Dicas de como escrever bem um artigo


Marisa Fonseca Diniz




Com o surgimento da internet muitas pessoas começaram a se aventurar escrevendo artigos, criando blogs e sites como uma maneira de ganhar um dinheiro extra, principalmente àquelas pessoas que ficaram desempregadas e não conseguiram se recolocar novamente no mercado de trabalho.

Profissionais especialistas das mais variadas áreas usam a internet para compartilhar conhecimentos, e sempre buscam escrever de maneira correta evitando serem ridicularizados diante dos seus leitores. Diferente de alguns blogs existentes nas redes, que buscam sucesso financeiro, reconhecimento ou até mesmo serem descobertos por algum olheiro de talentos provenientes de alguma rede de comunicação.

Atualmente muitos donos de blogs se autoconsideram escritores, quando na verdade são apenas pessoas que postam notícias. A pessoa que pretende ser escritor tem que ter algumas características importantes, tais como:

Ser um leitor assíduo;

Estar em constante aprendizado;

Fazer bom uso da gramática;

Procurar interagir com escritores e intelectuais da área;

Saber compartilhar conhecimentos;

Praticar a escrita;

Aceitar conselhos de escritores e profissionais da área;

Registrar-se como escritor nos órgãos nacionais e internacionais.

O escritor está sempre aberto a conhecimentos e jamais recusa ajuda dos mais experientes, diferente daquelas pessoas que estão em busca de seguidores ou sucesso nas redes. O escritor deve ter consciência de que a maioria dos leitores está sempre em busca de novidades, e a escrita deve ser impecável, sem erros gramaticais grotescos.

O bom escritor iniciante ou não deve ser àquele que transmite conhecimentos sejam eles técnicos ou não, e nada mais fácil do que escrever corretamente para que os leitores consigam entender o conteúdo dos artigos publicados. Os escritores e blogs devem seguir algumas regras básicas internacionais na escrita dos artigos.

Caso contrário, os escritores poderão ser boicotados e ridicularizados por todos que tem discernimento e cultura para reconhecer que alguns escritores não passam de simples charlatões ou impostores da rede, e não tem a menor vocação para escrever artigos interessantes e com conteúdo.

William Lewis Safire (1.929 – 2.009) foi autor, colunista e jornalista norte americano. Autor dos discursos do ex-presidente americano Richard Nixon (1.969 – 1.974) e vencedor do Prêmio Pulitzer por suas colunas de política e linguagem do jornal americano The New York Times criou algumas regras básicas que todos os escritores devem ter antes de escrever qualquer artigo, e que deveriam ser seguidas a risca por todos os escritores virtuais ou não, afim de evitarem serem ridicularizados por seus erros grosseiros.

Vejamos as regras:

Nunca utilize vícios de linguagem;

A voz passiva nunca deve ser usada;

Não coloque declarações na forma negativa;

Os verbos devem concordar com os sujeitos;

Revise com cuidado os artigos para ver se tem sentido;

Releia o artigo escrito, edite e substitua as palavras repetidas;

O escritor não deve nunca mudar seu ponto de vista;

Nunca comece as frases com uma conjunção;

Não use o ponto de exclamação exageradamente;

Coloque os pronomes tão próximo quanto possível, especialmente em frases longas;

Escreva com cuidado e evite o uso de particípios quando associada a uma palavra (sujeito) diferente da que se pretende falar ou com nenhuma palavra específica;

Não coloque verbos de ligação no final das frases;

Evite o uso de metáforas;

Evite a utilização de locuções que soam esquisito;

Cuidado ao utilizar pronomes singulares com substantivos singulares na escrita;

Escreva corretamente o idioma;

Advérbios sempre seguem os verbos;

Por último, não menos importante, evite usar clichês, busque alternativas viáveis.

Escrevendo corretamente o escritor terá seu devido reconhecimento, além de conseguir muito mais seguidores, leitores e admiradores.

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Licença Creative Commons
O trabalho Dicas de como escrever bem um artigo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://cafesonhosepensamentos.blogspot.com/2014/06/dicas-de-como-escrever-bem-um-artigo.html.


Um comentário:

  1. Olá, Marisa!
    Este texto apresenta as regras primordiais do bom escritor.
    Um grande abraço!

    http://amabijouxmega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir