As maiores bibliotecas particulares do mundo


Qual amante da literatura não gostaria de ter uma biblioteca em casa? Pois saiba que algumas pessoas ao redor do mundo conseguiram realizar este sonho, vamos conhecê-los:

Osho, que morreu em 1990 possuía a maior biblioteca particular do mundo com mais 100 mil volumes. As peças mais valiosas do seu acervo particular ficavam em estantes protegidas por vidros deslizantes e com espelhos A sua filosofia era que dois livros do mesmo tamanho ou cor não deveriam ser colocados um do outro, e sim deveriam ficar em formatos de ondas, subindo e descendo. A biblioteca Lao Tzu fica em Poona, na Índia.




Harlan Crow filho do magnata imobiliário Trammel Crow construiu uma magnífica biblioteca de dois andares na propriedade Highland  Park, no Texas. A biblioteca reúne mais de 8.000 livros raros, manuscritos, 3.500 correspondências, pinturas, fotografias e esculturas que representam mais de 500 anos de história americana. A biblioteca possui também algumas raridades de grande valor histórico, tais como 1493 impressões das cartas de Colombo relatando as descobertas à Corte Espanhola.



A biblioteca particular mais antiga é a do professor Richard Macksey, que durante 50 anos acumulou mais de 70.000 livros em casa. Sua biblioteca particular começou a se formar na garagem de sua casa em 1972, onde mais tarde foi convertida em grandes pilhas de livros. Sem espaço apto para abrigar todos os livros acabou doando-os para a Universidade Johns Hopkins.



A biblioteca do Castelo de Peralada na Espanha foi criada em 1.888. Em 1.923 a biblioteca foi ampliada pelo político Miguel Mateu, um colecionador aficionado por livros. Atualmente a biblioteca possui um acervo de mais de 80 mil livros entre manuscritos e livros impressos.






4 comentários:

  1. Eu me perderia por dias a fio num templo como esse, Marisa, aprendendo e me divertindo, viajando sem sair do lugar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marisa, que interessante! adorei o texto, abçs

    ResponderExcluir
  3. Então, hoje eu estive atualizando minha lista de blogs favoritos e adicionei seu Blog!!! Assim, entra na minha lista de leitura também!!! Um abraço!!!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Impressionante, é num lugar desse que gostaria de viver para o resto da vida, lógico com condição de comer e receber amigos, meu sonho de consumo!!

    ResponderExcluir