Inveja Profissional


Marisa Fonseca Diniz


Você já foi vítima de um invejoso? Não? Aqui você irá aprender o que faz uma pessoa sentir inveja da outra, as táticas usadas pelos invejosos para prejudicar um bom profissional e como se livrar deles.
A inveja é um dos 7 pecados capitais originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na autopreservação e autoafirmação.
    A inveja é definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou as qualidades de um outro ser. A pessoa que deseja as virtudes alheias é incapaz de alcançá-las, seja pela incompetência intelectual ou pela limitação física.  A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outra pessoa.
    Há 4 formas de inveja:
    Comparação;
    Subvalorização;
    Frustração;
    Insegurança.
    São três os tipos de inveja:
    Inveja pura associada ao sucesso;
    Inveja enrustida associada à riqueza;
    Autoinveja associada ao atrativo sexual.

    Quais as características do invejoso? 
    Difamação;
    Crítica;
    Pessimismo;
    Injustiça;
    Autopunição;
    Egoísmo;
    Soberba;
    Arrogância.
    Difamação: agride com palavras ou gestos, além de desvalorizar o trabalho alheio;
    Crítica: estabelece juízo de valor para o trabalho alheio condenando todas as ações. É um crítico impiedoso;
    Pessimismo: é uma pessoa negativa, que desvaloriza o trabalho dos outros, não há autoconfiança e tampouco amor próprio, além de ser uma pessoa fracassada;
    Injustiçaprovoca situações que não condizem com os fatos , apenas pelo prazer de ver a pessoa invejada ser acusada de algo que não fez;
    Autopunição: possui baixa autoestima, e tende se punir por não conseguir obter o mesmo sucesso da pessoa invejada;
    Egoísmo: hábito ou atitude de colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com quem trabalha;
    Soberba: manifestação de orgulho, de pretensão sobre as pessoas invejadas como forma de se sentir superior.
    Não há nada pior do que ser vítima de um invejoso no trabalho ou na sociedade. O invejoso nem sempre é uma pessoa pacata que sofre calada, em geral ele extravaza e acaba causando vários estragos tanto para a vítima como para si mesmo. 
    A inveja na maioria das vezes é um sentimento que se aprende desde a infância, quando os pais comentam sobre a conquista de algum parente, vizinho e conhecidos denegrindo a imagem da pessoa e colocando defeitos nas conquistas, a fim de que não se sintam inferiorizados. Com o tempo a pessoa adquire emoções padrões que o levam a um 
    comportamento indigno por não conseguir valorizar as pessoas, enxergando apenas os defeitos e nunca as qualidades. Negligenciando qualidades como a inteligência e valores que proporcionarão uma série de problemas ao indivíduo que sente inveja, tanto a nível pessoal quanto profissional.
    A inveja profissional é o reflexo das atitudes aprendidas na fase infantil e que acaba destruindo o ambiente de trabalho no qual o invejoso exerce suas atividades. O principal alvo do invejoso é aquele profissional que consegue destaque em seu ambiente de trabalho por apresentar melhores resultados e logo consegue uma promoção ou premiação.
    Principais alvos do invejoso 

    Os principais alvos do invejoso em referência a trabalho são:
    Ambiente de trabalho;
    Redes Sociais;
    Blogs;
    Sites.
    Fotos, fatos, detalhes, artigos que denotam a capacidade e popularidade dos profissionais são o alvo perfeito dos invejosos. Na maioria das vezes os invejosos começam a atacar virtualmente as pessoas invejadas como forma de denegrir a imagem alheia. Quando não conseguem atingir o alvo passam a denegrir a pessoa no ambiente de trabalho.
    Inveja e seus problemas
    A inveja é uma doença psicológica que causa:
    Infelicidade;
    Rancor;
    Impotência;
    Raiva;
    Insatisfação;
    Imaturidade;
    Repressão;
    Baixa Auto-estima.
    Como se livrar dos invejosos
    Não se sinta culpado pelas suas conquistas;
    Não divulgue seus projetos antes de realizá-los;
    Não fale de suas conquistas;
    Neutralize a pessoa invejosa, elogiando-a em seus pontos fortes;
    Ignore as provocações;
    Não esqueça invejoso odeia o silêncio seja virtualmente ou pessoalmente, mas é a única solução cabível para que eles esqueçam de suas vítimas.

    Já dizia Napoleão “Inveja é sinal de fraqueza.”

    Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário