sendo a maioria das coleções do Instituto Oriental advindos das expedições no Oriente Médio durante as décadas de 1920, 1930 3 1940. O ambiente é climatizado a fim de conservar as coleções e os arquivos existentes.

O museu é uma vitrine da história, arte e arqueologia do Oriente Próximo, e vale a pena conhecê-lo pessoalmente ou virtualmente. O instituto oferece uma turnê virtual interativa a 360º aos interessados que terão a oportunidade de visualizar as galerias que inclui uma série de imagens de objetos arquivados das coleções. Apreciem sem moderação acessando este link.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Tour virtual pela história do antigo Oriente de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2017/03/tour-virtual-pela-historia-do-antigo.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário