As maiores cidades do Brasil


Marisa Fonseca Diniz

As dez maiores cidades do Brasil estão distribuídas nas regiões mais populosas, sudeste, sul, norte e nordeste, sendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre subsequentemente.

A cidade de São Paulo é a capital do Estado de São Paulo e está localizado na região sudeste do Brasil. É a cidade mais populosa do país e de toda a América do Sul, além de ser o principal centro financeiro, corporativo e mercantil. O 10º maior PIB do mundo é da cidade de São Paulo, representando isoladamente quase 12% de todo o PIB arrecadado no país.


A cidade de São Paulo foi fundada em 1.554 pelos padres jesuítas. É considerada uma cidade de grande influência nacional e internacional, além de ser vista como uma cidade com alto grau cultural, econômico e político do país. A cidade contém várias atrações turísticas mundialmente famosas, as principais são:


MASP – Museu de Arte de São Paulo fundado em 1947 e está localizado na Avenida Paulista. O prédio do museu é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira. O acervo do museu é composto por mais de 8 mil peças, que reuni trabalhos importantes da arte europeia, e pequenos conjuntos da arte africana, asiática e brasileira.  


Parque do Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, e foi inaugurado em agosto de 1.954 em comemoração ao quarto centenário da cidade. O parque conta com ciclovia, quadras iluminadas, pistas de cooper, e ampla área cultural. A área total do parque é de 1.584 km².


Memorial da América Latina inaugurado em março de 1.989 é um importante centro cultural, lazer e político da cidade de São Paulo.


Jardim Botânico é uma extensa área de mata atlântica dentro da cidade de São Paulo com mais de 360.000 m².



Museu da Língua Portuguesa é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na região central da cidade de São Paulo. 


Museu do Ipiranga é um museu de relevância histórica, onde expõe um vasto acervo de mobiliário, objetos e obras de arte da época da Independência do Brasil.


Pinacoteca fundada em 1.905 é um dos mais importantes e antigos museus de arte da cidade de São Paulo. Com mais de 30 exposições de arte por ano, recebe aproximadamente mais de 500 mil visitantes.


Avenida Paulista localizada nos limites das regiões centro-sul, oeste e central da cidade de São Paulo em uma das regiões mais elevadas. Considerada um dos principais centros financeiros da cidade também é um polo econômico, cultural e de entretenimento.

Licença Creative Commons
O trabalho As maiores cidades do Brasil de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2017/01/as-maiores-cidades-do-brasil.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário