Literatura sobre rodas



A palavra literatura vem do latim littera que significa letra, a definição da palavra remete a um conjunto de habilidades, tais como ler e escrever de maneira correta. Alguns especialistas no assunto classificam a literatura como a arte de criar e compor textos.

Quando o sonho de compartilhar a literatura com pessoas que não tem condições de comprar um livro se quer, surge a possibilidade de compartilhar projetos que levam esta atividade as mais longínquas comunidades ao redor do mundo.

Um desses projetos surgiu como um sonho de um ex-morador de rua, que gostaria de ter um carrinho de carregar papelão para poder emprestar livros aos companheiros da rua. Este sonho se transformou realidade nas ruas de São Paulo através da Bicicloteca, que com um triciclo leva livros a sem tetos e pessoas que vivem em regiões que não possuem bibliotecas.




Dentro deste mesmo conceito de estimular a leitura através das bibliotecas móveis surge a bibliotáxi, onde os livros são passados adiante por meio de táxis que circulam na cidade de São Paulo.

Santa Cruz de La Palma, na Espanha possui um projeto de biblioteca móvel destinado a promover a literatura na cidade facilitando a aproximação de todos os cidadãos, em especial as crianças e jovens ao mundo da literatura.



A biblioteca móvel é uma estrutura funcional que possui mais de 300 livros com um design de fácil maneabilidade adequado com acesso aberto em diversas áreas da cidade de Santa cruz de La Palma.

A cidade de Vera Cruz na Itália possui o projeto “Librobus”, que é uma biblioteca sobre rodas, onde utiliza um caminhão adaptado no transporte de 4000 livros e acomoda mais de 10 pessoas interessados em ler. O principal objetivo deste projeto é levar a literatura até os jovens.


A prefeitura da maior cidade da América Latina, São Paulo criou o projeto ônibus-biblioteca que possui mais de 72 roteiros possibilitando que pessoas moradoras em bairros distantes possam  ter acesso a livros periódicos e gibis.


Os projetos de biblioteca móvel não ficam restritos apenas a livros de literatura convencional, o projeto A47 Mobile Art Library do México prova que é possível levar a arte para as pessoas que não conhecem. O projeto tem como proposta oferecer um espaço para oficinas, debates, apresentações, palestras, além de livros em um espaço arejado e interativo.


Conheça outros projetos de biblioteca móvel sobre rodas ao redor do mundo:

Coréia do Sul


Portugal - Fundação Calouste Gulbenkian


África do Sul – Container Móvel











Um comentário: