Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Cinemas criativos ao redor do mundo

Marisa Fonseca Diniz


A imagem quando interpretada em sua essência é totalmente representativa a semelhança ou aparência de algo. Interpretada pelo lado óptico, a imagem é a figura formada pelo conjunto de pontos que convergem os raios que provêm de determinadas fontes devido à interação com o sistema óptico.

A partir desse ponto de vista de significados reais e virtuais entendemos que qualquer imagem gerada no processo de visão persistente na retina, um décimo de segundo, faz com que uma pessoa tenha a impressão de estar vendo apenas uma imagem que pode ou não estar baseada na ilusão do movimento.

Dentro deste contexto, o cinema pode ser assim interpretado como uma rápida sucessão de imagens paradas que parecem se mover, pois a retina não consegue perceber o intervalo entre elas. A persistência da imagem na retina foi descoberta por Joseph-Antoine Plateau em 1824, inventor de um aparelho que provocava a ilusão do movimento. 


Muitos outros equipamentos com esta mesma função surgiram, porém os primeiros a colocar em prática e projetar filmes foram os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, que inventaram um aparelho chamado cinematógrafo em 1895. Inicialmente, os filmes apresentados por eles eram apenas documentários que retratavam a época vivida, tais como apresentações circenses, teatro de variedades, peças teatrais entre outros.


Em 1899, o francês Georges Méliès teve a ideia de dar enredo aos filmes surgindo assim o filme Viagem à Lua, de Júlio Verne. Os primeiros filmes eram chamados de flicks por projetarem apenas dezesseis fotos por segundo criando dessa maneira um movimento mais rápido do que o real. Mais tarde a técnica foi aperfeiçoada e as câmaras passaram a tirar 24 fotos por segundo, o que dava a ilusão perfeita do movimento real.

Até 1927 os filmes eram mudos, o primeiro filme sonoro foi realizado por Alan Crosland, Estados Unidos, “O Cantor de Jazz”, o som captado era transformado em sinais luminosos e gravado na faixa do filme ao lado da imagem, a faixa nada mais era do que a trilha sonora.

Na década de 1950 o cinema sonoro se desenvolveu muito surgindo assim vários outros equipamentos, tais como as grandes telas cinematográficas, que serviram para derrubar a concorrência televisiva. É interessante lembrar que, os filmes mais antigos duravam de 20 a 30 minutos a exibição, no início da década de 1920 nos Estados Unidos foram lançados os filmes de longa metragem que tinham duração de aproximadamente uma hora e meia.

A maioria dos filmes era feita em grandes estúdios que exigiam montantes altos de investimentos. Depois da Segunda Guerra Mundial, os italianos começaram a exibir bons filmes baseados em cenas fotográficas tiradas nas ruas, ou seja, a era neo-realismo tomava conta das telonas pelo mundo todo estimulando o surgimento do cinema em diversos outros países, assim como no Brasil.


Em 1952 foi lançado o primeiro filme 3D anáglifo, que usava cores e filtros para dar à sensação de profundidade, apesar de ter sido um fracasso de bilheterias, a ideia não foi encostada, e em 1970 foi lançado o primeiro filme, Tiger Child, em formato IMAX que apresentava uma resolução de imagem muito superior. No final da década de 1970, o som também evoluiu e começou a utilização de Dolby Stereo, no qual permitia uma maior resolução tecnológica da sua reprodução cinematográfica como pode ser percebida no filme Apocalypse Now.


Em 1995, o filme Toy Story foi o marco do 3D, sendo a primeira animação a utilizar na integra as imagens reproduzidas por esta tecnologia digital. Após a virada do século, em 2002, o filme Star Wars: Ataque dos Clones foi o primeiro filme a ser gravado em suporte digital, ou seja, sem película. O filme Avatar foi um marco da tecnologia 3D no ano de 2009, porém o filme Hobbit foi mais além utilizando o recurso de imagem em 48 quadros por segundo dando mais naturalidade aos movimentos reproduzidos.

Atualmente, o cinema está na era digital e é distribuído através de discos rígidos por meio da internet, links de satélite ou discos ópticos como os discos Blu-ray. Os filmes digitais são projetados usando a alta definição de resolução 2k (2048 × 1080 ou 2,2 megapixels) ou 4K (4096× 2160 ou 8,8 megapixels). E que a evolução tecnológica no cinema siga adiante, vamos aguardar as próximas aplicações digitais nos próximos filmes.

O cinema possui duas vertentes bem interessantes, a saber, o cinema alternativo e o convencional. Os filmes que são projetados nos cinemas alternativos não são filmes de grandes bilheterias e sim mais voltados à cultura com produções em vários países, alguns documentários, mas em geral premiados em circuitos de cinema fechado. Os filmes são excelentes, o preço dos cinemas alternativos é pouca coisa superior aos convencionais, e vale à pena assistir a programação oferecida por estes cinemas.

Não há nada melhor do que uma boa sessão de cinema com pipoca em uma sala confortável, porém em alguns países é possível se ver um bom filme em lugares um tanto inusitados, nos quais ninguém imaginaria que poderia proporcionar um divertimento para lá de original.


Na Grécia, o expectador pode assistir há uma boa sessão de cinema no Cine Thisio é a mais antiga sala de cinema ao ar livre em Atenas, construído em 1935 funciona de abril a outubro. Além de ser um cinema que funciona no verão, a paisagem ao redor é bem histórica, pois o Acrópole e o Parthenon ficam próximos ao local, e a vista noturna é maravilhosa.


Na Índia, o complexo de entretenimento Hyderabad possui uma das  maiores telas de cinemas IMAX do mundo em 3D, medindo 72 x 92 metros, a emoção de assistir qualquer filme em uma tela dessas é emocionante e vale a pena passar horas ao celular para tentar fazer uma reserva.


Na Coréia do Sul, o cinema CGV proporciona aos apaixonados por cinema um lugar luxuoso com direito a jantar é o Cine Chef. Os cardápios incluem a culinária francesa e a italiana, e depois do delicioso jantar os clientes podem sentar relaxadamente nos bancos Quinette Gallay os mesmos que são utilizados pela realeza dos Emirados Árabes Unidos em cinemas privados.


Nos Estados Unidos, a cadeia de cinemas Alamo Drafthouse proporciona aos seus expectadores uma maneira mais descontraída de assistir as sessões de cinema. O cliente pode ficar a vontade com seu celular ligado, e ainda é servido no seu lugar de comida e cerveja, sendo assim a maneira mais descontraída de se ver um bom filme.

#cinemas #curiosidades #mundo
#curiosities #world #cines #trivia
#cafesonhosepensamentos 
#mdnetworkingpublications



Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Cinemas criativos ao redor do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2014/09/cinemas-criativos-ao-redor-do-mundo.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba