Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Cidades de Papel


Marisa Fonseca Diniz


Aproveitando o sucesso do filme baseado no livro de John Green, Cidades de Papel, vamos entender um pouco melhor sobre este assunto. Cidades de papel são cidades inventadas pelos cartógrafos e inseridas nos mapas, a fim de que não sejam copiados. Se alguém reproduz um mapa com a localidade fictícia, com certeza fica muito mais fácil reconhecer um plagiador.

Agloe

A mais famosa é a cidade fictícia de Agloe, citada no livro de Green. Foi criada na década de 1930 pela empresa General Drafting Company, responsável pela publicação de mapas, e “fica” no estado de Nova Iorque. O nome veio de uma combinação das iniciais dos nomes do dono da empresa e seu assistente, Otto G. Lindberg e Ernest Alpers. A cidade de Agloe é, na verdade, apenas um cruzamento entre duas rodovias.



Argleton

Outra cidade que ficou conhecida por sua inexistência é Argleton, na Inglaterra. Nesse caso, ela não foi criada por um cartógrafo em particular, mas surgiu no próprio Google Maps. Pesquisadores da Universidade de Edge Hill decidiram conferir o local e descobriram que, na verdade, Argleton era apenas uma grande pastagem. Com a grande repercussão da cidade invisível, o Google a retirou do ar em 2009. 


Ilha Sandy

Além de cidades de papel, temos também uma ilha de papel. A ilha Sandy apareceu em muitos mapas por décadas e ainda aparece no Google Maps, mas saiu dos mapas oficiais em 1979. Acreditava-se que a ilha existisse até que, em 2012, cientistas australianos foram até o Mar de Coral, no Oceano Pacífico, estudar placas tectônicas e... não havia nenhuma ilha. Alguns dizem que a ilha pode ser fruto de um erro, já que a técnica de criar lugares inexistentes não é comum em cartas náuticas.


Mais comum do que criar cidades (ou ilhas) inteiras nos mapas é colocar ruas, curvas, montanhas e outros detalhes pequenos para evitar os plágios. Os mais famosos são:

Moat Lane

Era para ser uma rua no norte de Londres, apareceu no Google Maps, mas já foi retirada. Moat Lane ficaria, supostamente, em Clandon Gardens, que é, na verdade, apenas um local para retorno para os carros e a “rua” é um lugar com árvores, jardins e uma casa com telhado de campo.


Kemp Ave

Na cidade de Toronto, “há” uma rua particular, o que não é uma grande novidade por lá, exceto o fato de que ela não existe. Apareceu no Google Maps como uma continuação (sem saída) da Ways Ln, passando no meio de casas, literalmente.


É sempre bom pesquisar sobre os lugares antes de visitar, já pensou parar em um lugar completamente desconhecido, ou pior ainda, inexistente?

#cidadedepapel #mapas #curiosidades #mundo
#papercity #maps #curiosities #world
#papelciudad
#cafesonhosepensamentos
#mdnetworkingpublications

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Cidades de Papel de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2015/07/cidades-de-papel.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba