Cidade maravilhosa, Rio de Janeiro


Marisa Fonseca Diniz


A cidade do Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil, localizada na região sudeste do país é a cidade brasileira mais conhecida no exterior.  É um dos centros econômicos, culturais e financeiros do país, dando destaque ao turismo com diversos ícones culturais e paisagísticos, tais como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Teatro Nacional, o  Maracanã, entre outros.

O Rio de Janeiro representa o segundo maior Produto Interno Bruto – PIB do país, e é sede das principais companhias de comunicação, mídia, telefonia, petróleo e mineração. Possui um aglomerado de universidades e institutos de pesquisas, sendo responsável por 19% da produção científica nacional.

O clima que predomina na cidade é o tropical atlântico com variações locais devido à diferença de altitude e vegetação com média de 22º C, e médias elevadas no verão entre 30º e 32º C. As altas temperaturas enchem as praias de turistas na alta estação.

Quando for ao Rio de Janeiro não perca a oportunidade de visitar os principais pontos turísticos da cidade, que vamos conhecer agora:

Cristo Redentor e Corcovado: a estátua do Cristo Redentor está localizada no topo do morro do Corcovado no bairro de Santa Teresa a 709 metros acima do nível do mar. Inaugurado em outubro de 1.931, como símbolo do cristianismo tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente. O Cristo Redentor é a segunda maior estátua de Cristo no mundo com 38 metros de altura perdendo apenas para a Estátua Cristo Rei na Polônia.


Os turistas interessados em visitar a estátua do Cristo Redentor precisam pegar o trem que faz a subida até o topo do morro. A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1.884 por Dom Pedro II é  mais antiga do que o monumento do Cristo Redentor. Na época da inauguração, o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia por percorrer mais de 3.800 metros de linha férrea em um terreno totalmente íngreme. Atualmente, os trens que servem a linha férrea do Corcovado são modernos e seguros provenientes da Suíça.


Outras maneiras de chegar ao topo do Corcovado e visitar o Cristo é ir a pé subindo os 222 degraus, ou então pegar a escada rolante ou os elevadores.

Acesse o site do Trem do Corcovado e da Estátua do Cristo Redentor, que traz maiores informações sobre o passeio, horário e valor.



O Complexo do Pão de Açúcar: o morro do Pão de Açúcar é uma formação rochosa no bairro da Urca, no Rio de Janeiro localizado na entrada da baía de Guanabara entre o morro Cara de Cão e o morro da Urca. O morro possui 396 metros de altura de rocha metamórfica originária de granito, e é circundado por resquícios da mata Atlântica.


O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, inaugurado em outubro de 1.912, e desde então já transportou mais de 40 milhões de pessoas. O bondinho funciona ao longo de duas rotas ligando a Praia Vermelha ao morro da Urca e o topo Morro do Pão de Açúcar; e a base do Morro da Babilônia ao Morro da Urca ligando ao pico do Pão de Açúcar.


A capacidade atual dos bondinhos é de 65 passageiros por viagem, e o trajeto das linhas é realizado em 3 minutos. Para maiores informações sobre as rotas do teleférico e o custo do passeio basta acessar o site do Bondinho


Jardim Botânico: uma das mais belas áreas verdes da cidade do Rio de Janeiro com mais de 54 hectares ao ar livre e em estufas com mais de 6.500 espécies de plantas, inclusive algumas ameaçadas de extinção. A instituição abriga monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica.


Maiores informações sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro podem ser obtidas no site.


Floresta da Tijuca: integrante do Parque Nacional da Tijuca localizado na cidade do Rio de Janeiro é a quarta maior área verde urbana do Brasil com mais de 3.900 hectares de vegetação.


Aos interessados em conhecer um pouco mais do Parque da Tijuca poderão obter informações pelo site do Parque da Tijuca.



A vida cultural da cidade do Rio de Janeiro museus, palácios e teatros a serem visitados, tais como: o Museu do Amanhã, o Museu Histórico Nacional, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Museu Nacional das Belas Artes, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.


Não podemos esquecer as diversas praias cariocas com sua beleza natural e com os diversos restaurantes, quiosques e bares esparramados pela orla marítima, tais como: Barra da Tijuca, Ipanema, Copacabana, Recreio, Arpoador, Botafogo, Flamengo, Marambaia, São Conrado, Leblon, Leme, entre outras que não podem deixar de serem visitadas.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Cidade maravilhosa, Rio de Janeiro de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2017/02/cidade-maravilhosa-rio-de-janeiro.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário